Como Fazer Agendamento da 2ª via da CNH no Poupatempo

Saiba como fazer o agendamento para a 2ª via da CNH no Poupatempo; veja todos os documentos necessários e as taxas atualizadas; consulte o passo a passo para agendar pelo celular, pelo assistente Poupinha e pelo site oficial


A CNH, popularmente conhecida como carteira de motorista, é um documento essencial para a vida diária de muitos brasileiros. É graças a ela que as pessoas conseguem dirigir até o trabalho, buscar os filhos na escola e realizar muitas outras atividades.

Bem, eventualmente acidentes acontecem, e a Habilitação pode ficar inutilizável. Talvez ela seja perdida ou danificada, e de qualquer maneira, o dono do documento precisa fazer a segunda via.

Nesse contexto, muita gente demora para começar o processo de emissão porque fica confusa. É comum o cidadão não saber todo os procedimentos ou ter dúvidas sobre onde levar os documentos.

Inacreditavelmente, tirar a 2ª via da CNH é muito fácil e, para quem mora em São Paulo, pode ser feito no próprio Poupatempo. Quer saber tudo que precisa para conseguir sua segunda via? Preparamos um guia completo para você, então continue lendo.


Quem deve fazer a 2ª via da CNH?

Dirigir sem Carteira de Habilitação é um problema grave, especialmente quando um motorista é flagrado nessa condição por um fiscal de trânsito ou por um agente policial.

O cidadão que comete essa infração pode levar uma multa, ou até ter o veículo apreendido, até regularizar sua situação no Detran. Para evitar qualquer transtorno, o ideal (e recomendado) é portar sua CNH a todo momento.

Como é contra a lei dirigir sem habilitação, muitas pessoas precisam emitir a 2ª via da CNH para não perder esse direito. Especificamente, quem precisa fazer isso são aqueles motoristas que perderam ou danificaram sua Carteira de Motorista.

Para evitar ficar muito tempo sem o documento, é importante procurar o Poupatempo tão logo você tenha notado que a carteira for perdida, furtada ou danificada.

Apesar de pequenos danos na CNH não serem puníveis, ela precisa ter todas as informações legíveis, inclusive a foto.

Quem perdeu ou danificou a Carteira de Motorista, mas já está perto do período de renovação, pode optar por renovar. Em São Paulo, os dois procedimentos são realizados de maneira bastante eficiente no Poupatempo.


Agendamento no Poupatempo para tirar a 2ª via da CNH

Como Fazer Agendamento da 2ª via da CNH no Poupatempo

Precisa emitir a 2ª via da CNH? Então você também deve realizar um agendamento no site do Poupatempo. A reserva de atendimento é necessária para qualquer serviço realizado nos postos do órgão, e ajuda a agilizar os procedimentos e evitar filas longas.

Se você quer tirar seu documento no menor período de tempo, o ideal é entrar no site e agendar. É muito mais eficiente que ir ao Detran da sua cidade e aguardar na fila – sem contar que é bem mais organizado.

Como fazer o cadastro no site

Antes mesmo de fazer o agendamento para tirar a 2ª via da CNH, você deve se cadastrar no portal Poupatempo. É esse site que te dá acesso a todos os serviços de agendamento, além de informações sobre os atendimentos realizados pelo órgão.

O cadastro é rápido, simples e te ajudará a realizar até a renovação da CNH mais tarde.

O primeiro passo é acessar o portal Poupatempo pelo endereço www.poupatempo.sp.gov.br. Clique no botão de “login” localizado na página inicial. Na nova janela que será aberta, ignore os campos para realizar o login e clique na opção de “fazer cadastro”.

Para se cadastrar, você só precisará do seu número de CPF. Existem algumas opções que ajudam quem não tem CPF a fazer o agendamento, mas é bastante improvável que alguém que vá realizar a emissão de 2ª via de CNH não tenha esse documento.

Para prosseguir, abra a página de cadastro e digite seu número de CPF. Depois clique em “prosseguir cadastro” para completar suas informações pessoais.

O último passo será definir uma senha que você deve usar sempre que acessar o portal Poupatempo. O link para registrar a senha, bem como para ativar o cadastro, será enviado para o seu e-mail.

Como realizar o agendamento pelo site do Poupatempo

Guarde a senha que você criou durante o cadastro no Poupatempo, pois ela será útil em todas as outras vezes que você utilizá-lo.

Agora, volte para a página inicial do portal e clique no botão de “login”. Digite seu CPF e a senha e entre no portal para realizar seu agendamento.

Ao clicar no botão “agendamento” que fica em destaque na página inicial, você é redirecionado para uma nova página. Nela estão todos os serviços oferecidos pelo Poupatempo, entre eles serviços relacionados à CNH.

Note que existem diversos processos, incluindo renovação de CNH, 1ª habilitação, etc. Escolha a opção que diz: “CNH – 2ª via, CNH digital, CNH definitiva ou transferência intermunicipal de CNH na validade”.

Existe um detalhe importante aqui: só é possível realizar a emissão da 2ª via quando a CNH ainda é válida. Se sua carteira de motorista está vencida, você precisará fazer a renovação.

Ao clicar na opção de 2ª via de CNH, o site abre um aviso pedindo para conferir em quais postos o serviço é realizado. Para isso você deve clicar no link do “guia de informações” do Poupatempo.

Clique em “CNH 2ª via” e selecione seu local de residência, bem como onde a CNH está registrada. O site exibe todos os postos mais próximos que oferecem o serviço.

Sabendo onde você deve ir, agora chegou a hora de selecionar o tipo de agendamento: pode ser por CEP ou por data.

Se você escolher fazer o agendamento por local, escolha um dos postos do Poupatempo exibidos na página anterior.

Quem preferir fazer por data, pode escolher o dia em que quer fazer o atendimento. Defina a data e horário do atendimento e vá para o próximo passo.

Agora, basta confirmar suas informações pessoais e o tipo de serviço procurado.

Depois vá ao Poupatempo no horário marcado com todos seus documentos em mãos para conseguir tirar a 2ª via da CNH.

Como fazer o agendamento da 2ª via da CNH pelo celular

Alguém que goste de praticidade para seus serviços certamente já ouviu falar do aplicativo SP Serviços. Ele foi criado para transferir serviços importantes de agendamento para os celulares e facilitar a vida dos cidadãos paulistas.

Antes de conseguir acessar o SP Serviços, é preciso já ter cadastro no portal Poupatempo. A senha de acesso é a mesma registrada no site.

Você pode voltar um pouquinho no texto para realizar o cadastro se ainda não fez. Outra opção é realizar o cadastro diretamente no aplicativo.

Acesse a loja de aplicativos do seu Smartphone e faça o download do programa. Abra o app, faça login usando seu CPF e senha e busque a opção “agendamento”.

Na seção para agendar, só é preciso escolher a opção de emissão de 2ª via da CNH. Escolha o posto de atendimento, data e horário e confirme o agendamento. Após a confirmação, o app adiciona o compromisso à agenda do seu smartphone.

Como realizar o agendamento da 2ª via da CNH usando o Poupinha

Existe mais uma possibilidade para fazer o agendamento online. No site do órgão há a opção de realizar o serviço através do Poupinha, um assistente virtual.

Clique no ícone no canto inferior direito da página inicial do Poupatempo para dar início ao agendamento.

Digite a palavra “CNH” no chat e envie. O Poupinha te dará as várias opções de serviços relacionados à CNH que o Poupatempo oferece. Escolha a opção de 2ª via e digite o número da opção no chat.

Depois digite a data, horário e posto de atendimento onde quer fazer o serviço.

Para confirmar o agendamento, você também precisa digitar seu nome completo. No Poupinha você pode realizar o agendamento sem precisar de CPF.


Documentos para tirar a 2ª Via

Confira todos os documentos que você vai precisar levar ao posto do Poupatempo:

Situação A – se a CNH for solicitada pelo próprio habilitado

⇒ RG – original e cópia simples.

⇒ CPF – original e cópia simples.

⇒ Comprovante de residência – só é necessário caso o habilitado tenha se mudado do endereço que está cadastrado no Detran.SP.

Os comprovantes aceitos são:

– Contas de energia elétrica, água, gás e telefone: original e cópia simples OU segunda via emitida pela internet.

– Carnês do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), do ITR (Imposto Territorial Rural) e de condomínio: original e cópia simples.

– Correspondências recebidas de instituições financeiras públicas e privadas ou de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, da administração direta ou autárquica: original e cópia simples.

– Qualquer correspondência enviada pelos Correios: original e cópia simples. É aceita segunda via emitida pela internet se contiver endereço completo do cidadão e comprovação da postagem pelos Correios (carimbo ou selo).

– Contrato de locação de imóvel em vigência: original e cópia simples.

– Boletos emitidos pela internet (lojas on-line, vestibulares, mensalidades de cursos):  são aceitos se contiverem endereço completo do cidadão e comprovação da postagem pelos Correios (carimbo ou selo).

Caso o cidadão apresente Boleto sem comprovação de postagem e declare não possuir nenhum outro Comprovante de Residência aceito pelo Detran.SP, ele pode preencher a Declaração de Residência, conforme previsto na Lei Federal 7.115/1983.

Observações:

a) Deve estar em nome do habilitado.

– Caso não possua comprovante de endereço em seu próprio nome, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais, irmãos e filhos desde que seja apresentado documento original comprovando o seu parentesco ou estado civil (RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável).

– Em caso de imóvel alugado, será aceito comprovante em nome do proprietário do imóvel, desde que acompanhado de declaração simples constando que o interessado reside no imóvel. A veracidade da declaração está sob as penas da lei.

b) Ter sido emitido há 3 (três) meses;

c) Contendo o nome completo e o endereço completo (inclusive CEP, cidade e bairro);

d) O documento pode ser impresso da internet ou recebido dos Correios;

e) A cópia ficará retida.

⇒ Comprovante de pagamento – original.

⇒ Boletim de ocorrência – em caso de roubo ou furto da CNH.

Situação B – se a CNH for solicitada por um procurador

Documentos do habilitado

⇒ RG – original e cópia simples.

⇒ CPF – original e cópia simples.

⇒ Comprovante de residência – só é necessário caso o habilitado tenha se mudado do endereço que está cadastrado no Detran.SP.

⇒ Comprovante de pagamento – original.

⇒ Boletim de ocorrência – em caso de roubo ou furto da CNH.

Documentos do Procurador

⇒ Documento de identificação pessoal – original e cópia simples.

São aceitos:

a) Registro Geral (RG);

b) Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD);

c) Registro Nacional de Estrangeiro (RNE)*;

d) Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE)*;

e) Documentos de identidade militar emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica);

f) Documentos de identificação funcional emitidos pelas polícias federal e estaduais;

g) Documentos de identidade de conselhos ou ordens de classe, com foto;

h) Passaporte;

i) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

* Estrangeiros que já solicitaram o RNE ou a CIE, mas ainda não receberam o documento, devem apresentar:

I) protocolo com certidão qualificativa emitida pela Polícia Federal, em que conste o número definitivo e a validade do documento;

II) formulário preenchido e impresso do Sistema Nacional de Cadastramento de Registro de Estrangeiro (Sincre), obtido em https://servicos.dpf.gov.br/sincreWeb/.

⇒ Procuração – original

a) Por instrumento público (vigente) ou particular (com reconhecimento de firma por autenticidade ou semelhança, emitida nos últimos três meses);

b) Se procuração foi passada a advogado, não é exigido o reconhecimento de firma.


Taxas

Consulte nesta página as taxas atualizadas e as condições para fazer a segunda via da CNH no Poupatempo.


CNH gratuita em São Paulo

De acordo com a Lei Estadual nº 15.293, de 8 de janeiro de 2014, só é possível tirar a CNH gratuita em São Paulo nos seguintes casos:

1. Em situação de calamidade pública ou estado de emergência decretados no município de residência do cidadão habilitado.

2. 60 dias corridos após o término da situação de calamidade pública ou estado de emergência.

Como Fazer Agendamento da 2ª via da CNH no Poupatempo
5 (100%) 3 votos