Como fazer agendamento de RG em Goiás

Confira o que é necessário para fazer RG Goiás e saiba os documentos que você deve levar ao Instituto de Identificação

O RG é um documento que o brasileiro utiliza durante toda a vida: para matrículas escolares, para fazer consultas médicas, para emitir outros tipos de documentos e muito mais.

Por causa dos vários anos pelos quais o RG é utilizado, é claro que ele precisa ser renovado por meio de uma segunda via.

Em Goiânia, quem quer fazer o primeiro RG ou emitir mais uma versão pode ir ao Instituto de Identificação. O atendimento é veloz e as suas unidades ficam dentro do Vapt Vupt de várias regiões.


SSP GO Carteira de Identidade

O Instituto de Identificação de Goiás é gerenciado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). A página é http://www.ssp.go.gov.br/tag/identidade e, à direita, o cidadão tem de procurar “Instituto de Identificação” e clicar nele.

A página inicial dessa secretaria também mostra notícias sobre os documentos e há endereço dela em mais Estados.

Além do Instituto de Identificação, a SSP também tem link para órgãos como SEAP,Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Procon Goiás, Polícia Científica e ainda Polícia Militar, onde o boletim de ocorrência é feito quando se perde o RG ou ele é furtado ou roubado.

Como fazer agendamento de RG em Goiás

Passo a passo para fazer Carteira de Identidade em Goiás

No site, as pessoas podem agendar facilmente qualquer emissão de identidade, sem contar que há outros documentos que o governo goiano faz por meio desse instituto.

O valor para a segunda via da identidade fica abaixo de R$ 30,00 e os cidadãos que estão no Cadastro Único podem pedir ao Instituto de Identificação de Goiás a sua isenção.

Se o cidadão não pode usar o site do órgão para agendar seu documento, ele tem duas opções: procurar pelos lugares de acesso à Internet gratuito, como centros culturais, ou comparecer ao Instituto de Identificação de Goiás para agendar.

No site, pode-se pedir consulta de processos e o atendimento via telefone é pelo(62) 3201 2702.

Esse endereço eletrônico tem o link para pedir certificado de antecedentes criminais, o setor de identificação em concursos públicos, retrato falado e muito mais.

Todos esses assuntos ficam no menu horizontal em cima da página e há a explicação dos requisitos para quem precisa de cada tipo de documento, além dos endereços do Vapt Vupt.


Documentos necessários para fazer 2ª via de RG em Goiás

Os documentos pedidos em Goiás para fazer o RG são certidão de casamento ou nascimento, certidão de igualdade de direitos e deveres (para quem é português), certidão de naturalização (para outras nacionalidades) e comprovante de endereço que tenha até 90 dias.

No caso das certidões, é preciso levar uma cópia autenticada e a versão original.

Não é necessário levar foto, pois o Instituto de Identificação tira-a no próprio dia; contudo, o cidadão não pode estar com camisa branca e também não poderá estar com acessórios que cubram sua cabeça ou rosto.

Se a pessoa utilizar algum chapéu por razão religiosa ou de saúde, deverá comprovar com um documento.

Se o cidadão faz segunda via porque a primeira está mal conservada, é preciso mostrá-la no Instituto de Identificação.

Para furtos, roubos ou perda, a pessoa tem de fazer um boletim de ocorrência e leva-lo junto aos documentos no dia da emissão.


Como tirar Carteira de Identidade com urgência em Goiás

Há três situações em que a carteira de identidade pode ser feita com urgência,sendo chamamento de concurso público, tratamento ou internação que tenha datas específicas e viagem para fora do Brasil.

O cidadão que precisar do documento com urgência tem de comprovar essa necessidade. Mesmo urgente, a identidade não ficará pronta antes de 10 dias úteis.


A Carteira de Identidade em Goias é entregue no mesmo dia?

O Instituto de Identificação de Goiás não emite o novo RG no mesmo dia: demora entre 5 e 15 dias úteis e o prazo correto é dito pelo atendente quando o documento é pedido.

Eventualmente,a carteira de identidade pode ficar pronta antes desses 15 dias, mas é mais seguro que o cidadão espere para buscar o documento no dia que for indicado.


Novo RG Goiás

O Estado modificou a sua forma de emitir carteira de identidades: agora, a sua assinatura e também a sua impressão serão completamente digitais.

Isso é uma maneira de deixar o documento moderno, além de permitir que ele fique pronto de forma mais rápida.

O prazo de até 15 dias úteis é exatamente resultado dessa modernização: antes, o Instituto de Identificação de Goiás precisava de até um mês para encaminhar o RG.

Como fazer agendamento de RG em Goiás
5 (100%) 1 voto