Como funciona para tirar CNH categoria A

Neste artigo nós explicamos como funciona para tirar CNH categoria A; veja o passo a passo do processo e saiba também o que você precisa fazer caso queira adicionar uma nova categoria na sua Habilitação


Para muitas pessoas é um verdadeiro sonho, e para outras já é uma grande necessidade ter a carteira de motorista.

Independentemente da situação, é normal surgir algumas dúvidas durante esse processo, especialmente para aquelas pessoas que irão fazer a Habilitação pela primeira vez.

E por isso, vamos mostrar hoje as principais informações para você entender quem pode tirar a CNH categoria A.

É preciso saber corretamente qual a sua necessidade, para que seja possível adquirir a carteira de motorista de acordo com aquilo que você precisa, podendo ser para passeio ou mesmo para o trabalho.

Ter a categoria de CNH adequada é importante especialmente para não infringir nenhuma lei. E no caso de dirigir um veículo sem a carteira correta, pode ser considerado como infração gravíssima.


O que é possível dirigir com a CNH de categoria A

De acordo com o art. 143 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro – a carteira de motorista obtida na categoria “A” pode guiar os veículos que possuam duas ou três rodas, como é o caso de motocicletas, ciclomotores, motonetas e também os triciclos.

Na Câmara dos Deputados existe um projeto de lei, para que sejam criadas subcategorias para que o condutor possa ter acesso a apenas determinado tipo de motocicleta.

A categoria A poderá ser classificada de três modos, sendo A1, A2 e A3. Para as motocicletas de até 300 cilindradas é A1, para até 700 cilindradas A2, e A3 para todas as motos, independentemente da cilindrada que possuem.


Requisitos para fazer a CNH categoria A

Para que você possa dar entrada e conseguir adquirir o conhecimento necessário para dirigir a sua moto, é preciso realizar algumas etapas indispensáveis.

Confira agora quais são os principais requisitos para conseguir tirar a sua Habilitação categoria A:

  • Ser brasileiro;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identidade (RG);
  • Possuir CPF;
  • Realizar a solicitação para a categoria desejada no órgão relacionado ao direitos e deveres do trânsito, da cidade em que reside.

Procedimentos para fazer a CNH categoria A

Como funciona para tirar CNH categoria A

É preciso participar das aulas em uma motoescola que seja devidamente qualificada pelo Contran do seu estado.

A partir disso, o cidadão deve realizar as provas teóricas e práticas para comprovar a obtenção dos conhecimentos necessários, e assim, adquirir a habilitação para dirigir.

Além das provas, é preciso realizar também exames como, por exemplo, o exame psicotécnico, para comprovar o estado regular de sua saúde.


Quanto tempo leva para a CNH categoria A ficar pronta

Como explicado acima, existem diferentes procedimentos que são necessários para que uma pessoa possa iniciar e concluir todos os processos necessários para receber a carteira de habilitação.

É preciso realizar todas as aulas teóricas e práticas, bem como os exames teóricos e práticos. Todas essas atividades podem sem concluídas em um período de 3 a 4 meses.

Caso seja aprovado, o condutor recebe a carteira provisória, também conhecida como Permissão para Dirigir.

Após o término do período da Permissão, que corresponde a 1 ano, finalmente o Detran emite a CNH definitiva.

A partir da data da emissão da carteira definitiva, o motorista deve fazer a renovação Habilitação deverá ser renovada a cada cinco anos.


O que acontece se o motorista for multado no período de Permissão para Dirigir?

Existe uma grande importância de que você dirija apenas o veículo que está habilitado, com a correta descrição em sua CNH.

Esta obrigatoriedade se encontra presente no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), e caso seja descumprida, é considerada como multa gravíssima, que pode trazer diversos transtornos, incluindo até mesmo a suspensão da Habilitação, além de uma multa em alto valor.


Após obter a CNH A, quais são os procedimentos para a pessoa obter a CNH categoria B

Após receber a Habilitação categoria A definitiva, você pode iniciar os procedimentos para fazer a adição de categoria CNH, no caso a modalidade B.

Agora vamos mostrar a você quais são os passos necessários para obter a CNH na categoria B depois de adquirir a categoria A:

  • Dar entrada da sua solicitação na autoescola apresentando os documentos necessários. Assim que esta primeira etapa for concluída, os exames e curso já serão agendados, pelo profissional responsável.
  • Apresentação do comprovante de residência atual (de preferência últimos 3 meses)
  • Realizar o exame psicotécnico com um psicólogo que seja credenciado pelo DETRAN.
  • Realizar exame médico, através de junta médica que seja credenciado pelo DETRAN.
  • Realizar curso prático de direção veicular de 15 horas, para a categoria B, que é a categoria desejada.
  • Realizar o teste final para comprovar as habilidades de direção. O teste deverá ser realizado em pátio próprio e vias públicas.

Agora que você já sabe quais são os principais procedimentos e como deve solicitar a sua CNH, já pode se preparar para adquirir este documento de acordo com as normas do seu estado, e assim, poder dirigir por aí aproveitando mais o tempo para passear com alguém, ou mesmo para trabalhar e ter mais oportunidades para você.

As informações foram úteis para você? Poderia avaliar o post com 5 estrelas ao final do texto? E se você tiver ideias, sugestões ou críticas sobre o post, deixe um comentário no final da página. Dessa forma podemos melhorar a qualidade do artigo.

Como funciona para tirar CNH categoria A
5 (100%) 1 voto