Agendamento Expresso Cidadão

Para aqueles que não estão familiarizados com o serviço, o Expresso Cidadão é um programa do Governo do Estado de Pernambuco que busca descomplicar a vida da população, oferecendo a emissão de documentos de forma gratuita.


O projeto desenvolvido pelo estado conta também com a parceria da Secretaria da Administração e de algumas empresas do setor privado, que prometem fornecer ao cidadão serviços rápidos e eficazes, tudo isso sem sair de casa.

Contando com 21 órgãos federais, o projeto oferece, de forma gratuita, a emissão de documentos, como carteira de trabalho, habilitação e carteira de identidade, fora serviços adicionais, como busca de celulares roubados através do IMEI do aparelho e consultoria a empreendedores.

Para entender melhor a respeito do funcionamento do serviço e aprender de uma vez por todas como fazer o agendamento no Expresso Cidadão, facilitando a sua vida e evitando perder tempo em filas, continue a ler este artigo e fique por dentro de tudo que o Expresso Cidadão tem a lhe oferecer!

Agendamento Expresso Cidadão

Expresso Cidadão agendamento online

O programa do governo estadual de Pernambuco possui um gama variada de serviços para o cidadão, desde a emissão de documentos até uma consultoria para melhorar os negócios.

Sendo assim, as opções são variadas e com as unidades próximas a você é cada vez mais fácil aproveitar o serviço.

Como se tudo isso já não bastante, pensando em facilitar a vida dos usuários, o Expresso Cidadão oferece a opção de fazer um agendamento para alguns serviços, evitando filas enormes e, assim, aumentando a produtividade e a rapidez do atendimento no local.

As vagas para agendamento no Expresso Cidadão abrem todos os dias, a partir das 8 horas, exceto de quinta-feira e finais de semana – quando acontece a manutenção do sistema.

O sistema não abrange todas as cidades do Estado, portanto algumas unidades atendem os municípios mais próximos, o que acaba alterando o funcionamento do serviço para algumas pessoas.

Então, devido a essa questão, é importante ficar de olho nas informações que são passadas a você durante o agendamento.


Expresso Cidadão carteira de identidade

A carteira de identidade pode ser emitida em uma das unidades por meio do agendamento no Expresso Cidadão, fazendo com que o usuário não perca tanto tempo esperando pelo atendimento  como acontece com aqueles que optam por ir diretamente ao local.

É possível realizar o agendamento no Expresso Cidadão para a emissão de carteira de identidade através do site do governo de Pernambuco, na sessão do projeto.

Para a emissão da primeira via do documento, o serviço é gratuito. Já para a segunda via em diante, a emissão passa a ser cobrada.

O pagamento é feito através de um boleto (DAE) que pode ser emitido ao fazer o agendamento no Expresso Cidadão.

Para realizar o agendamento você deve seguir os seguintes passos:

Passo 1: No site do Expresso Cidadão, escolha a opção referente à carteira de identidade. Depois de ser redirecionado para a página, ao final, na aba “Atendimento”, selecione a opção “Online” e acesse o agendamento.

Passo 2: Na página do Instituto de Identificação Tavares Buril, para a qual você foi encaminhado, selecione a opção “Agendamento Online”.

Passo 3: Assim que for redirecionado para a nova guia, clique a opção 1: “Agende um atendimento no posto mais próximo a você”.

Passo 4: Nesta página poderá ser realizado o agendamento no Expresso Cidadão, portanto, nos campos indicados preencha seus dados e informe o tipo de serviço desejado.

Passo 5: Preencha os dados do requerente, a unidade em que deseja fazer o atendimento e confirme o agendamento no Expresso Cidadão.

Passo 6: Por fim, gere o comprovante do agendamento no Expresso Cidadão e imprima.

É muito importante ter em mãos todos dos documentos necessários para a realização do procedimento.

Por isso, leia com cuidado e fique atento ao que é pedido na hora do agendamento no Expresso Cidadão, pois sem a documentação não é possível emitir a carteira de identidade.

O número de vagas para os serviços varia a cada dia, dependendo da unidade.

No agendamento online, você garante sua ficha do dia escolhido para realizar o processo de emissão de documentos e evita ter que comparecer ao local sem ter certeza que conseguirá a vaga.

Por isso o agendamento no Expresso Cidadão é uma ferramenta tão importante e muito procurada pelos cidadãos pernambucanos.

O melhor de tudo é que ficou ainda mais fácil agora que você já sabe como fazer o agendamento no Expresso Cidadão de forma simples e descomplicada.


Expresso Cidadão Unidades

Expresso Cidadão Unidades

Vale ressaltar que o Expresso Cidadão está presente em sete unidades.

Alguns postos se encontram dentro de Shopping Centers, mas isto varia de acordo com a cidade em questão.

  • Recife – Boa Vista (Shopping Boa Vista)
  • Recife – Pina (Shopping RioMar)
  • Caruaru
  • Garanhuns
  • Petrolina
  • Olinda (Shopping Patteo)
  • Vitória de Santo Antão
Agendamento Expresso Cidadão
5 (100%) 1 voto