A taxa do Poupatempo correspondente ao serviço de 2ª via do RG em 2018 é de R$ 38,55. Para a emissão da 1ª via do RG não há cobrança. Se o cidadão optar por receber o documento pelos Correios, também é cobrado o valor de R$ 9,09.

O pagamento pode ser feito antecipadamente, no ato do agendamento, ou no dia do atendimento. Veja como funcionam os métodos para quitar a taxa.


Pagamento antecipado da taxa do RG

Quando você estiver fazendo o agendamento do RG no portal oficial do Poupatempo, o site vai disponibilizar duas opções de pagamento: débito bancário e boleto bancário.

Pagar via débito bancário

Os bancos disponíveis para pagar através do débito bancário são Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. Para prosseguir com o pagamento, você deve selecionar a banco de sua preferência e clicar no botão “pagar com débito online”. Em seguida, o site do banco escolhido será automaticamente exibido para você acessar a sua conta e quitar a taxa. Finalize o pagamento e imprima o comprovante, pois ele deve ser apresentado no dia do atendimento.

Importante: se você estiver no computador ou notebook, lembre-se de desativar o bloqueador de pop-ups do navegador. Caso contrário, a página do site do seu banco não poderá será exibida.

Pagar via boleto bancário

Para utilizar esta forma de pagamento, basta clicar no botão “Imprimir boleto bancário”. Em seguida, o documento será automaticamente exibido na tela. Você deve quitar a taxa em qualquer banco, até a data de vencimento. Lembre-se de desativar o bloqueador de pop-ups caso você esteja no notebook ou computador.


Pagamento da taxa do RG no dia atendimento

Caso você prefira quitar a taxa somente no dia do atendimento, basta clicar no botão “Agendar sem pagamento”. Os postos do Poupatempo aceitam pagamento em dinheiro ou em cartão de débito de todos os bancos.


Isenção da taxa de pagamento do RG no Poupatempo

Também é possível fazer o RG no Poupatempo sem pagar taxa. Neste caso, a isenção da taxa se aplica a cidadãos incluídos nas situações a seguir:

A) Mulheres acima de 60 anos.

B) Homens acima de 65 anos.

C) Desempregados há mais de 3 meses (é necessário comprovar esta condição apresentando a Carteira de Trabalho com os registros atualizados).

D) Erro de digitação no RG (para não pagar a taxa novamente, é preciso solicitar a nova via no prazo de 90 dias)

E) Pessoas que se declararem pobres nos termos da lei 7.115/83. (é necessário apresentar uma declaração de pobreza semelhante ao modelo exibido abaixo; se a Identidade for para um cidadão menor de 16 anos, a declaração deve ser assinada pelos pais ou pelo responsável legal)

Modelo de declaração de pobreza

Taxas para fazer o RG no Poupatempo
4.2 (84%) 5 votos