Categoria: Agendamento CNH – Habilitação

Onde fazer a renovação da CNH no interior de SP?

Saiba onde você pode fazer a renovação da CNH no interior paulista


Ainda me lembro do dia em que peguei a minha primeira CNH nas mãos. Morava no interior, tinha apenas 18 anos e tomei um ônibus até a autoescola.

Tanto a demora para o coletivo passar pela minha parada, quanto a vagareza para percorrer as ruas e avenidas, só fizeram explodir a ansiedade para que eu tivesse o primeiro encontro com ela.

Quando enfim cheguei ao meu destino, fui direto ao balcão e informei meu nome. Percebendo minha pressa, em poucos segundos a atendente abriu a gaveta da mesa de aço.

Lá estavam enfileiradas dezenas de carteiras, e então ela puxou a minha. Já era do modelo novo, cheia de cores e informações. E tinha minha foto e minha assinatura.

Daquele dia até hoje, precisei renovar minha Habilitação mais de um par de vezes. Da ocasião do primeiro vencimento, eu pensava que seria mais trabalhoso, que teria burocracia e aquela coisa toda.

Mas para a minha surpresa, todos os procedimentos foram rápidos. Em questão de 10 dias (ou até menos), já estava com CNH renovada por mais 5 anos.


Onde renovar a CNH em SP

Se assim como eu, você também mora no interior de São Paulo e precisa fazer a renovação da CNH, existem duas opções para realizar o serviço.

Uma delas é o Detran-SP, que vou falar mais adiante, e a outra é o Poupatempo. Vou abordar agora a segunda alternativa porque eu sempre recorri a este órgão para atualizar minha Habilitação.… Clique aqui para ler todas as informações

Como funciona para tirar CNH categoria B

Veja neste texto o que você precisa fazer para tirar CNH categoria B; saiba também os veículos que podem ser guiados com essa modalidade de Habilitação, bem como o passo a passo para fazer as provas e os exames necessários


Se você está pensando em tirar a sua Carteira de Habilitação, ou mesmo mudar da categoria A para a B, saiba que é preciso ter uma atenção especial nesse ponto.

E para te ajudar na compreensão, vamos falar hoje sobre como funciona para tirar a CNH categoria B.

É importante ressaltar que, a partir do momento em que estiver com a sua Carteira, você deve guiar apenas os veículos que são permitidos pela modalidade indicada.

Dirigir uma moto com a CNH na categoria B, por exemplo, pode ser considerado como infração gravíssima, o que poderá trazer danos e dores de cabeça para a sua vida.


O que é possível dirigir com a CNH de categoria B

A categoria de CNH “B” é direcionada para que o motorista possa dirigir carros comuns. No entanto, existem outros modelos de veículos que também poderão ser conduzidos, dentro dessa categoria.

Confira agora o que o CTB – Código de Trânsito Brasileiro nos diz, com relação a categoria B.

Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista.”

Uma das perguntas mais frequentes sobre a Habilitação de categoria B está relacionada à condução de Van.… Clique aqui para ler todas as informações

Como funciona para tirar CNH categoria A

Neste artigo nós explicamos como funciona para tirar CNH categoria A; veja o passo a passo do processo e saiba também o que você precisa fazer caso queira adicionar uma nova categoria na sua Habilitação


Para muitas pessoas é um verdadeiro sonho, e para outras já é uma grande necessidade ter a carteira de motorista.

Independentemente da situação, é normal surgir algumas dúvidas durante esse processo, especialmente para aquelas pessoas que irão fazer a Habilitação pela primeira vez.

E por isso, vamos mostrar hoje as principais informações para você entender quem pode tirar a CNH categoria A.

É preciso saber corretamente qual a sua necessidade, para que seja possível adquirir a carteira de motorista de acordo com aquilo que você precisa, podendo ser para passeio ou mesmo para o trabalho.

Ter a categoria de CNH adequada é importante especialmente para não infringir nenhuma lei. E no caso de dirigir um veículo sem a carteira correta, pode ser considerado como infração gravíssima.


O que é possível dirigir com a CNH de categoria A

De acordo com o art. 143 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro – a carteira de motorista obtida na categoria “A” pode guiar os veículos que possuam duas ou três rodas, como é o caso de motocicletas, ciclomotores, motonetas e também os triciclos.

Na Câmara dos Deputados existe um projeto de lei, para que sejam criadas subcategorias para que o condutor possa ter acesso a apenas determinado tipo de motocicleta.

A categoria A poderá ser classificada de três modos, sendo A1, A2 e A3.… Clique aqui para ler todas as informações

Todas as categorias de CNH no Brasil

Neste artigo nós esclarecemos todas as dúvidas sobre as categorias CNH no Brasil; confira as regras para emitir cada Habilitação e veja as diferenças entre as modalidades


Para quem tem o desejo de investir na Carteira de Motorista, é importante conhecer as diferentes etapas e processos necessários para emitir este documento e ter o direito de dirigir um carro, moto, veículo de transporte, caminhão, ônibus, entre outros.

Sendo assim, uma das principais informações que você deve conferir está relacionada às categorias de CNH no Brasil.

E para que você possa entender e saber qual Carteira de Habilitação irá atender melhor à sua necessidade, vamos apresentar para você as principais diferenças dentre elas.


Qual a importância de obter a CNH de acordo com a categoria correta

Todas as categorias de CNH no Brasil 2018

A CNH – Carteira Nacional de Habilitação – é um documento que confere ao cidadão o atestado necessário para comprovar que ele está apto para conduzir um determinado modelo de veículo, de acordo com a categoria selecionada.

Este documento apresenta o número do RG-Carteira de Identidade e também do CPF do portador, assim ela pode ser utilizada em todo o território nacional quando for necessária a identificação da pessoa.

Com relação à solicitação de uma das categorias da Carteira de Habilitação, é preciso ter primeiro a categoria A, B, ou mesmo AB para que possa seguir e solicitar outras modalidades.

Para solicitar a adição da CNH para outras categorias como C, D ou E, é preciso que o condutor esteja habilitado há no mínimo um ano na categoria anterior e pelo menos um ano de habilitação na categoria B.… Clique aqui para ler todas as informações

Agendamento para adição de categoria de CNH em SP

Acompanhe neste post as informações para fazer agendamento adição categoria CNH SP; veja também quais são os requisitos para adicionar as categorias A, B, C, D e E à Habilitação


Se você já possui a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e precisa acrescentar uma nova categoria à sua licença para dirigir, saiba que este artigo foi idealizado para te ajudar.

Nós vamos te orientar e mostrar como funcionam os trâmites para atualizar sua Carteira de Motorista através do Poupatempo.

O texto inclui o passo a passo para agendar um horário de atendimento, bem como as exigências para que a nova categoria da CNH seja efetivada no documento.


Condições para solicitar a adição de categoria na CNH

Atente-se às seguintes informações e condições para solicitar a inclusão de uma nova categoria de CNH.

CNH categoria A

Para fazer a CNH categoria A, você precisa:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Realizar curso preparatório.

CNH categoria B

Para fazer a CNH categoria B, você precisa:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Realizar curso preparatório.

CNH categoria C

  • Ter Habilitação categoria B por pelo menos um ano;
  • Não cometer uma infração grave ou gravíssima ou mais de uma infração média nos últimos 12 meses.

CNH categoria D

  • Ter idade de 21 anos;
  • Ter Habilitação categoria B por pelo menos dois anos ou Habilitação da categoria C por pelo menos um ano;
  • Não cometer uma infração grave ou gravíssima ou cometer uma infração média nos últimos 12 meses.

CNH categoria E

  • Ter Habilitação categoria C por pelo menos um ano;
  • Não cometer uma infração grave, gravíssima ou cometer mais de uma infração média nos últimos 12 meses.
Clique aqui para ler todas as informações

Significado de letras e códigos na CNH

Neste artigo você poderá verificar o significado das letras e códigos CNH; veja também quais podem ser as penalidades para quem descumprir as obrigatoriedades


Muitas pessoas se preparam para ter acesso à sua CNH e poder dirigir o veículo pelas ruas de sua cidade.

Mas nem sempre o futuro (ou mesmo atual condutor) tem o conhecimento necessário a respeito das siglas e letras que são apresentadas na Habilitação. E em alguns casos, não sabem ainda como funcionam a maioria das observações do documento.

Para quem deseja saber o que significam as letras e códigos registrados no verso da CNH, preparamos esse post para tirar todas as suas dúvidas.

Venha conferir e entender cada um dos códigos utilizados.


Por que os códigos na CNH são necessários?

CNH é a Carteira Nacional de Habilitação, e este é um documento muito utilizado por milhões de cidadãos em todo o Brasil para comprovar que estão aptos para dirigir.

Mesmo as pessoas que possuam alguma deficiência física podem ter o correto acesso a este documento e à oportunidade de ter o seu próprio carro.

Mas assim como qualquer motorista, é importante cumprir as regras para evitar penalidades e multas.

Tempos atrás, a deficiência da pessoa, bem como a obrigatoriedade que ela deveria cumprir, eram descritas por extenso no verso da Carteira de Motorista.

Porém, essa indicação foi alterada, e hoje existe apenas a presença de uma letra, que nada mais é do que um código para que os agentes fiscalizadores saibam qual é a restrição do condutor.… Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer transferência de CNH vencida pelo Poupatempo

Este artigo explica como fazer a transferência de CNH no Poupatempo; confira o tutorial para agendar e veja os documentos e exames necessários para realizar o serviço


A transferência de CNH pode ser realizada no Poupatempo para atualizar o endereço ou outros dados do condutor no cadastro do Detran-SP.

Dessa forma, qualquer comunicação do departamento de trânsito relacionado à Habilitação é enviada para a residência atual, evitando problemas de recebimento.


Condições para realizar a transferência de CNH pelo Poupatempo

A alteração poderá ser solicitada quando o motorista mudar de endereço ou quando a Carteira de Motorista estiver vencida, que é o caso do tutorial que vamos explicar neste artigo.

Para realizar este procedimento do modo correto, é necessário verificar algumas condições importantes, como por exemplo, a cidade para qual será realizada a alteração.

Caso o novo endereço fique fora da área de atuação da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) atual, é necessário solicitar a transferência.

Podemos usar como exemplo um motorista que residia em São Paulo e se mudou para Franca, ou uma pessoa que morava em Ribeirão Preto e agora vive na capital.

Nesses casos, a jurisdição da Ciretran é diferente, logo, é necessário transferir o documento no momento da renovação da CNH.


Como agendar transferência de CNH no Poupatempo

Como fazer transferência de CNH vencida pelo Poupatempo

Para fazer agendamento de transferência de CNH pelo Poupatempo, primeiramente o cidadão precisa fazer um rápido cadastro no site. Veja como funciona.

Cadastro no Poupatempo

  1. Acesse o site oficial do Poupatempo pelo endereço www.poupatempo.sp.gov.br; clique no botão “Entre ou Cadastre-se”, localizado no canto superior direito da página;
  2. Em seguida, clique no botão “Cadastre-se”;
  3. Prosseguindo, insira o número do seu CPF e clique em “Avançar”;
  4. Na próxima página, insira todos os seus dados pessoais e clique no botão “Avançar”;
  5. Ao finalizar o preenchimento, você receberá um e-mail para confirmar seu cadastro; clique no link enviado no e-mail e registre uma senha de acesso.
Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer agendamento para renovação da CNH pelo celular

Neste post você vai poder conferir as informações para fazer o agendamento renovação CNH pelo celular, através do aplicativo SP Serviços; veja também os documentos necessários e as informações sobre pagamento


Para os motoristas que não desejam ter nenhum inconveniente ao dirigir, é importante verificar a data de renovação da CNH. Geralmente a cada cinco anos é necessário se organizar para realizar a renovação desse documento.

Caso a sua CNH já tenha vencido, pela lei você tem o direito de dirigir por até 30 dias corridos após o vencimento. Depois desse período, já não é mais possível utilizar o documento ou dirigir.

Segundo informado pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), no artigo 162 da Lei 9.503/97, Inciso V, é proibido dirigir um veículo com a validade da CNH vencida com um prazo superior de 30 dias.

Se um condutor for registrado nessas situações, a ação poderá ser considerada como infração gravíssima, e ter uma alta multa como penalidade.

A autoridade responsável poderá ainda realizar o recolhimento da Habilitação e do veículo, até a apresentação de um condutor que seja devidamente habilitado.

Por isso, verificar a data de expiração da Carteira de Motorista possui grande importância para que você consiga se organizar e agendar o quanto antes a renovação desse documento, que pode ser realizada a partir de 30 dias antes da validade.

Se você está nessa situação, veja o que fazer para agendar um horário e renovar a CNH através do aplicativo SP Serviços.


Como fazer o cadastro no aplicativo SP Serviços

Para fazer o agendamento de renovação da CNH através do aplicativo SP Serviços, você deverá realizar o download do app na sua loja de aplicativos.… Clique aqui para ler todas as informações

Agendamento Poupatempo para suspensão de CNH

Neste artigo você pode acompanhar os passos para agendar atendimentos relacionados a suspensão de CNH no Poupatempo; o texto apresenta também os documentos necessários para a realização dos serviços


Hoje em dia é comum acontecer problemas que venham a levar as pessoas a terem sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa, e para conseguir resolver essa situação incômoda, você pode utilizar os serviços do Poupatempo.

Para facilitar a sua vida em relação a todo esse processo, separei para você um guia que irá te ajudar a fazer o agendamento.

Além disso, você também pode consultar os documentos necessários para levar ao posto, evitando assim levar alguns itens desnecessários, ou mesmo se esquecer de alguns.


Passo a passo para agendar serviços de suspensão de CNH no Poupatempo

Agendamento Poupatempo para CNH suspensa

Cadastro

O primeiro passo é acessar o site oficial do Poupatempo através do endereço www.poupatempo.sp.gov.br; existem três ícones grandes, sendo estes: ‘Guia de Informações’, ‘Locais de Atendimento’ e ‘Agendamento’.

Ao clicar em ‘Agendamento’, serão solicitados os seus dados de cadastro. Se você é cadastrado (a) é só clicar em ‘Cadastrar’ para iniciar os procedimentos.

Em seguida, você será redirecionado (a) para uma nova página onde você deverá preencher todos os dados solicitados.

Ao finalizar, você receberá um e-mail de confirmação para ativar o cadastro. Somente após confirmar, você poderá continuar para a etapa de agendamento.

Agendamento

Após entrar na sua página no Portal do Poupatempo, clique no botão ‘Agendamento’ para iniciar os procedimentos.

Uma nova página será aberta com as possibilidades de serviços a serem agendados; selecione ‘CNH – processo de suspensão e cassação’.… Clique aqui para ler todas as informações

Agendamento para 2ª via da CNH pelo celular

Confira neste artigo como agendar o atendimento para 2ª via da CNH no Poupatempo pelo celular; veja como baixar o aplicativo SP Serviços e aprenda a fazer o cadastro no app


 Depois de conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tudo que qualquer pessoa quer é pegar o carro e sair por aí dirigindo sem medos ou preocupações.

A Habilitação é um documento de porte obrigatório para qualquer motorista e dá permissão legal para dirigir. Sem ela, o condutor corre o risco de receber multas e até perder a permissão para dirigir um veículo.

Por isso, quem perde a carteira de motorista (ou tem ela roubada ou furtada), precisa fazer o quanto antes o agendamento da 2ª via da CNH no Poupatempo para evitar contratempos.

Quem prefere reservar um horário com mais agilidade, sem precisar entrar no computador ou notebook para fazer tudo, certamente pensa que deveria existir uma maneira mais prática de agendar. Na verdade, existe!

O governo de São Paulo está sempre em busca de inovações para facilitar o acesso aos serviços. Uma das novidades é o aplicativo SP Serviços, que dá acesso a todos os serviços de agendamento do Poupatempo.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Está sem sua CNH e precisa tirar a segunda via? Fique tranquilo (a), pois dá para agendar usando somente seu smartphone.

Esse guia vai te explicar tudo o que você precisa saber para conseguir marcar uma data e um horário de atendimento.


Baixando o aplicativo SP Serviços

Antes de realizar qualquer agendamento, você deve baixar o aplicativo SP Serviços no seu smartphone.… Clique aqui para ler todas as informações

Agendamento da Transferência da CNH (de outro Estado) no Poupatempo

Se você veio de outro Estado e precisa regularizar a situação da sua Carteira de Motorista, a melhor forma é fazer a transferência da CNH em uma das unidades do Poupatempo. Assim você consegue ter um atendimento ágil e pode receber a sua nova Habilitação em poucos dias.

No entanto, para ser atendido (a), primeiramente você deve fazer o agendamento do serviço. Este procedimento é necessário em razão do alto número de pessoas que se dirigem aos postos todos os dias. Para evitar filas e transtornos, foi adotado o sistema de reserva.

Neste artigo nós vamos explicar como funciona o agendamento da transferência da CNH, além de mostrar os documentos necessários, o valor das taxas e muito mais. Fique conosco até o final e acompanhe as informações.

Condições para pedir a transferência da Habilitação

O serviço de transferência da CNH é realizado junto ao sistema do Detran-SP. Para fazer a solicitação, você não pode ter nenhuma restrição na sua Carteira de Motorista. Caso contrário, primeiramente você vai precisar resolver todas as pendências.

⇒ Você deve fazer a transferência no posto do Poupatempo da cidade em que você mora/vai morar.

Postos que fazem a transferência da CNH

Essas são as unidades que realizam o serviço de transferência da Habilitação. Ao lado você pode conferir o prazo de entrega:

  • Americana: em até 03 dias úteis
  • Andradina: em até 03 dias úteis
  • Araçatuba: em até 03 dias úteis
  • Araraquara: em até 01 dia útil
  • Araras: entrega imediata
  • Assis: em até 05 dias úteis
  • Avaré: em até 03 dias úteis
  • Barretos: em até 03 dias úteis
  • Bauru: em até 02 dias úteis
  • Bebedouro: em até 03 dias úteis
  • Birigui: em até 03 dias úteis
  • Botucatu: em até 01 dia útil
  • Bragança Paulista: em até 03 dias úteis
  • Caieiras: em até 03 dias úteis
  • Campinas Centro: em até 01 dia útil
  • Campinas Shopping: em até 01 dia útil
  • Caraguatatuba: em até 06 horas
  • Carapicuíba: em até 03 dias úteis
  • Catanduva: em até 04 dias úteis
  • Cidade Ademar: em até 02 dias úteis
  • Cotia: em até 03 dias úteis
  • Diadema: em até 03 dias úteis
  • Dracena: em até 03 dias úteis
  • Fernandópolis: em até 03 dias úteis
  • Franca: em até 02 dias úteis
  • Guaratinguetá: em até 05 dias úteis
  • Guarujá: em até 05 dias úteis
  • Guarulhos: em até 02 dias úteis
  • Indaiatuba: em até 03 dias úteis
  • Itapetininga: em até 03 dias úteis
  • Itapeva: em até 03 dias úteis
  • Itaquaquecetuba: em até 03 dias úteis
  • Itaquera: em até 01 dia útil
  • Itu: em até 03 dias úteis
  • Jacareí: em até 05 dias úteis
  • Jaú: em até 03 dias úteis
  • Jundiaí: em até 01 dia útil
  • Lapa: em até 04 dias úteis
  • Limeira: em até 05 dias úteis
  • Lins: em até 03 dias úteis
  • Marília: em até 03 dias úteis
  • Mauá: em até 03 dias úteis
  • Mogi das Cruzes: em até 03 dias úteis
  • Mogi Guaçu: em até 04 dias úteis
  • Osasco: em até 03 dias úteis
  • Ourinhos: em até 03 dias úteis
  • Penápolis: em até 03 dias úteis
  • Pindamonhangaba: em até 03 dias úteis
  • Piracicaba: em até 01 dia útil
  • Praia Grande: entrega imediata
  • Presidente Prudente: em até 01 dia útil
  • Registro: em até 03 dias úteis
  • Ribeirão Preto: em até 01 dia útil
  • Rio Claro: em até 03 dias úteis
  • Santo Amaro: em até 01 dia útil
  • Santo André: em até 03 dias úteis
  • Santos: em até 03 dias úteis
  • São Bernardo do Campo: em até 01 dia útil
  • São Carlos: em até 01 dia útil
  • São João da Boa Vista: em até 03 dias úteis
  • São José do Rio Preto: em até 01 dia útil
  • São José dos Campos: em até 01 dia útil
  • Sé: em até 03 dias úteis
  • Sertãozinho: em até 04 dias úteis
  • Sorocaba: em até 03 dias úteis
  • Suzano: em até 03 dias úteis
  • Taboão da Serra: em até 03 dias úteis
  • Tatuí: em até 01 dia útil
  • Taubaté: em até 01 dia útil
  • Tupã: em até 03 dias úteis
  • Votuporanga: em até 03 dias úteis
  • DEMAIS POSTOS: em até 1 dia útil

Como fazer o agendamento da transferência da CNH no Poupatempo

1. Clique aqui para ler todas as informações

Agendamento da Renovação da CNH no Poupatempo

Veja como fazer o agendamento da renovação da CNH no Poupatempo; confira as opções para agendar pelo site, pelo assistente Poupinha e também pelo celular; consulte as taxas e os documentos necessários para levar ao posto de atendimento


Tirar a carteira de motorista é o sonho de quase todos os jovens que estão chegando aos 18 anos. Mal sabem eles da burocracia envolvida nesse processo e dos meses de aulas teóricas e práticas que precisam aguentar para isso.

Depois de conseguir a carteira provisória, que tem validade de 1 ano, chega finalmente o momento de receber Carteira definitiva. É aí que começam as renovações que parecem não ter fim.

A renovação da CNH deve ser feita de 5 em 5 anos para quem ainda não tem 65 anos de idade. É isso mesmo: você precisa realizar sua renovação uma vez a cada meia década durante todo o período que estiver com a Carteira.

Já quem já passou dos 65 anos tem uma situação um pouquinho diferente: precisa renovar a cada 3 anos para manter seu direito de dirigir.

Seu prazo para renovação está estourando que você quer se livrar desse problema o mais rápido possível? Calma, te ajudaremos a realizar a renovação de CNH da maneira mais fácil.

O Poupatempo oferece um serviço de renovação que é rápido e prático. Só é importante lembrar que precisa de agendamento prévio. Mas você verá tudo em detalhes no guia a seguir.


Quando é preciso fazer a renovação da CNH?

Você já está com sua carteira de motorista definitiva?… Clique aqui para ler todas as informações

Agendamento 1ª Habilitação (Permissão) no Poupatempo

Antes de procurar uma auto-escola, você pode iniciar o processo de emissão da sua 1ª Habilitação no Poupatempo. O programa, que presta atendimentos do Detran-SP, realiza todos os trâmites necessários para você ficar apto (a) a tirar a sua Habilitação das categorias A, B ou A e B simultaneamente.

Após fazer o agendamento, você deverá ir ao posto desejado para realizar a biometria (coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura), o teste de alfabetização, bem como os exames médico e psicotécnico. Vale lembrar que os dois exames são feitos em clínicas credenciadas pelo Detran fora do Poupatempo.

Quem pode tirar a 1ª Habilitação

O serviço da primeira Carteira de Motorista está disponível para todos os cidadãos que cumprirem os seguintes requisitos:

Ter pelo menos 18 anos

⇒ Ser alfabetizado (saber ler e escrever)

⇒ Ter RG e CPF próprios

⇒ Ter comprovante de residência (o comprovante pode estar em nome da pessoa ou em nome de parentes, desde que seja comprovado o parentesco)

Categorias de CNH emitidas pelo Poupatempo

Esses são os dois tipos de Permissão para Dirigir que você poderá dar entrada no Poupatempo:

⇒ Categoria A: CNH para  motocicletas (duas ou três rodas, com ou sem carro lateral).

⇒ Categoria B: veículos motorizados de até oito lugares (além do condutor), cujo peso não exceda a 3,5 toneladas.

Passo a passo para tirar a 1ª CNH

Para você entender com mais clareza, veja como é o passo a passo para você tirar a sua 1ª Habilitação no Poupatempo:

1.Clique aqui para ler todas as informações

Agendamento da CNH Definitiva no Poupatempo

Não é todo mundo que sabe, mas a CNH Definitiva só pode ser emitida depois que o motorista completa 1 ano com a Permissão para Dirigir. Além disso, ele deve passar por esse “período de experiência” sem cometer nenhuma infração. Se levar alguma multa, é preciso começar tudo de novo e realizar todo o processo para tirar a Habilitação novamente.

No entanto, se você completou o período de 1 ano e não tem qualquer restrição, chegou o momento de trocar para a 1ª CNH. Neste artigo nós vamos explicar tudo o que você precisa saber para agendar o atendimento da CNH Definitiva no Poupatempo. Acompanhe o texto até o final e veja como o processo é simples.

Postos que fazem a CNH Definitiva

Antes de saber como agendar, veja quais são os endereços do Poupatempo que realizam o serviço e o tempo para o documento ficar pronto:

⇒ Americana: em até 03 dias úteis

⇒ Andradina: em até 03 dias úteis

⇒ Araçatuba: em até 03 dias úteis

⇒ Araraquara: em até 01 dia útil

⇒ Araras: em até 03 dias úteis

⇒ Assis: em até 05 dias úteis

⇒ Avaré: em até 03 dias úteis

⇒ Barretos: em até 03 dias úteis

⇒ Bebedouro: em até 03 dias úteis

⇒ Birigui: em até 03 dias úteis

⇒ Botucatu: em até 01 dia útil

⇒ Bragança Paulista: em até 03 dias úteis

⇒ Caieiras: em até 03 dias úteis

⇒ Campinas Centro: em até 01 dia útil

⇒ Campinas Shopping: em até 01 dia útil

⇒ Caraguatatuba: em até 01 dia útil

⇒ Carapicuíba: em até 03 dias úteis

⇒ Catanduva: em até 04 dias úteis

⇒ Cidade Ademar: em até 02 dias úteis

⇒ Cotia: em até 05 dias úteis

⇒ Diadema: em até 03 dias úteis

⇒ Dracena: em até 03 dias úteis

⇒ Fernandópolis: em até 03 dias úteis

⇒ Franca: em até 02 dias úteis

⇒ Guaratinguetá: em até 05 dias úteis

⇒ Guarujá: em até 05 dias úteis

⇒ Guarulhos: em até 02 dias úteis

⇒ Indaiatuba: em até 03 dias úteis

⇒ Itapetininga: em até 03 dias úteis

⇒ Itapeva: em até 03 dias úteis

⇒ Itaquaquecetuba: em até 03 dias úteis

⇒ Itaquera: em até 01 dia útil

⇒ Itu: em até 03 dias úteis

⇒ Jacareí: em até 05 dias úteis

⇒ Jaú: em até 03 dias úteis

⇒ Jundiaí: em até 01 dia útil

⇒ Lapa: em até 04 dias úteis

⇒ Limeira: em até 05 dias úteis

⇒ Lins: em até 03 dias úteis

⇒ Marília: em até 01 dia útil

⇒ Mauá: em até 03 dias úteis

⇒ Mogi das Cruzes: em até 03 dias úteis

⇒ Mogi Guaçu: em até 04 dias úteis

⇒ Osasco: em até 03 dias úteis

⇒ Ourinhos: em até 03 dias úteis

⇒ Penápolis: em até 05 dias úteis

⇒ Pindamonhangaba: em até 03 dias úteis

⇒ Piracicaba: em até 01 dia útil

⇒ Praia Grande: em até 05 dias úteis

⇒ Presidente Prudente: em até 01 dia útil

⇒ Registro: em até 03 dias úteis

⇒ Ribeirão Preto: em até 01 dia útil

⇒ Rio Claro: em até 03 dias úteis

⇒ Santo Amaro: em até 01 dia útil

⇒ Santo André: em até 03 dias úteis

⇒ Santos: em até 03 dias úteis

⇒ São Bernardo do Campo: em até 01 dia útil

⇒ São Carlos: em até 01 dia útil

⇒ São João da Boa Vista: em até 03 dias úteis

⇒ São José do Rio Preto: em até 01 dia útil

⇒ São José dos Campos: em até 01 dia útil

⇒ Sé: em até 03 dias úteis

⇒ Sertãozinho: em até 04 dias úteis

⇒ Sorocaba: em até 03 dias úteis

⇒ Suzano: em até 03 dias úteis

⇒ Taboão da Serra: em até 01 dia útil

⇒ Tatuí: em até 01 dia útil

⇒ Taubaté: em até 01 dia útil

⇒ Tupã: em até 05 dias úteis

⇒ Votuporanga: em até 03 dias úteis

Como agendar o serviço de CNH Definitiva no Poupatempo

1ª etapa – cadastro

O agendamento da Habilitação Definitiva precisa ser feito pelo site do Poupatempo.Clique aqui para ler todas as informações

Como Fazer Agendamento da 2ª via da CNH no Poupatempo

Saiba como fazer o agendamento para a 2ª via da CNH no Poupatempo; veja todos os documentos necessários e as taxas atualizadas; consulte o passo a passo para agendar pelo celular, pelo assistente Poupinha e pelo site oficial


A CNH, popularmente conhecida como carteira de motorista, é um documento essencial para a vida diária de muitos brasileiros. É graças a ela que as pessoas conseguem dirigir até o trabalho, buscar os filhos na escola e realizar muitas outras atividades.

Bem, eventualmente acidentes acontecem, e a Habilitação pode ficar inutilizável. Talvez ela seja perdida ou danificada, e de qualquer maneira, o dono do documento precisa fazer a segunda via.

Nesse contexto, muita gente demora para começar o processo de emissão porque fica confusa. É comum o cidadão não saber todo os procedimentos ou ter dúvidas sobre onde levar os documentos.

Inacreditavelmente, tirar a 2ª via da CNH é muito fácil e, para quem mora em São Paulo, pode ser feito no próprio Poupatempo. Quer saber tudo que precisa para conseguir sua segunda via? Preparamos um guia completo para você, então continue lendo.


Quem deve fazer a 2ª via da CNH?

Dirigir sem Carteira de Habilitação é um problema grave, especialmente quando um motorista é flagrado nessa condição por um fiscal de trânsito ou por um agente policial.

O cidadão que comete essa infração pode levar uma multa, ou até ter o veículo apreendido, até regularizar sua situação no Detran. Para evitar qualquer transtorno, o ideal (e recomendado) é portar sua CNH a todo momento.… Clique aqui para ler todas as informações