Onde fazer segunda via de RG na Região Metropolitana de SP?

Confira neste texto informações atualizadas para tirar a segunda via RG na Região Metropolitana de São Paulo


Mês passado um colega de trabalho que mora em Guarulhos me questionou se ele precisava fazer a segunda via do RG, mesmo que ainda estivesse com a primeira via bem conservada.

Eu não soube responder porque, desde que tirei a minha CNH, nunca mais precisei sair com a minha Identidade. Eu sempre mostro a Habilitação para me identificar, e o meu RG ainda é do tempo de criança.

Mas essa dúvida ficou “martelando” a minha cabeça, e logo puxei o celular para saber melhor essa história da Carteira de Identidade.

Vou deixar aqui tudo o que aprendi, mas para adiantar o assunto, é recomendável fazer a nova via do RG a cada 10 anos.

Como ele mora em Guarulhos, meu colega foi direto no Poupatempo da cidade. O programa tem postos espalhados em todo o Estado de São Paulo, mas se você mora na Região Metrolitana, pode procurar uma das unidades abaixo:


Quando é necessário atualizar o RG?

Imagino que muita gente também se pergunta se o RG tem data de validade ou algo parecido, então resolvi fazer esse post para ajudar quem está precisando.

A verdade é que, mesmo que não exista um prazo de validade, não é recomendável ficar com a Identidade desatualizada.

A gente não costuma ligar muito para isso, mas não faz muito sentido andar por aí com um documento que mostra nossa foto na época da infância, não é mesmo?

Por isso, se o seu RG estiver nessas condições, procure o quanto antes um Poupatempo para fazer a segunda via. Ficar com um RG desatualizado pode trazer alguns problemas indesejáveis, por isso vale muito a pena tirar um novo.


O que pode acontecer se você estiver com o RG desatualizado?

Você tem planos de viajar para fora do Brasil? Então é bom se ater a essas informações importantíssimas. Se você não tiver passaporte, é bem provável que seja impedido entrar até mesmo nos países vizinhos.

Se o destino for Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai ou Venezuela, você precisa apresentar um RG emitido há menos de 10 anos. Caso contrário, a companhia aérea pode não aceitar o documento.

Já se você precisar tirar passaporte, a regra é quase a mesma. Caso a Polícia Federal julgue que a sua foto é muito antiga e não seja possível te identificar, você vai precisar fazer uma versão atual da Identidade.

Além dos aeroportos e alfândegas, existem outros órgãos que estão exigindo o Registro Geral atualizado para realizar transações e registros.

Se você precisar realizar algum serviço em cartório, por exemplo, será necessário mostrar uma Identidade emitida há menos de 10 anos.

Para evitar fraudes, os bancos também pedem o RG atualizado para realizar transações mais específicas.

O INSS é outra instituição que tem apertado o cerco contra os documentos desatualizados. Para atender às solicitações dos segurados, a organização também pede uma Carteira de Identidade mais recente.

Portanto, evite correrias de última hora. Faça o agendamento para 2ª via do RG no Poupatempo e fique com seu documento atualizado. Não demora quase nada e você recebe a nova versão em poucos dias.

Onde fazer segunda via de RG na Região Metropolitana de SP?
5 (100%) 1 voto