Agendamento da Renovação da CNH no Poupatempo

Veja como fazer o agendamento da renovação da CNH no Poupatempo; confira as opções para agendar pelo site, pelo assistente Poupinha e também pelo celular; consulte as taxas e os documentos necessários para levar ao posto de atendimento


Tirar a carteira de motorista é o sonho de quase todos os jovens que estão chegando aos 18 anos. Mal sabem eles da burocracia envolvida nesse processo e dos meses de aulas teóricas e práticas que precisam aguentar para isso.

Depois de conseguir a carteira provisória, que tem validade de 1 ano, chega finalmente o momento de receber Carteira definitiva. É aí que começam as renovações que parecem não ter fim.

A renovação da CNH deve ser feita de 5 em 5 anos para quem ainda não tem 65 anos de idade. É isso mesmo: você precisa realizar sua renovação uma vez a cada meia década durante todo o período que estiver com a Carteira.

Já quem já passou dos 65 anos tem uma situação um pouquinho diferente: precisa renovar a cada 3 anos para manter seu direito de dirigir.

Seu prazo para renovação está estourando que você quer se livrar desse problema o mais rápido possível? Calma, te ajudaremos a realizar a renovação de CNH da maneira mais fácil.

O Poupatempo oferece um serviço de renovação que é rápido e prático. Só é importante lembrar que precisa de agendamento prévio. Mas você verá tudo em detalhes no guia a seguir.


Quando é preciso fazer a renovação da CNH?

Você já está com sua carteira de motorista definitiva? Então precisa renovar a CNH a cada 5 anos, pelo menos até completar 65 anos.

Quem está na terceira idade e tem acima de 65 anos, consegue uma série de benefícios quando o assunto é dirigir, incluindo vagas especiais.

Porém, os maiores de 65 anos também perdem um pouco, principalmente por precisar renovar a CNH com maior frequência (a cada 3 anos).

Portanto, precisa renovar quem:

  • Tem a CNH definitiva há 5 anos (se tiver até 65 anos);
  • Tem a CNH definitiva há 3 anos (se tiver 65 anos ou mais).

Tome cuidado para não perder o prazo de renovação. O motorista tem até 30 dias para renovar sua carteira após o vencimento. Perdendo esse prazo, a pessoa está dirigindo na ilegalidade e corre o risco de perder a carteira e precisar do processo de reciclagem.

Se você acha que renovar exige burocracia demais, é porque nunca precisou fazer a reciclagem da carteira de motorista.


Agendamento para fazer a renovação da CNH no Poupatempo

Agendamento da Renovação da CNH no Poupatempo

Para renovar a CNH vencida, ou prestes a vencer, é preciso realizar um agendamento no site do Poupatempo.

Mesmo chegando lá com o posto vazio, é impossível conseguir ser atendido sem agendar. Portanto, prepare-se com antecedência e faça o agendamento!

O agendamento de serviços do Poupatempo na verdade é um facilitador. Ele faz com que os serviços sejam mais rápidos e eficientes.

A época de ficar horas sentado na unidade de atendimento esperando chamarem sua senha ficou no passado.

Como fazer o cadastro no site do Poupatempo

Para conseguir realizar seu agendamento da CNH no Poupatempo, é preciso ter cadastro no portal oficial do programa (www.poupatempo.sp.gov.br). Calma, não é algo difícil de fazer ou que gaste muito tempo.

Além de ser simples, o cadastro te dá acesso ao agendamento de vários serviços, incluindo emissão de RG e renovação de documentos.

Você precisa fazer seu cadastro se nunca realizou serviços no Poupatempo anteriormente ou se emitiu seus documentos em outro estado. Para isso é preciso acessar o portal Poupatempo, onde existem diversas informações sobre os serviços oferecidos.

Na página inicial, selecione o botão para fazer login no site. A janela aberta oferece opções para fazer login, e logo ao lado do botão de entrar, existe a opção para fazer cadastro. Clique no botão “cadastre-se” para dar início ao processo.

O cadastro no site do Poupatempo é realizado usando o CPF da pessoa que utilizará os serviços.

Também existem opções para agendar serviços sem ter o número de CPF, mas provavelmente não se aplicam a quem está tentando fazer a renovação da Carteira de Habilitação. O CPF é um documento obrigatório para emitir a carteira de motorista.

Na página de cadastro, o cidadão deve digitar seu número de CPF e pressionar o botão para prosseguir o cadastro. Na próxima página é preciso preencher diversas informações pessoais como nome completo, telefone, endereço, entre outros.

Após concluir o preenchimento dos dados, uma mensagem é enviada ao e-mail da pessoa. É necessário clicar no link da mensagem para registrar uma senha de acesso e ativar o cadastro.

Como realizar o agendamento pelo site do Poupatempo

Faça seu login e clique na página de agendamento do portal Poupatempo.

O site exibe uma lista de serviços disponibilizados pelo órgao. Existem duas opções para renovação da CNH:

  • Renovação de CNH vencida com exame médico fora do Poupatempo;
  • Renovação de CNH vencida com exame médico no Poupatempo.

A escolha é importante porque alguns postos de atendimento não oferecem a possibilidade de exame médico. Portanto, você deve analisar quais são os postos com o serviço próximos a você antes de fazer a escolha.

Se estiver na dúvida tente fazer o agendamento, o próprio portal dá informações sobre os serviços oferecidos em cada posto.

Após clicar na opção de preferência, você deve escolher se quer fazer o agendamento por local ou por horário. Escolhendo a opção de agendamento por local, você inicia seu agendamento digitando seu CEP.

O portal te oferece uma lista de postos de atendimento próximos a você para escolha.

Quem escolher a opção por hora, pode escolher primeiro a data em que quer ser atendido e o horário. Depois, o portal mostra em quais unidades existe a possibilidade de ser atendido no horário selecionado.

Escolha o local no qual gostaria de ser atendido (a), a data e o horário. Também é preciso confirmar informações pessoais e clicar no botão “confirmar agendamento”.

Como fazer o agendamento no Poupatempo pelo celular

Também é possível realizar o agendamento da renovação da CNH pelo celular, com a praticidade do aplicativo SP serviços.

Para conseguir acessá-lo, você precisa ter as informações de login para o portal Poupatempo. Portanto, se ainda não realizou seu cadastro, volte nos passos anteriores para conseguir suas informações de login.

Além disso, também é possível se cadastrar confirmando informações pessoais diretamente no aplicativo.

Faça o download do app usando a loja de aplicativos do seu smartphone. Basta digitar “SP serviços” na barra de busca e fazer o download.

Abra o aplicativo, faça login e selecione a opção de “agendamento”. Escolha o serviço de renovação de CNH com exame médico fora ou no Poupatempo.

Após selecionar o serviço, é preciso escolher o local, data e horário do atendimento. Confirme seu agendamento para poder receber o atendimento no dia selecionado.

O app é bastante prático e salva as informações automaticamente no aplicativo de calendário do dispositivo. Assim fica mais difícil de esquecer o compromisso.

Como realizar o agendamento usando o assistente Poupinha

Está com dificuldade de realizar o agendamento pela internet? O Poupatempo possui um assistente virtual, o Poupinha, que tem a proposta de ajudar o usuário nos agendamentos.

Seu ícone fica localizado no canto inferior direito de todas as páginas do Poupatempo.

Clique no chat e digite a palavra “CNH” para dar início ao agendamento.  O Poupinha exibe todas as opções relacionadas à Carteira de Habilitação que existem no site.

Você deve digitar o número da opção escolhida, no caso a opção 4 ou 5. A 4 é a renovação de CNH com exame médico fora do Poupatempo. A 5 é a renovação com exame médico no Poupatempo.

Para finalizar, só é preciso digitar a data na qual você deseja ser atendido (a), a unidade do Poupatempo preferida e o nome completo.


Documentos para renovar a Carteira de Motorista no Poupatempo

⇒ Carteira Nacional de Habilitação (CNH)  – original e cópia simples.

⇒ RG e CPF – original e cópia simples (somente se a CNH foi perdida, furtada ou roubada).

⇒ Comprovante de residência – original e cópia simples  (somente se você mudou o endereço no cadastro do Detran-SP). O comprovante deve ser de até 3 meses anteriores.

⇒ RNE ou CIE – original e cópia simples (apenas se você for estrangeiro (a)).

⇒ Laudo do exame médico – original

⇒ Laudo do exame toxicológico – original (para categorias C, D ou E).


Taxas para renovar a Habilitação no Poupatempo

Confira nesta página as taxas atualizadas para fazer a renovação da CNH no Poupatempo.


O que você precisa saber sobre a renovação da CNH

Você pode renovar a CNH a partir de 30 dias corridos antes do vencimento do documento.

⇒ Você pode dirigir até 30 dias corridos depois do vencimento da Habilitação.

⇒ A infração para quem dirigir com a Habilitação vencida há mais de 30 dias é gravíssima. Se isso acontecer com você, será preciso pagar R$ 293,47 de multa. Além disso, você recebe 7 pontos no prontuário e tem o documento recolhido. O carro também fica apreendido até que um condutor habilitado possa retirá-lo.

⇒ O exame médico realizado fora do Poupatempo deve ser realizado em clínicas credenciadas pelo Detran de São Paulo.

⇒ Se você precisar alterar os dados do documento, deverá informar no momento da renovação.

⇒ Caso o documento seja impresso com erros, você tem até 30 dias corridos a partir da data de emissão para pedir a 2ª via da CNH. Se perder o prazo, será necessário pagar a taxa novamente.

Com todos os documentos em mãos, basta comparecer na data agendada no Poupatempo para realizar a renovação.

Agendamento da Renovação da CNH no Poupatempo
4.3 (85%) 4 votos