Como fazer agendamento para renovação da CNH pelo celular

Neste post você vai poder conferir as informações para fazer o agendamento renovação CNH pelo celular, através do aplicativo SP Serviços; veja também os documentos necessários e as informações sobre pagamento


Para os motoristas que não desejam ter nenhum inconveniente ao dirigir, é importante verificar a data de renovação da CNH. Geralmente a cada cinco anos é necessário se organizar para realizar a renovação desse documento.

Caso a sua CNH já tenha vencido, pela lei você tem o direito de dirigir por até 30 dias corridos após o vencimento. Depois desse período, já não é mais possível utilizar o documento ou dirigir.

Segundo informado pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), no artigo 162 da Lei 9.503/97, Inciso V, é proibido dirigir um veículo com a validade da CNH vencida com um prazo superior de 30 dias.

Se um condutor for registrado nessas situações, a ação poderá ser considerada como infração gravíssima, e ter uma alta multa como penalidade.

A autoridade responsável poderá ainda realizar o recolhimento da Habilitação e do veículo, até a apresentação de um condutor que seja devidamente habilitado.

Por isso, verificar a data de expiração da Carteira de Motorista possui grande importância para que você consiga se organizar e agendar o quanto antes a renovação desse documento, que pode ser realizada a partir de 30 dias antes da validade.

Se você está nessa situação, veja o que fazer para agendar um horário e renovar a CNH através do aplicativo SP Serviços.


Como fazer o cadastro no aplicativo SP Serviços

Para fazer o agendamento de renovação da CNH através do aplicativo SP Serviços, você deverá realizar o download do app na sua loja de aplicativos.

Após instalar, você vai encontrar diversas opções de serviços do Governo de São Paulo que poderão ser utilizados conforme a necessidade.

Como precisaremos acessar o Poupatempo, na tela do seu smartphone clique no ícone do programa.

Na próxima tela, serão exibidos alguns campos para que você possa inserir seus dados e acessar a página seguinte.

Para fazer o seu cadastro, selecione a opção “QUERO ME CADASTRAR”. Em seguida, informe o seu CPF.

Na página a seguir, será necessário informar todos os dados pessoais, conforme solicitado.

Antes de finalizar o seu cadastro, não se esqueça de realizar login e senha. Assim as informações fiquem armazenadas e você possa acessar com os mesmos dados posteriormente.


Como fazer o agendamento para renovação da CNH pelo aplicativo SP Serviços Agendamento para renovação da CNH pelo aplicativo SP Serviços

Assim que você tiver o login de acesso para a plataforma do SP Serviços, acesse a opção desejada e selecione “novo agendamento”.

  • Se você deseja realizar a renovação da sua CNH, selecione a opção CNH – Renovação. Neste ponto é importante verificar se o exame médico será realizado dentro ou fora das unidades do Poupatempo;
  • Selecione a opção que melhor se enquadra no seu caso;
  • Escolha se deseja iniciar o seu agendamento pela data ou local de atendimento;
  • Caso deseje agendar primeiro pela data disponível, clique no ícone do calendário para verificar as datas disponíveis para o seu atendimento;
  • Selecionado a data, defina a unidade de sua preferência e logo depois o horário para poderá comparecer a unidade do Poupatempo;
  • Ao confirmar o horário, será exibido um aviso em sua tela. Você deverá verificar se a CNH está registrada na mesma cidade em que mora no Estado de São Paulo e também se sua CNH não está cassada ou suspensa;
  • Após verificar esses pontos de grande importância, você precisa confirmar os dados na tela do seu smartphone e clicar em “confirmar agendamento”.

Como funciona o pagamento para renovação da CNH no Poupatempo

Pagamento para renovação da CNH no Poupatempo

Para a realização desse serviço será necessário realizar o pagamento da taxa. Ele poderá ser realizado feito dinheiro ou cartão de débito de qualquer banco, nas unidades do Poupatempo.

Veja os valores referentes aos serviços de Habilitação aqui.

Se for necessário fazer o exame médico no posto do Poupatempo, o valor deve ser quitado somente em dinheiro.


Quais são os documentos necessários para a renovação da Habilitação no Poupatempo

Para que o seu atendimento seja realizado corretamente, será necessário apresentar alguns documentos. Confira a lista abaixo:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – Original e cópia;
  • Para os casos de furto, roubo, perda poderá apresentar via original e cópia do seu RG e CPF;
  • Comprovante de endereço, em nome do motorista e emitido há três meses, contendo endereço completo;
  • Laudo de exame toxicológico, para categoria C, D ou E;
  • Comprovante de pagamento.

Como cancelar o agendamento da renovação da CNH caso seja necessário

Se você não puder comparecer no horário agendado, ou caso precise cancelar por outro motivo, é possível seguir os passos abaixo para cancelar agendamento:

  • Na página inicial do aplicativo, selecione a opção “Agendamento”;
  • Localize o agendamento para renovação de CNH que você realizou;

Cancele ou faça altere a data do agendamento.

Como fazer agendamento para renovação da CNH pelo celular
5 (100%) 1 voto