Como fazer agendamento para renovação da CNH no Detran-SP

Acompanhe um guia para agendar a renovação da CNH pelo Detran-SP; veja como fazer o cadastro e os documentos necessários para renovar a Carteira de Motorista


Sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um motorista não está autorizado a dirigir seu veículo, não importa se originalmente ele tinha o documento e o perdeu.

A Carteira é de porte obrigatório, e não é permitido circular apenas com uma cópia dela.

Ficar por muito tempo com o documento em situação irregular é um grande risco, e pode levar a danos financeiros (multas) e até mesmo à retenção do veículo.

Quer evitar esses problemas? Então faça agora mesmo o agendamento da renovação da CNH pelo Detran-SP.

Quando a CNH está vencida, o condutor ainda tem um período de 30 dias para dar entrada com o processo de renovação.

Mas não demore, caso contrário você pode perder seu direito de dirigir!

Para te ajudar, esse guia vai mostrar como fazer agendamento para renovação da CNH diretamente pelo e-CNHsp, o site oficial do Detran-SP para assuntos envolvendo Habilitação.


Fazer cadastro no site do Detran-SP

Renovação CNH

Nunca usou o site do e-CNHsp para agendamentos antes? Nesse caso você vai precisar se cadastrar para ter acesso aos serviços.

Para começar, acesse a página pelo endereço www.e-cnhsp.sp.gov.br.

Na lateral esquerda da página, existe uma lista com todos os serviços oferecidos. Selecione a opção “RENOVAÇÃO” e o site te direciona automaticamente para a área de pré-cadastro do motorista.

Preencha o formulário com todos seus dados pessoais e documentos. Também é possível inserir as informações da CNH, mas isso não é obrigatório.

Lembre-se de sempre preencher as informações de contato corretamente. É através delas que o Detran-SP envia avisos relacionados à sua Carteira de Motorista e ao agendamento realizado.

Você também deve incluir informações a respeito da necessidade (ou não) de veículo adaptado nesse pré-cadastro.

Para finalizar clique em “ENVIAR”.


Agendar a renovação da CNH

Como fazer agendamento renovação CNH Detran-SP

Após enviar seu cadastro, o Detran-SP libera automaticamente a área de agendamento. O primeiro passo para agendar é selecionar o posto de atendimento mais próximo.

Para isso, você deve escolher um local na lista disponibilizada pelo site. É possível selecionar entre endereços do próprio Detran-SP e unidades do Poupatempo.

Após definir o posto de atendimento, selecione o tipo de serviço. Existem duas opções que vamos explicar a partir de agora.

  • Opção de renovar com exame médico no posto
  • Opção de renovar sem exame médico no posto

Se você procura praticidade, a alternativa mais recomendada é escolher a renovação com exame no próprio posto. Assim você pode resolver todas as pendências no mesmo local.

Em geral, as unidades do Poupatempo realizam a avaliação médica. Você só precisa pagar a taxa correspondente ao serviço.

Por outro lado, caso escolha fazer o exame fora do posto, você precisará ir ao Detran para pegar a guia médica.

Em seguida, é necessário se dirigir a uma clínica autorizada pelo Detran. Por fim, caso seja aprovado nos testes, o motorista deve levar os resultados do exame no dia de renovar a CNH.

Finalizando o agendamento

Após definir o posto de atendimento e o tipo de serviço (com ou sem exame médico no posto), o site vai exibir as opções de dias e horários para você agendar.

Escolha aquela que seja mais adequada para você e clique em “CONFIRMAR” para finalizar o agendamento da renovação da CNH pelo Detran-SP.

Na página seguinte, o site vai exibir a confirmação do agendamento, bem como o número de protocolo e os documentos que devem ser levados no dia do atendimento.

É necessário levar original e cópia da Carteira de Motorista vencida. Além disso, se o cidadão mudou de endereço, também é preciso apresentar original e cópia de um comprovante de endereço.


O que você precisa saber sobre a renovação da CNH

» Se a unidade escolhida for a unidade do Detran-SP do seu município, é preciso comparecer ao local com 10 minutos de antecedência.

» Caso queira substituir a foto que foi registrada para a Hablitação antiga, será necessário tirar uma nova fotografia e fazer a biometria.

» Lembre-se de imprimir ou anotar o protocolo de agendamento emitido pelo site. Você vai precisar dele para comprovar que o atendimento está agendado ao chegar à agência do Detran-SP ou ao posto do Poupatempo.

» Se não for possível comparecer na data agendada, você só poderá fazer um novo agendamento no site e-CNHsp 3 dias após a data marcada originalmente.

» A Habilitação renovada virá com o código QR impresso no verso. Ele é um dos requisitos necessários caso você queira fazer também a CNH Digital.

Como fazer agendamento para renovação da CNH no Detran-SP
5 (100%) 1 voto