Categoria: Agendamento RG – Carteira de Identidade

Agendamento para 2 via de Identidade SAC Bahia

Saiba o que é necessário para fazer agendamento 2 via identidade sac bahia

A emissão de segunda via de carteira de identidade é muito fácil na Bahia: basta fazer agendamento no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e comparecer na data.

Serão necessários documentos simples, como certidão de casamento ou nascimento e CPF.

As pessoas menores de idade não podem se esquecer de ir com o responsável legal para pedir o RG.

Além disso, o responsável em questão deverá estar com os seus documentos para apresentar ao SAC.

A organização é feita por meio de agendamentos que podem ser realizados em http://www.sac.ba.gov.br/.


 Como fazer cadastro no site do SAC Bahia

O cidadão precisa cadastrar-se no SAC Bahia apenas uma vez: depois disso, os agendamentos de quaisquer serviços estarão liberados. Para o cadastro, basta:

As pessoas que tiverem problemas para fazer o cadastro nesse serviço podem usar a Ouvidoria para mais informações: ela está indicada no site.

Agendamento para 2 via de Identidade SAC Bahia

Passo a passo para fazer agendamento de Identidade no SAC Bahia

Se o indivíduo já realizou o seu cadastro, ele pode fazer o agendamento no SAC Bahia do seguinte modo:

É fundamental ter certeza de que a página do governo baiano realmente salvou o agendamento para o RG.… Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer agendamento de RG em Goiás

Confira o que é necessário para fazer RG Goiás e saiba os documentos que você deve levar ao Instituto de Identificação

O RG é um documento que o brasileiro utiliza durante toda a vida: para matrículas escolares, para fazer consultas médicas, para emitir outros tipos de documentos e muito mais.

Por causa dos vários anos pelos quais o RG é utilizado, é claro que ele precisa ser renovado por meio de uma segunda via.

Em Goiânia, quem quer fazer o primeiro RG ou emitir mais uma versão pode ir ao Instituto de Identificação. O atendimento é veloz e as suas unidades ficam dentro do Vapt Vupt de várias regiões.


SSP GO Carteira de Identidade

O Instituto de Identificação de Goiás é gerenciado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). A página é http://www.ssp.go.gov.br/tag/identidade e, à direita, o cidadão tem de procurar “Instituto de Identificação” e clicar nele.

A página inicial dessa secretaria também mostra notícias sobre os documentos e há endereço dela em mais Estados.

Além do Instituto de Identificação, a SSP também tem link para órgãos como SEAP,Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Procon Goiás, Polícia Científica e ainda Polícia Militar, onde o boletim de ocorrência é feito quando se perde o RG ou ele é furtado ou roubado.

Como fazer agendamento de RG em Goiás

Passo a passo para fazer Carteira de Identidade em Goiás

No site, as pessoas podem agendar facilmente qualquer emissão de identidade, sem contar que há outros documentos que o governo goiano faz por meio desse instituto.

O valor para a segunda via da identidade fica abaixo de R$ 30,00 e os cidadãos que estão no Cadastro Único podem pedir ao Instituto de Identificação de Goiás a sua isenção.… Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer agendamento de RG no Pará

Veja o passo a passo para fazer agendamento rg Pará

Todas as pessoas que moram no Estado do Pará podem fazer a sua carteira de identidade com pouca burocracia: basta fazer um agendamento na Polícia Civil, que tem institutos de identificação quase todas as cidades.

Para a primeira via, aqueles que tiverem mais de dezoito anos deverão levar certidão de nascimento, CPF (se já têm e fazem questão que o número esteja no RG também)e foto 3×4 recente.

Para a segunda via, os cidadãos precisarão de certidão de casamento ou nascimento,CPF, comprovante de residência, comprovante de pagamento da taxa, RG antigo ou o boletim de ocorrência.

Quem ainda não completou dezoito anos têm de estar com um dos guardiões legais,independente de qual seja a via.

O RG antigo é preciso quando se quer somente atualizar o documento ou quando há má conservação. Já o boletim de ocorrência é obrigatório no caso de a segunda via ser motivada por furto, perda ou roubo.

O Governo do Estado do Pará agiliza as emissões de carteira de identidade por meio dos agendamentos no seguinte site.


Passo a passo para fazer agendamento de carteira de identidade no Pará

Para agendar a emissão da carteira de identidade, é preciso:

  • Acessar o site oficial para agendamento;
  • Clicar em “Fazer um agendamento”;
  • Fornecer ao sistema da Polícia Civil o nome dos pais, e-mail, nome completo, telefone e data de nascimento;
  • Colocar o código de segurança;
  • Clicar em “Confirmar dados”;
  • Selecionar o posto de identificação;
  • Selecionar a data e o melhor horário.
Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer agendamento de RG em Sergipe

Confira as orientações e veja o passo a passo para fazer agendamento rg sergipe

É fundamental que todos os sergipanos tenham o seu documento de identificação atualizado e em bom estado, haja visto que ele é o mais pedido na maior parte das transações sociais.

Quem ainda não tirou a sua carteira de identidade, ou quem teve o documento roubado ou furtado, precisa atualizá-la ou a perdeu deve recorrer ao Instituto de Identificação de Sergipe.

O documento é feito em poucos dias e a taxa de emissão é pequena. Além disso, há casos para os quais os sergipanos têm isenção: um deles é quando o cidadão assina atestado de pobreza.

Também são liberados das taxas aqueles que estão pedindo correção do seu RG porque houve erro de digitação; o prazo para isso é de três meses. Pessoas idosas também podem fazer sua carteira de identidade de graça.

Para que o serviço seja mais rápido e mais organizado, o Instituto de Identificação de Sergipe faz agendamentos para primeira e segundas vias.

Com esse método, o órgão tem clara perspectiva de quantos atendimentos farão no dia e o cidadão ficará o menor tempo possível aguardando.


Agendamento de RG em Sergipe Instituto de Identificação

Todas as unidades do Instituto de Identificação de Sergipe exigem agendamento para fazer a carteira de identidade.

Para agendar, será preciso o cidadão acessar http://agendafacil.se.gov.br/ e cadastrar-se, sendo esse o mesmo site para quando for necessário desmarcar ou reagendar um atendimento.

É interessante deixar claro que não existe limite de agendamento, ou seja, o sergipano pode marcar quantas vezes a sua emissão de RG.… Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer RG no Tocantins

Neste texto você pode consultar os procedimentos para fazer RG Tocantins e também tem à disposição informações sobre as taxas que devem ser pagas

A carteira de identidade no Tocantins deve ser feita na Secretaria de Segurança Pública (SSP), que conta com vários postos pelo Estado.

Ele pede uma quantidade pequena de documentos para a primeira via: somente certidão de nascimento ou casamento e foto 3×4.

Considerando que um grande número das pessoas que tiram primeira via de RG é de menores deidade, o representante legal precisa estar junto e apresentar seu documento pessoal.

Na segunda via, a SSP de Tocantins pedirá número do PIS ou CPF (opcional), foto 3×4, certidão de nascimento ou casamento e guia de recolhimento paga.

Eventualmente, o órgão também precisará de um boletim de ocorrência: ele será pedido caso o cidadão queira carteira de identidade nova porque a anterior foi furtada, extraviada, roubada ou perdida.


É preciso fazer agendamento para tirar RG no Tocantins?

Nenhuma cidade tocantinense exige que os cidadãos agendem horário se quiserem fazer RG novo.

O atendimento na Secretaria de Segurança Pública (SSP) utiliza senhas e a pessoa que chegar muito tarde pode ficar sem elas e ter de voltar no dia seguinte.

Os postos da SSP no Estado são:

  • Araguaína: está na Avenida Cônego João Lima, n° 470, no Setor Urbanístico;
  • Arraias: está na Rua Doutor Joaquim Ribeiro Magalhães Filho, n° 17, no Centro;
  • Dianópolis: está na Rua José Pitágoras Rodrigues, no Setor Nova Cidade, sem número;
  • Gurupi: fica na Avenida Maranhão, n° 1.917, no Setor Central;
  • Palmas: fica na Avenida NS 02, Quadra 202, no Plano Diretor Norte;
  • Pedro Afonso: fica na Rua Francisco Salatiel Sales, n° 410, no Setor Centro;
  • Tocantinópolis: está na Rua Paraíba, no Setor Rodoviário, sem número;
  • Alvorada: fica na Rua JK, n° 605, no Setor Centro;
  • Araguatins: localiza-se na Rua Castelo Branco, n° 2.277, no Nova Araguatins;
  • Colinas: fica na Rua Raul do Espírito Santo, n° 1.207, no Setor Centro;
  • Guaraí: está na Rua 01, número 1.613, no Setor Centro;
  • Miracema: localiza-sena Rua da Cancela, Setor Centro, sem número;
  • Paraíso: fica na Rua São Raimundo Nonato, n° 1.093, no Setor Oeste;
  • Porto Nacional: está na Rua Ananias Pinto, Setor Aeroporto, sem número.
Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer RG no Piauí

Veja como funciona o passo a passo para tirar RG Piauí e consulte informações sobretaxas e documentos necessários.


emissão da carteira de identidade no Piauí é feita pelo seu Instituto de Identificação e pode ser para qualquer cidadão, inclusive em casos de segunda via.

Os menores de idade que precisarem tirar o documento têm de estar com seu responsável legal e este com o documento de tutela ou com a certidão de nascimento do menor.

Se for a primeira via da carteira de identidade, o governo solicita duas fotos 3×4, certidão de nascimento, CPF (opcional) e comprovante de residência.

Para segunda via, a pessoa precisará levar todos os documentos supracitados e também um boletim de ocorrência, quando a carteira de identidade anterior foi furtada,roubada ou perdida.

A Polícia Civil do Piauí tem um site para registro de ocorrências: http://dv.pc.pi.gov.br/index.php. O cidadão o precisará imprimir o B.O e levá-lo no diada emissão do novo documento.


É necessário agendamento para tirar carteira de identidade no Piauí?

Muitos postos de identificação do país exigem que o cidadão faça um agendamento para emitir o RG.

Entretanto, não há necessidade disso no posto de identificação do Piauí: basta a pessoa se dirigir a uma unidade com os documentos e requisitar uma senha.

É muito importante ir o mais cedo possível, já que as senhas para emissão de RGpodem acabar.


Documentos necessários para fazer RG no Piauí

Para a primeira vez que o documento é feito, a pessoa precisará mostrar:

  • Cópia do CPF (se tiver);
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento.
Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer agendamento de RG no Maranhão

Consulte as orientações e veja o que é necessário para fazer agendamento RG Maranhão

O Viva é um serviço que serve para que todas as pessoas do Maranhão façam suas carteiras de identidade.

Como esse documento é prioritário, é claro que as solicitações são muito constantes,com a primeira via sendo de graça para todos.

No caso da primeira via, o cidadão precisa da averbação de divórcio ou da sua certidão de nascimento ou casamento.

Já a segunda via necessita de certidão de casamento ou nascimento, taxa, comprovante de residência e CPF.

Quem foi roubado, furtado ou perdeu o documento tem de fazer um boletim de ocorrência para solicitar a segunda via do RG.

Se a pessoa não quiser ir a uma delegacia física, tem a facilidade de emitir o B.O com o site da Polícia Civil do Maranhão.

Oatendimento no Viva pode ser agendado no site http://www.viva.ma.gov.br/.


Como fazer cadastro no site do Viva Maranhão para agendar RG

Para que o agendamento da carteira de identidade seja mais rápido, é só acessar o link acima e fazer o seguinte:

  • Clicar em“Agendamentos de serviços”;
  • Selecionar“Cadastre-se agora”;
  • Forneça as informações pessoais pedidas;
  • Quem já usou o Viva outras vezes tem apenas de fazer o login.
Como fazer agendamento de RG no Maranhão
Como fazer agendamento de RG no Maranhão

Como fazer agendamento de RG pelo Viva Maranhão?

Depois de o login ter sido feito, todos os dias e horários ficarão disponíveis.

O cidadão terá de clicar no que for mais cômodo para ele e confirmar, anotando sempre a confirmação, o que inclui o protocolo.… Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer agendamento de RG no Ceará

Confira o passo a passo e veja os procedimentos para fazer agendamento RG Ceará

O agendamento para emissão de 1ª ou 2ª via de carteira de identidade (RG) sempre foi uma só complicação burocrática desnecessária.

Felizmente,o estado do Ceará passou a implementar um novo sistema de agendamento e emissão desse documento, que é o Vapt Vupt.

Esse novo sistema permite uma nova facilidade e celeridade no processo de agendar esse tipo de compromisso burocrático.

Instaladas desde o dia 5 de março de 2018, as unidades do Vapt Vupt trazem a nova disponibilidade de agendamento eletrônico, via internet, para a emissão do documento de identidade.

Entre as unidades atualmente disponíveis para esse serviço, temos duas em Fortaleza (nos bairros de Antônio Bezerra e Messejana), e duas em cidades do interior, quais sejam, Juazeiro do Norte e Sobral.

Nas palavras de Tadeu Lustosa, o Coordenador de Cidadania da Secretaria de Justiçado Estado (Sejus), a nova modalidade digital de atendimento aumentará a celeridade do atendimento.

Segundo ele, a Sejus pretende trazer tranquilidade e comodidade para o cidadão na procura dos serviços, além de diminuir as filas das unidades do Vapt Vupt, uma vez que o cidadão chega por lá com um horário marcado e definido de atendimento.

Por fim,Lustosa sinaliza ainda que o agendamento online do atendimento para emissão doRG é apenas o começo, e a Sejus tem estudado a expansão dos agendamentosdigitais para outros serviços burocráticos.


Como agendar RG no Ceará pelo Vapt Vupt?           

Como agendar RG no Ceará pelo Vapt Vupt?

O agendamento de emissão de RG nas mencionadas cidades do estado do Ceará poderá ser feita pela internet, através do site oficial do sistema Vapt Vupt, sob domínio eletrônico da Sejus.… Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer agendamento de RG em Alagoas

Confira todos os procedimentos para fazer o agendamento RG Alagoas; veja também as informações sobre taxas e documentos


É sabido que a carteira de identidade é um documento básico para as pessoas em qualquer lugar do país, inclusive se elas são de Alagoas.

Ter um documento de identidade é uma das condições para marcar consultas no Sistema Único de Saúde, para pedir benefícios sociais e previdenciários, para fazer crediários e outros.

Ao mesmo tempo, esse é um dos documentos que os brasileiros mais perdem, mas é muito fácil de ter outra via: em Alagoas, por exemplo, basta procurar pela Secretaria de Segurança.

Ninguém paga a emissão da primeira via, ainda que seja emitido por uma pessoa já adulta.

Entretanto, a segunda via é paga e só há isenção para quem é idoso ou assinar documento que confirme situação de incapacidade financeira.

Os alagoanos são atendidos pela Secretaria de Segurança durante o ano todo e o documento é aprontado rapidamente.

Mesmo assim, as pessoas que precisam dele para registro em concurso, tratamento médico e outras situações urgentes podem ter o RG ainda mais rapidamente.


Passo a passo para fazer RG em Alagoas

Agendamento RG Alagoas

Os alagoanos que precisarem de outra via da carteira de identidade têm de acessar o site da Secretaria de Segurança Pública do Estado e informar seu CPF.

Caso ainda não seja cadastrado, o usuário deve fazer um rápido cadastro informando nome completo, e-mail, telefone, celular e senha de acesso ao sistema.

Após se cadastrar e selecionar o agendamento RG Alagoas, o cidadão deve selecionar na tabela de agendamentos o dia, horário e local para emitir o documento.… Clique aqui para ler todas as informações

Onde fazer segunda via de RG na Região Metropolitana de SP?

Confira neste texto informações atualizadas para tirar a segunda via RG na Região Metropolitana de São Paulo


Mês passado um colega de trabalho que mora em Guarulhos me questionou se ele precisava fazer a segunda via do RG, mesmo que ainda estivesse com a primeira via bem conservada.

Eu não soube responder porque, desde que tirei a minha CNH, nunca mais precisei sair com a minha Identidade. Eu sempre mostro a Habilitação para me identificar, e o meu RG ainda é do tempo de criança.

Mas essa dúvida ficou “martelando” a minha cabeça, e logo puxei o celular para saber melhor essa história da Carteira de Identidade.

Vou deixar aqui tudo o que aprendi, mas para adiantar o assunto, é recomendável fazer a nova via do RG a cada 10 anos.

Como ele mora em Guarulhos, meu colega foi direto no Poupatempo da cidade. O programa tem postos espalhados em todo o Estado de São Paulo, mas se você mora na Região Metrolitana, pode procurar uma das unidades abaixo:


Quando é necessário atualizar o RG?

Imagino que muita gente também se pergunta se o RG tem data de validade ou algo parecido, então resolvi fazer esse post para ajudar quem está precisando.

A verdade é que, mesmo que não exista um prazo de validade, não é recomendável ficar com a Identidade desatualizada.… Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer agendamento para RG no Espírito Santo

Pela Internet, o agendamento RG Espírito Santo pode ser feito de modo rápido e fácil e você leva poucos segundos para isso


O principal documento de identificação do cidadão brasileiro é a Carteira de Identidade, popularmente chamada de RG – Registro Geral.

Apesar de ser um serviço da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), existem órgãos públicos que trabalham em parceria com a corporação, como a Casa do Cidadão e o Faça Fácil.

É através dos sites dessas instituições que você deve agendar data e horário de atendimento. Veja como funciona.


Agendamento RG Espírito Santo – Casa do Cidadão

Se você está em Vitória, é possível fazer o agendamento RG Espírito Santo pela página oficial da Casa do Cidadão. Basta seguir os passos que vamos mostrar:

1️⃣ Acesse o site oficial da Casa do Cidadão;

2️⃣ Selecione a categoria “Documentos”;

3️⃣ Em seguida, selecione o serviço “Carteira de Identidade”;

4️⃣ Clicando no botão “Próximo”, você visualiza a seção para escolher a unidade de atendimento;

5️⃣ Escolha o posto de atendimento e clique no botão “Próximo”;

6️⃣ Em seguida, você vai precisar preencher os seguintes campos:

  • Data
  • Hora
  • Tipo de documento
  • Número do documento
  • Telefone
  • E-mail
  • Nome

7️⃣ Para confirmar o agendamento, clique no botão “Agendar”.

Lembre-se de imprimir o comprovante de agendamento para levar no dia do atendimento.

Se não puder fazer a impressão, anote os dados do protocolo para apresentar no posto de atendimento.

Vale lembrar que existe uma tolerância de 15 minutos. Caso você não chegue a tempo, só será possível fazer um novo agendamento após 15 dias.… Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer RG em Mato Grosso

Neste artigo nós explicamos o passo a passo para fazer RG Mato Grosso; veja também os documentos necessários para emitir o documento e consulte o valor da taxa


A carteira de identidade mais conhecida como RG – Registro Geral é o principal documento de identificação usado em território nacional.

Por esta razão você descobre nesse texto como fazer carteira de identidade em Mato Grosso.


Passo a passo para fazer agendamento de RG em Mato Grosso

Como fazer RG em Mato Grosso

A emissão do RG em Mato Grosso é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso – SESP.

O órgão oferece o serviço de agendamento online para o cidadão reservar um horário de atendimento para emitir a Identidade.

Veja como agendar:

1. Acesse a página da SESP do Mato Grosso.

2. Logo ao entrar no portal, você vai visualizar diversos serviços que entidade oferece, o primeiro deles é “Documento de Identidade”.

3. Na nova página, haverá duas opções:

A primeira é “Consultar Pedido de RG”, que permite acompanhar a situação atual da confecção da sua Carteira de Identidade. Essa opção exige a digitação do número do protocolo que você recebe quando faz a solicitação do RG.

A segunda alternativa e a que deve interessar a você no momento é a de “Solicitar RG”.

Esse serviço dispõe de um pré-cadastro necessário para agilizar o seu atendimento para emitir a primeira ou a segunda via da Carteira de Identidade Mato Grosso.

4. Após clicar em “Solicitar RG”, é exibido um formulário para preencher seus dados pessoais, bem como data e horário para o atendimento da Carteira de Identidade Mato Grosso.… Clique aqui para ler todas as informações

Como saber o órgão emissor do RG

Este artigo explica como identificar o órgão emissor RG; consulte também as siglas das UF brasileiras e veja todas as siglas de órgão expedidor no Brasil


Órgão Emissor RG

Para preencher formulários de consultas médicas, oportunidades de emprego, concursos, entre outros, em muitos casos é necessário informar diversos documentos e dados pessoais.

Uma das informações que em todos os casos são solicitados é o número e o órgão expedidor do RG.

Mas muitas pessoas não sabem que informação é essa, ou ainda, como conseguir tal informação para poder preencher o formulário.

Por isso, de um modo muito simples vamos te mostrar como saber o órgão expedidor do RG.


O que é órgão emissor do RG

O órgão emissor ou expedidor é basicamente, o órgão responsável pela emissão de documentos para os cidadãos como, por exemplo, a Carteira de Identidade (RG), Passaporte, Cadastro de Pessoa Física (CPF), dentre outros.


O que é UF

Quando você ver a sigla UF no seu RG, saiba que estas letras são a sigla para Unidade Federativa (ou Unidade da Federação). Traduzindo, são as siglas correspondentes aos estados.

As Unidades Federativas são as partes autônomas que compõem a União, que é a República Federativa do Brasil, sendo composta pelos 26 Estados e o Distrito Federal.

Nos casos em que for solicitada a UF para preencher algum tipo de formulário, você deverá a sigla do estado em que a Carteira de Identidade foi emitida.


Siglas dos estados brasileiros

  • Acre (AC)
  • Alagoas (AL)
  • Amazonas (AM)
  • Amapá (AP)
  • Bahia (BA)
  • Ceará (CE)
  • Distrito Federal (DF)
  • Espírito Santo (ES)
  • Goiás (GO)
  • Maranhão (MA)
  • Mato Grosso (MT)
  • Mato Grosso do Sul (MS)
  • Minas Gerais (MG)
  • Pará (PA)
  • Paraíba (PB)
  • Paraná (PR)
  • Pernambuco (PE)
  • Piauí (PI)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Rio Grande do Norte (RN)
  • Rio Grande do Sul (RS)
  • Rondônia (RO)
  • Roraima (RR)
  • Santa Catarina (SC)
  • São Paulo (SP)
  • Sergipe (SE)
  • Tocantins (TO)

Órgão emissor no RG: onde fica

No seu documento é muito fácil identificar onde está localizado o órgão emissor da Carteira de Identidade.… Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer Agendamento do RG no Poupatempo (telefone)

A opção de fazer o agendamento do RG no Poupatempo por telefone está disponível nos números a seguir. Trata-se de um serviço telefônico eletrônico que funciona durante as 24 horas do dia e nos 7 dias da semana:

Ligações feitas de telefone fixo:

  • (11) 4135-9700: Capital e Grande São Paulo
  •  0300 847 1998: demais municípios do estado de SP

Ligações feitas de celular:

  • (11) 4135-9700: todos os municípios do estado de SP

Além disso, o cidadão pode utilizar os serviços do site oficial do programa, do aplicativo para smartphones SP Serviços e também do assistente virtual Poupinha para realizar agendamentos de RG.

Por intermédio desses canais de atendimento, é possível reservar horário para ser atendido (a) no período do dia que se adeque melhor a suas necessidades e compromissos. Dessa forma, você evita longas filas e não perde tempo esperando pelo serviço.

Vale reforçar que não é possível tirar a Carteira de Identidade sem fazer o agendamento prévio.

A emissão do RG é uma das demandas mais solicitadas pela população, sendo assim, é obrigatório marcar um horário com antecedência.


Serviços de RG disponíveis no Poupatempo

Veja a relação dos serviços oferecidos pelo Poupatempo para o agendamento da Carteira de Identidade:

1ª via

2ª via


Unidades do Poupatempo que fazem RG

Capital

» Cidade Ademar, Lapa, Itaquera e Sé.… Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer Carteira de Identidade Social no RS

Acompanhe neste artigo as orientações para fazer carteira de identidade social RS; veja os documentos necessários e confira os locais para fazer o documento


O que é Carteira de Identidade Social

O Brasil e o mundo estão finalmente se abrindo para as causas LGBTQ+, e a Carteira de Identidade Social (CIS) é um desses direitos adquiridos que dá a possibilidade de mudança de nome para pessoas trans.

Nada mais de sofrer dificuldades para se encaixar num nome que não deveria ser seu, especialmente ao apresentar algum documento. Agora você pode retirar uma carteira de identidade com seu nome social.

A Carteira Social foi criada para evitar situações embaraçosas para quem não se identifica com seu nome. Esse documento importantíssimo já está disponível no Rio Grande do Sul e você pode adquiri-lo facilmente.


Como funciona a lei da Carteira de Identidade Social no RS

No Rio Grande do Sul, assim como Carteira de Identidade convencional, a CIS também é aceita por órgãos públicos em todo o estado. Portanto, você pode utilizá-la na Polícia Federal, cartórios e outras seções estaduais e municipais.

Também é permitido apresentar o documento em qualquer procedimento que exija documento com foto dentro do estado.

Apesar de já ser um direito dos indivíduos transexuais, a carteira só é emitida em alguns postos específicos, sobretudo na capital Porto Alegre.

Ainda não é possível conseguir a carteira em qualquer cidade, então pesquise os locais próximos a você para descobrir onde elas são feitas.


Quais são os requisitos para fazer a Carteira de Identidade Social no RS

Qualquer pessoa pode fazer o documento, contanto que tenha pelo menos 12 anos completos.… Clique aqui para ler todas as informações