Categoria: Agendamento TRE

Como funciona o agendamento TRE RJ

Confiras as regras e veja os passos para fazer agendamento no TRE RJ

Se você não quer ter nenhum débito com a justiça eleitoral, é importante providenciar a segunda via do seu título de eleitor ou mesmo a sua primeira emissão obrigatória, caso seja maior de idade.

Inclusive porque a cada dois anos são realizadas novas eleições, e é primordial a participação de todos os que têm entre 18 e 60 anos.

Entenda neste artigo como funciona o agendamento para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE RJ) e saiba quais assuntos podem ser resolvidos através deste serviço.


Agendamento TRE RJ Título

Agendamento TRE RJ Título

O agendamento para o TRE RJ deve ser feito por você caso precise emitir a segunda via do título eleitoral ou tirar o seu primeiro título.

Sobre a segunda via, o Tribunal Regional Eleitoral a fornece quando o documento está deteriorado (já que é feito em um papel consideravelmente delicado), quando é perdido ou furtado/roubado.


Agendamento TRE RJ biometria

Você também poderá utilizar o TRE RJ para fazer o cadastro da sua biometria, ou seja, das suas digitais.

O governo federal está implantando gradativamente o reconhecimento biométrico para garantir mais segurança às eleições.

A inacessibilidade à Internet por meio das urnas continuará, e a biometria será recolhida fora da cabine, por meio de um leitor pequeno que ficará com os mesários.


Agendamento TRE RJ Justificativa Eleitoral

Os agendamentos para o TRE RJ são indicados também se você não votou nas últimas eleições e está precisando fazer a sua justificativa eleitoral ou pagar a multa correspondente à ausência em algum dos turnos de votação.… Clique aqui para ler todas as informações

Como fazer agendamento no TRE-SP

Acompanhe neste post as orientações para fazer agendamento TRE SP; veja como marcar um atendimento para fazer biometria eleitoral e outros serviços


Em anos de eleição, é natural que a procura pelo agendamento no TRE-SP seja maior. Milhares de pessoas precisam regularizar a situação do título eleitoral e, além disso, 85 cidades paulistas também estão realizando o cadastramento biométrico.

Em paralelo, o órgão também executa demandas relacionadas à segunda via do título de eleitor, revisão de dados, transferência de domicílio eleitoral, pagamento de multa, entre outros.

Os atendimentos variam de acordo com o posto do TRE, portanto, antes de agendar, é recomendável consultar se a unidade que você pretende se dirigir oferece o serviço desejado.

O processo para agendar um horário é simples, e pode ser feito pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Entenda como funciona o passo a passo.


Agendar atendimento pelo site do TRE-SP

Como fazer agendamento para o TRE-SP

Para iniciar o agendamento no TRE-SP, você vai precisar do número do seu título de eleitor. Com os dados em mãos, acesse o site pelo endereço www.tre-sp.jus.br e clique na opção “Agendar Biometria”. Em seguida, clique em “Agende Aqui”;

* Nota: embora o site direcione para a seção de agendamento da biometria, os postos realizam outros atendimentos, como você poderá conferir mais abaixo.

Na tela seguinte, você deve clicar em “Solicitar Agendamento” e escolher uma das três opções disponíveis de identificação pelo título de eleitor:

  • Tenho e sei o número
  • Não tenho
  • Tenho mas não sei o número

Para continuar, selecione se você requer acessibilidade, digite os caracteres da imagem e clique em “Avançar”.… Clique aqui para ler todas as informações

Como tirar certidão de quitação eleitoral em SP

Saiba como agendar um horário para tirar a certidão de quitação eleitoral SP


A certidão de quitação eleitoral é um documento que pode ser emitido para toda e qualquer pessoa que esteja quite com a Justiça Eleitoral, comprovando que está apta a votar.

Para que o documento possa ser solicitado, não deve existir qualquer tipo de divergência entre os dados que forem informados e os registros presentes no cadastro eleitoral.

Para emitir a certidão, o cidadão não deve apresentar restrições no histórico referente à sua inscrição, como por exemplo, a ausência não justificada em eleições passadas.


Onde a certidão de quitação eleitoral é exigida?

A certidão eleitoral é exigida em diferentes situações no dia a dia do brasileiro

Para assumir um cargo público, por exemplo, o servidor deve apresentar o documento. Além disso, algumas empresas privadas também podem fazer o mesmo pedido.

As universidades também colocam este item na lista de exigências para fazer a matrícula dos alunos.

Para completar, quem deseja viajar para o exterior também precisa do certificado, pois ele é obrigatório para tirar o passaporte brasileiro.


Como solicitar o certificado de quitação eleitoral no Poupatempo

Quem estiver com as obrigações eleitorais em dia, pode tirar a certidão pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como é mostrado no vídeo abaixo.

Por outro lado, o cidadão que tiver pendências precisa quitar as multas existentes para conseguir emitir o documento.

O pagamento das eventuais taxas, bem como a emissão do certificado de quitação eleitoral, está entre as demandas do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) que podem ser solicitadas no Poupatempo.… Clique aqui para ler todas as informações