Como funciona para tirar CNH categoria B

Veja neste texto o que você precisa fazer para tirar CNH categoria B; saiba também os veículos que podem ser guiados com essa modalidade de Habilitação, bem como o passo a passo para fazer as provas e os exames necessários


Se você está pensando em tirar a sua Carteira de Habilitação, ou mesmo mudar da categoria A para a B, saiba que é preciso ter uma atenção especial nesse ponto.

E para te ajudar na compreensão, vamos falar hoje sobre como funciona para tirar a CNH categoria B.

É importante ressaltar que, a partir do momento em que estiver com a sua Carteira, você deve guiar apenas os veículos que são permitidos pela modalidade indicada.

Dirigir uma moto com a CNH na categoria B, por exemplo, pode ser considerado como infração gravíssima, o que poderá trazer danos e dores de cabeça para a sua vida.


O que é possível dirigir com a CNH de categoria B

A categoria de CNH “B” é direcionada para que o motorista possa dirigir carros comuns. No entanto, existem outros modelos de veículos que também poderão ser conduzidos, dentro dessa categoria.

Confira agora o que o CTB – Código de Trânsito Brasileiro nos diz, com relação a categoria B.

Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista.”

Uma das perguntas mais frequentes sobre a Habilitação de categoria B está relacionada à condução de Van. Afinal, uma pessoa que tem carteira B, pode conduzir van?

A resposta para isso é sim. No entanto, é preciso verificar a quantidade de lugares. Como vimos acima, não é permitido ultrapassar a quantidade de nove assentos.

Portanto, se você tem ou precisa dirigir uma van de até 9 lugares, pode realizar esta atividade tranquilamente com a sua CNH categoria B.

Agora, se passar disso, é preciso atualizar a sua carteira com outra categoria que permita realizar o transporte de um número maior de pessoas.

Além de vans e carros, como já estamos acostumados, a CNH categoria B também permite que os motoristas possam conduzir tratores de roda e equipamentos automotores destinados para a realização de trabalhos agrícolas, conforme indicado pelo artigo 144 do CTB.


Quais são os requisitos para fazer a CNH categoria B

Como funciona para tirar CNH categoria B

Especialmente para as pessoas que irão tirar a sua carteira de motorista pela primeira vez, é normal que surjam diferentes dúvidas com relação a este processo.

Até mesmo por isso, a pesquisa por informações corretas é grande.

Confira agora alguns dos principais requisitos, para que você consiga tirar a sua CNH na categoria B.

  • Saber ler e escrever;
  • Ter 18 anos completos.
  • Apresentar comprovante de residência, no mínimo dos últimos três meses no mesmo endereço.
  • Apresentar via original e cópia do RG e CPF, devendo estar em bom estado de conservação.

Quais são os procedimentos para fazer a CNH categoria B

Para obter a CNH na categoria B, você precisa se matricular uma autoescola, também chamada de Centro de Formação de Condutores (CFC).

A partir disso, serão marcados aulas, exames e provas para que você confirme que está apto a dirigir um veículo. Confira a ordem correta dessas etapas.

  1. Avaliação psicológica;
  2. Curso teórico prático;
  3. Exame teórico técnico;
  4. Aulas em simulador de direção veicular;
  5. Curso de prática de direção veicular;
  6. Exame de direção.

Assim que for aprovado em todos os exames e testes que deverão ser realizados, você poderá ter acesso a sua CNH B, depois de aguardar o período necessário.

É preciso que o aluno da autoescola realize os exames práticos em veículo próprio da instituição.

Para os alunos que reprovarem em alguma das avaliações, será necessário pagar uma nova taxa e realizar um novo exame, até que ele seja aprovado e demonstre aptidão para conseguir guiar corretamente um veículo.


Quanto tempo leva para tirar a CNH?

O aluno pode completar todos os procedimentos necessários para obter a sua CNH em um período de 3 a 4 meses, desde que seja aprovado nos exames e provas.

A partir da data em que for aprovado na prova prática, é preciso aguardar o período de cinco dias úteis para receber a CNH provisória, também conhecida como 1ª Habilitação ou Permissão para Dirigir.


O que acontece se o motorista for multado no período da Permissão para Dirigir da categoria B

É de extrema importância que o motorista que recebeu a sua carteira provisória não cometa nenhum tipo de infração no trânsito, pois pode ele correr o risco de perder a Carteira Provisória e ficar impedido de receber a CNH definitiva.

Isso poderá acontecer nas seguintes situações:

  • Se o motorista receber uma infração grave;
  • Se o motorista receber uma infração gravíssima;
  • Se o motorista receber mais de uma infração média.

Caso o motorista seja pego dirigindo veículo que não esteja de acordo com a sua categoria e permissão para direção, poderá receber uma infração gravíssima e penalidade de multa quando isso acontecer por duas vezes.

Em casos mais graves, o condutor pode até mesmo receber a medida administrativa de retenção do veículo até a correta apresentação de condutor habilitado.

No caso de receber uma multa, ela poderá atingir o valor de R$586,94. Este valor será o mesmo para todos os casos em que o motorista dirija um veículo ao qual não está corretamente habilitado, além de gerar 7 pontos na carteira.


Após obter a CNH “B”, quais são os procedimentos para obter a CNH das categorias C, D e E

Para que um motorista consiga tirar outras categorias de CNH, seja C, D ou E, é preciso antes de tudo que ele tenha primeiramente a carteira B para depois iniciar os procedimentos para outras modalidades.

Conforme informado pelo artigo 145 da CTB, é preciso cumprir no mínimo duas exigências para conseguir solicitar a alteração da categoria B para outra categoria na sua CNH: ser maior de vinte e um anos e já estar habilitado.

Para que você consiga dar entrada na sua solicitação e realizar todos os procedimentos conforme a exigência e necessidade de cada etapa, é preciso também verificar os valores das taxas de cada um dos procedimentos.

Caso você já tenha a Habilitação “A”, realize as etapas solicitadas pelo Detran e depois faça o agendamento CNH para adição de categoria.

Veja todos os procedimentos para adicionar uma nova categoria à sua Carteira de Motorista:


As informações foram úteis para você? Poderia avaliar o post com 5 estrelas ao final do texto? E se você tiver ideias, sugestões ou críticas sobre o post, deixe um comentário no final da página. Dessa forma podemos melhorar a qualidade do artigo.

Como funciona para tirar CNH categoria B
5 (100%) 1 voto