Onde fazer a renovação da CNH no interior de SP?

Saiba onde você pode fazer a renovação da CNH no interior paulista


Ainda me lembro do dia em que peguei a minha primeira CNH nas mãos. Morava no interior, tinha apenas 18 anos e tomei um ônibus até a autoescola.

Tanto a demora para o coletivo passar pela minha parada, quanto a vagareza para percorrer as ruas e avenidas, só fizeram explodir a ansiedade para que eu tivesse o primeiro encontro com ela.

Quando enfim cheguei ao meu destino, fui direto ao balcão e informei meu nome. Percebendo minha pressa, em poucos segundos a atendente abriu a gaveta da mesa de aço.

Lá estavam enfileiradas dezenas de carteiras, e então ela puxou a minha. Já era do modelo novo, cheia de cores e informações. E tinha minha foto e minha assinatura.

Daquele dia até hoje, precisei renovar minha Habilitação mais de um par de vezes. Da ocasião do primeiro vencimento, eu pensava que seria mais trabalhoso, que teria burocracia e aquela coisa toda.

Mas para a minha surpresa, todos os procedimentos foram rápidos. Em questão de 10 dias (ou até menos), já estava com CNH renovada por mais 5 anos.


Onde renovar a CNH em SP

Se assim como eu, você também mora no interior de São Paulo e precisa fazer a renovação da CNH, existem duas opções para realizar o serviço.

Uma delas é o Detran-SP, que vou falar mais adiante, e a outra é o Poupatempo. Vou abordar agora a segunda alternativa porque eu sempre recorri a este órgão para atualizar minha Habilitação.

Pois bem, atualmente o programa conta com quase 50 unidades no interior paulista. Verifique se a sua cidade possui um posto:

Além dos pontos de atendimento listados aqui, você também encontra unidades nas cidades da região metropolitana, no litoral e na capital.

Vale lembrar: para fazer a renovação da CNH no Poupatempo, é necessário realizar o agendamento prévio.


Fazer a renovação da CNH pelo Detran-SP

Também é possível fazer a renovação da CNH pelo Detran. Aliás, vale explicar: o Detran é responsável por emitir o documento em todo o Estado de São Paulo.

Os atendimentos realizados no Poupatempo são fruto de uma parceria entre os dois órgãos para facilitar o acesso aos serviços.

A vantagem do Detran-SP se dá pelo fato de ser mais abrangente em relação ao Poupatempo, ou seja, há mais unidades disponíveis para atender os motoristas do interior.


Quando renovar a CNH?

Existe uma série de informações desencontradas na internet a respeito da renovação da Carteira de Motorista.

Afinal, é verdade que eu posso dirigir com o documento vencido? A partir de qual data eu posso fazer a renovação? Posso ser multado se estiver com a CNH vencida?

Responder a essas dúvidas não é tão difícil quanto parece, então vamos lá.

Para todos os efeitos, você tem uma espécie de margem de segurança para renovar sua Habilitação. Isso quer dizer que é possível dirigir com ela vencida por até 30 dias.

Se por exemplo, você for parado em uma blitz e apresentar sua licença para dirigir dentro do período de 30 dias para renovar, o agente não poderá aplicar a multa.

Embora trata-se de uma ótima vantagem para nós motoristas, é sempre recomendável se programar para renovar o quanto antes.

Porque, acredite, mesmo com os 30 dias extra a que temos direito, é grande o número de pessoas que renovam a CNH somente após esse período.

Por falar nisso, se você é uma pessoa que gosta de se antecipar e não deixa nada para a última hora, anote essa informação.

A Carteira de Motorista pode ser renovada a partir de 30 dias antes do seu vencimento.

Portanto, se ela vence em 20/10/2019, por exemplo, você já pode iniciar os trâmites para atualizar o documento em 20/09/2019.

Se você achou as informações desse texto úteis, compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam ter acesso ao post.

Onde fazer a renovação da CNH no interior de SP?
5 (100%) 1 voto