Como cancelar o agendamento de passaporte na Polícia Federal

Como cancelar o agendamento de passaporte na Polícia Federal

Neste artigo trazemos uma orientação passo a passo para cancelar o agendamento do passaporte pelo site da Polícia Federal; saiba como proceder e veja as regras de pagamento para reagendar


Sabe aquele sonho de viajar para o exterior? É impossível conseguir conquistá-lo sem ter um passaporte em dia.

Ele é um daqueles itens indispensáveis que você precisa providenciar com antecedência para concretizar a sua viagem idealizada há tempos.

Vamos lembrar de algumas coisas importantes aqui. Primeiro: o agendamento do passaporte é essencial para emitir ou para realizar a renovação.

Sem ele você corre o risco de passar horas esperando na Polícia Federal sem conseguir ser atendido.

Segundo: depois de fazer o agendamento e pagar todas as taxas necessárias pelo site, você precisa comparecer à unidade da PF.

Se não fizer isso, você tira a oportunidade de alguém agendar naquele horário, sem contar que você também pode perder as taxas que pagou.

Muitos cidadãos agendam um horário, mas por conta de um imprevisto, não podem comparecer ao local de emissão do documento. Quando isso acontece, é preciso cancelar o agendamento do passaporte no site da Polícia Federal.


Por que é importante emitir ou renovar o passaporte?

Quase todo mundo sonha em fazer uma viagem internacional. Como dissemos no início do texto, se esse também é seu objetivo, você precisa ter um passaporte atualizado.

Esse é o único documento que te garante a entrada em países estrangeiros e mostra que você está em situação legal para fazer turismo, estudar ou trabalhar.

Na hora de planejar a viagem, muita gente começa a pensar imediatamente no visto. O visto é importante?

Dependendo do lugar para onde você resolveu viajar, é sim, muito importante, e precisa ser adquirido com antecedência, porque existem muitas burocracias para ter essa autorização.

Mas dependendo do destino escolhido, você não vai precisar de visto. Por exemplo: grande parte dos países europeus dispensa a necessidade deste documento para brasileiros.

O passaporte brasileiro permite que você faça viagens para vários países sem precisar de visto. Sabendo disso, temos certeza que você já agendou o atendimento para emitir o seu.

Mas nesse tempo surgiram imprevistos e você não vai conseguir comparecer, o que fazer agora?


Como cancelar o agendamento?

Como cancelar agendamento passaporte Polícia Federal

O site da Polícia Federal já foi desenvolvido pensando na possibilidade de o cidadão precisar cancelar o agendamento do passaporte. Por isso, não existem desculpas para deixar a data passar sem fazer o cancelamento.

Se esse é o seu caso, o primeiro passo para iniciar o procedimento é acessar o portal oficial da Polícia Federal. Selecione a área de serviços e clique na opção “Passaporte” na lista exibida.

A próxima página mostra avisos importantes da Polícia Federal, então leia com cuidado. Depois de conferir as informações, clique em “ESTOU CIENTE E DESEJO PROSSEGUIR”.

Agora você já está na página de passaporte da Polícia Federal, e tem à disposição todas as opções relacionadas a ele. Isso inclui opções de agendamento, documentos necessários, tabela de vistos e outros serviços, como o cancelamento do atendimento.

Para cancelar, comece clicando no botão “CONSULTAR E CANCELAR AGENDAMENTO”.

Em seguida, preencha no formulário seu número de CPF, número de protocolo, data de nascimento e operação desejada. Também digite o texto do captcha na área indicada.

Lembre-se que você precisa digitar “CANCELAR AGENDAMENTO” na operação.

Após clicar em “prosseguir”, o site da Polícia Federal exibirá uma nova janela com todas as informações do seu atendimento.

Ao final, você verá  a pergunta: “DESEJA MESMO CANCELAR?”. Selecione a opção “CONFIRMAR”.

Aguarde até receber a mensagem confirmando que seu atendimento foi realmente cancelado.


É possível reagendar o atendimento para passaporte?

Passaporte brasileiro

Sim! Se você não vai conseguir comparecer ao seu atendimento, mas tem outra data para fazê-lo, pode reagendar.

Para isso, é só voltar à página de passaporte da Polícia Federal. Entre as diversas opções disponíveis, existe a possibilidade de reagendar.

Clicando no botão, você será direcionado para o menu específico para esse fim da Polícia Federal.

Ao reagendar seu atendimento, você não perde todo o processo de emissão do passaporte.

E se eu já tiver pago a GRU?

Ao realizar o agendamento do passaporte na Polícia Federal, você recebe uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagar.

Ela inclui as taxas necessárias para a emissão do documento. Muita gente paga a taxa e depois não consegue ir ao atendimento.

Na hora de realizar um novo agendamento a GRU é emitida outra vez, e boa parte das pessoas que já pagou a GRU antiga, também acaba pagando a nova.

Essa é uma confusão comum que faz com que muitos cidadãos acabem tendo um gasto maior na hora de tirar o passaporte.

Na verdade, não existe a necessidade de pagar a nova GRU que foi gerada no reagendamento. Você pode deixar o boleto novo vencer e levar o comprovante de pagamento da GRU antiga no dia do atendimento.

Para isso, você deve levar o boleto antigo, o comprovante e o protocolo de atendimento.

Explique ao atendente da PF que o pagamento da nova GRU não aconteceu porque já você havia pagado a guia anteriormente.

Preste atenção: a GRU é válida por até 5 anos. Portanto, você não precisa emitir uma nova guia, mesmo que só marque outro atendimento para meses adiante.

Como cancelar o agendamento de passaporte na Polícia Federal
5 (100%) 1 voto