Categoria: Agendamento Passaporte

Como cancelar o agendamento de passaporte na Polícia Federal

Neste artigo trazemos uma orientação passo a passo para cancelar o agendamento do passaporte pelo site da Polícia Federal; saiba como proceder e veja as regras de pagamento para reagendar


Sabe aquele sonho de viajar para o exterior? É impossível conseguir conquistá-lo sem ter um passaporte em dia.

Ele é um daqueles itens indispensáveis que você precisa providenciar com antecedência para concretizar a sua viagem idealizada há tempos.

Vamos lembrar de algumas coisas importantes aqui. Primeiro: o agendamento do passaporte é essencial para emitir ou para realizar a renovação.

Sem ele você corre o risco de passar horas esperando na Polícia Federal sem conseguir ser atendido.

Segundo: depois de fazer o agendamento e pagar todas as taxas necessárias pelo site, você precisa comparecer à unidade da PF.

Se não fizer isso, você tira a oportunidade de alguém agendar naquele horário, sem contar que você também pode perder as taxas que pagou.

Muitos cidadãos agendam um horário, mas por conta de um imprevisto, não podem comparecer ao local de emissão do documento. Quando isso acontece, é preciso cancelar o agendamento do passaporte no site da Polícia Federal.


Por que é importante emitir ou renovar o passaporte?

Quase todo mundo sonha em fazer uma viagem internacional. Como dissemos no início do texto, se esse também é seu objetivo, você precisa ter um passaporte atualizado.

Esse é o único documento que te garante a entrada em países estrangeiros e mostra que você está em situação legal para fazer turismo, estudar ou trabalhar.… Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer agendamento do passaporte na Polícia Federal

O agendamento do passaporte brasileiro é um procedimento necessário para todas as pessoas que precisam solicitar a emissão do documento para viajar a países fora da América do Sul. O órgão responsável pela produção do passaporte é a Polícia Federal (PF), e é através do site oficial da instituição que os trâmites devem ser realizados.

Para explicar como funciona o processo, nós preparamos um tutorial mostrando todos os passos para reservar data e horário em uma agência da PF. Acompanhe as instruções e não deixe de ler o artigo até o final, pois há informações importantes sobre a documentação que deve ser apresentada.


Como tirar passaporte na Polícia Federal

São duas etapas para tirar o passaporte comum para brasileiros na Polícia Federal. Antes de agendar o atendimento, você precisa fazer a solicitação do documento e quitar a GRU (Guia de Recolhimento da União). Somente após o pagamento ser confirmado, você tem autorização para marcar o atendimento. Veja as orientações.

Solicitação do passaporte

1. Para fazer a solicitação, acesse o site da PF pelo endereço www.pf.gov.br;

2. Na página inicial, clique na opção  “Passaporte”;

3. Leia as instruções sobre a documentação e clique em “Prosseguir”;

4. Na próxima tela, clique em “Requerer passaporte (para brasileiros);

5. Em seguida, você verá uma série de orientações; na opção 2, clique no link “Emissão do passaporte”;

6. Agora você vai precisar preencher os dados solicitados pela PF; preste bastante atenção aos seguintes itens:

Nomes anteriores: é obrigatório preencher este item caso você tenha alterado seu nome por em razão de casamento, divórcio, separação ou decisão judicial.… Clique aqui para ler todas as informações