Todas as categorias de CNH no Brasil

Neste artigo nós esclarecemos todas as dúvidas sobre as categorias CNH no Brasil; confira as regras para emitir cada Habilitação e veja as diferenças entre as modalidades


Para quem tem o desejo de investir na Carteira de Motorista, é importante conhecer as diferentes etapas e processos necessários para emitir este documento e ter o direito de dirigir um carro, moto, veículo de transporte, caminhão, ônibus, entre outros.

Sendo assim, uma das principais informações que você deve conferir está relacionada às categorias de CNH no Brasil.

E para que você possa entender e saber qual Carteira de Habilitação irá atender melhor à sua necessidade, vamos apresentar para você as principais diferenças dentre elas.


Qual a importância de obter a CNH de acordo com a categoria correta

Todas as categorias de CNH no Brasil 2018

A CNH – Carteira Nacional de Habilitação – é um documento que confere ao cidadão o atestado necessário para comprovar que ele está apto para conduzir um determinado modelo de veículo, de acordo com a categoria selecionada.

Este documento apresenta o número do RG-Carteira de Identidade e também do CPF do portador, assim ela pode ser utilizada em todo o território nacional quando for necessária a identificação da pessoa.

Com relação à solicitação de uma das categorias da Carteira de Habilitação, é preciso ter primeiro a categoria A, B, ou mesmo AB para que possa seguir e solicitar outras modalidades.

Para solicitar a adição da CNH para outras categorias como C, D ou E, é preciso que o condutor esteja habilitado há no mínimo um ano na categoria anterior e pelo menos um ano de habilitação na categoria B.

Qualquer pessoa a partir de 18 anos de idade poderá ter acesso e obter a primeira CNH.

Para isso, é necessário procurar uma unidade do Departamento de Trânsito (o DETRAN) na cidade em que reside e obter mais informações para verificar os processos necessários para adquirir este documento.


Diferenças entre as categorias de CNH

Uma vez que existem diferentes modelos de veículos, é importante que o motorista possa aprender qual o sistema e as principais funcionalidades dos automotores para que consiga dirigir corretamente.

E para isso, existem diferentes letras e códigos da Habilitação, sendo A, B, C, D, F, ACC E MOTOR-CASA. Vamos conhecer a diferença de cada uma delas.

CNH categoria A

Para a CNH categoria A é permitida a condução dos veículos motorizados de duas ou três rodas, podendo ter ou não um carro lateral como, por exemplo, Motocicleta ou ciclomotor.

CNH categoria B

No caso da CNH categoria B é permitida a condução de veículos automotivos, desde que o peso bruto total não ultrapasse 3500kg ou ainda, que a lotação do mesmo não exceda a 08 lugares, isso sem contar com o lugar do motorista.

CNH categoria C

Existe ainda a CNH categoria C que é disponibilizada para os transportes de carga, desde que o peso não ultrapasse também a 3500kg.

Essa categoria é específica para trator de roda, trator de esteira, trator misto e também outros equipamentos de automotor, que são destinados para a movimentação de carga.

CNH categoria D

A Habilitação categoria D é destinada para ônibus e micro-ônibus e para isso, é importante que atenda a alguns requisitos, como ser utilizado no transporte de passageiros cuja lotação seja superior do que 08 passageiros, excluindo o motorista.

Neste caso para a utilização e condução do ônibus pode ser tanto para ônibus de linha, que seria o transporte coletivo, como ônibus fretado, que é exclusivo de uma determinada empresa.

As vans também se encaixam nesta categoria.

CNH categoria E

Para os veículos que possuem reboques acoplados, é destinada a Carteira de Motorista categoria E.

Neste caso, existe a necessidade de ter um veículo com a combinação de diferentes unidades, como a unidade que se enquadra nas categorias B, C ou D, desde que a unidade acoplada seja reboque ou semirreboque, seja articulada e tenha 6.000kg no seu peso bruto total.

Na categoria E também podemos encontrar o trailer como modelo de veículo.

CNH Categoria ACC

A resolução CONTRAN nº 315/2008 estabelece a equiparação dos veículos que são cicloelétricos aos veículos ciclomotores.

E para poder dirigir veículos como estes, é preciso adquirir a carteira na categoria “ACC”. É entendido como veículo ciclo-elétrico todo o veículo automotivo que possua duas ou até mesmo três rodas e que seja provido de motor de propulsão com a potência máxima de 4KW.

Um dos maiores objetos de desejo de muitas pessoas que tem o desenho de viajar pelo mundo e especialmente, aquelas que adoram dirigir por novos destinos, é o motor-casa ou “motor home”, como também pode ser conhecido.

CNH para motor home

Para poder dirigir um veículo deste modelo, é preciso ficar atento às principais exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para motor home de até 6 toneladas, pode ser utilizada a CNH categoria B.

Acima de 6 toneladas, deverá ser a categoria C, e caso o veículo tenha acima de 8 passageiros, poderá ser necessário tirar a Habilitação categoria D.

Agora que você já tem as principais informações sobre as categorias de CNH, está preparado para verificar qual a modalidade irá melhor se enquadrar na sua necessidade, e a partir disso, fazer a solicitação correta para este documento.


As informações foram úteis para você? Poderia avaliar o post com 5 estrelas ao final do texto? E se você tiver ideias, sugestões ou críticas sobre o post, deixe um comentário no final da página. Dessa forma podemos melhorar a qualidade do artigo.

Todas as categorias de CNH no Brasil
5 (100%) 1 voto