Como fazer a CNH Digital no DETRAN-SP

Muito tem se falado sobre a CNH Digital (CNH-e), mas você sabe o que é necessário para ter acesso ao documento? Você sabe quem tem direito e quais são as regras para solicitar a Carteira de Motorista Digital? Essas e outras perguntas essenciais serão respondidas a partir de agora.

Nós preparamos um guia completo para você se orientar e saber o que precisa fazer para começar a usar este novo modelo de habilitação. Confira o artigo até o final e, caso fique com alguma dúvida, não deixe de fazer a sua pergunta na seção de comentários.


Como funciona a Habilitação Digital

Como o próprio nome sugere, a CNH-e é uma versão digital da Carteira de Motorista. Ela possui os mesmos dados e a mesma validade legal do modelo impresso fornecido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). A diferença é que, com esta inovação, o motorista poderá ter a Habilitação no seu próprio smartphone.

Para ter acesso ao documento virtual, será necessário baixar o aplicativo desenvolvido pela empresa Serpro. Este sistema é o instrumento utilizado para fornecer as informações da CNH Digital quando ela for solicitada. Logo mais explicaremos como utilizar o app.


Quais são as vantagens da CNH-e

A principal vantagem é que não será mais preciso portar o documento quando você sair de casa. Como a Habilitação Digital tem os mesmos critérios jurídicos da versão impressa, basta o motorista apresentar o documento no aplicativo quando for solicitado por um agente de trânsito ou policial.

Além disso, através do app é possível consultar todas as informações referentes à CNH, como histórico de multas, pontuação, entre outros. O aplicativo também alerta o condutor sobre a aproximação do vencimento da Habilitação.

Para completar, através do app você também poderá enviar o arquivo da CNH quando o documento for solicitado por alguma empresa ou órgão. Será possível remeter o arquivo até para apps de mensagens, como WhatsApp.


Quem pode fazer a CNH Digital

A implantação da CNH Digital começou em 10 de outubro de 2017, no estado de Goiás. Em dezembro, ela foi liberada para Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins, além do Distrito Federal. E a partir de 1º de fevereiro de 2018, os motoristas de todo o Brasil poderão ter acesso à Carteira de Habilitação Digital.

* Atualização: um novo prazo foi determinado entre o Ministério das Cidades e o Denatran para a ativação da CNH-e. Como menos da metade dos estados (incluindo São Paulo) não apresentou o sistema preparado, a obrigatoriedade passará a valer a partir de 1º de julho de 2018.

Atualmente, ao menos 11 estados e o DF estão fornecendo a Carteira Digital: Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Mas vale lembrar que somente os condutores que possuem a versão mais atual da CNH impressa poderão solicitar a Carteira de Motorista Digital. Isso acontece porque o documento atualizado é o que possui o QR Code em seu verso, pois o código é necessário para operar o aplicativo. Veja na demonstração abaixo se a sua CNH possui este elemento.

CNH com QR Code


Minha CNH é do modelo antigo. Posso fazer o modelo com o QR Code?

A atualização da Carteira de Motorista é gradual, ou seja, é feita somente quando a data de vencimento se aproxima e o condutor pede a renovação. Não é possível solicitar a nova versão apenas para ter acesso à e-CNH.

No entanto, caso seja necessário alterar dados ou mudar a categoria, ou se você precisar fazer a segunda via, o novo documento será emitido com o QR Code no verso. Confira nos links abaixo, como solicitar a CNH no Poupatempo:

CNH Definitiva no Poupatempo

⇒ 2ª via da CNH no Poupatempo

⇒ Renovação da CNH no Poupatempo

⇒ Transferência da CNH no Poupatempo


É preciso pagar para fazer a CNH Digital?

Por enquanto, o DETRAN-GO não está cobrando nada dos condutores. A partir de janeiro de 2018, contudo, o órgão passou a cobrar uma taxa. O valor é facultativo, ou seja, cada departamento de trânsito estadual poderá cobrar ou não pelo serviço.


Passo a passo para fazer a Habilitação Digital

Agora que você já sabe como funciona a CNH-e, a partir de agora nós vamos explicar o passo a passo para fazer o pedido do documento:

1ª Etapa – Cadastro no Denatran

Primeiro você precisa se cadastrar no site do Denatran. Veja como funciona:

1. Acesse o Portal de Serviços do Denatran por este link;

2. No menu do usuário localizado à esquerda da página, clique em ‘Cadastro’;

3. Digite o seu CPF e aguarde o carregamento automático da página;

4. Em seguida, digite seus dados pessoais (nome, data de nascimento, e-mail, confirmação do e-mail, senha e confirmação da senha). Marque a caixa de texto da declaração, marque a caixa de texto do reCAPTCHA e clique no botão ‘Cadastrar’;

5. Você receberá um link no seu e-mail para ativar o cadastro.

6. Clique no link e ative a sua conta.

2ª Etapa – comparecer ao DETRAN/Poupatempo

Após ativar a conta, você deverá comparecer ao DETRAN. Caso haja atendimento do DETRAN no Poupatempo da sua cidade, você pode ir ao posto do programa.

Este procedimento é necessário para complementar os dados cadastrais para fazer a Habilitação Digital. Vale lembrar que, caso você tenha um certificado digital, é possível fazer toda a ativação da CNH-e pela internet. Contudo, o certificado digital é pago.

3ª etapa – ativação do aplicativo

Depois que você comparecer ao DETRAN para fornecer os dados complementares, o Denatran vai enviar um novo e-mail com um código para ativar o cadastro da CNH Digital. A ativação funciona da seguinte forma:

1. Acesse o portal de serviços do Denatran;

2. No menu do usuário, clique em ‘Login’;

3. Informe seu CPF e sua senha e marque a caixa do reCAPTCHA; ao finalizar, clique em ‘Entrar’;

4. Localize na parte esquerda da tela a seção da CNH Digital e clique em ‘Ativação’;

5. Agora clique no botão ‘Ativar Cadastro’. Você receberá um código para ativar o uso do aplicativo no seu celular;

6. Após fazer a ativação, será necessário criar uma senha de 4 dígitos para acessar o app quando for necessário.


Como ativar o app

O aplicativo oficial da Carteira de Motorista Digital é o da empresa Serpro, conforme você pode conferir na imagem abaixo:

Aplicativo oficial da CNH Digital

Ele está disponível para as plataformas Android e iOS, e você pode conferir as informações sobre o app nesta página. Veja o tutorial para ativar o app da CNH Digital:

1. Após instalar o aplicativo, digite seu CPF e sua senha para fazer o login;

2. Em seguida, você deve digitar o código de ativação enviado ao seu e-mail pelo Denatran;

3. No passo seguinte, é preciso cadastrar a sua senha de 4 dígitos;

4. Após clicar em ‘Salvar’, você poderá visualizar a frente e o verso da CNH-e, bem como o QR Code.


Vou conseguir acessar a CNH Digital mesmo sem internet?

Sim. Apenas para fazer a ativação será preciso estar conectado. Posteriormente, o documento ficará disponível off-line no aplicativo para você acessar onde e quando quiser. Veja uma demonstração da Habilitação Digital no celular:

Carteira de Motorista Digital no celular


O que acontece se o celular for perdido ou roubado?

Para situações de perda ou roubo do celular, será necessário bloquear a Carteira de Motorista Digital. Se você tiver um certificado digital, será possível realizar o procedimento através do Portal de Serviços do Denatran. Caso contrário, você vai precisar se dirigir a um posto do Detran ou do Poupatempo para fazer o bloqueio.

Quando eu conseguir a CNH Digital não vou mais precisar da CNH impressa?

A CNH impressa sempre vai existir. Vale lembrar que o modelo digital é um complemento da Carteira de Motorista impressa. Além disso, a CNH-e é apenas opcional. Você pode fazer o pedido somente se desejar. Para todos os efeitos, a tradicional Carteira de Habilitação de papel será o documento principal do condutor.

Você acabou de conferir informações sobre a CNH Digital. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Como fazer a CNH Digital no DETRAN-SP
4 (80%) 1 voto