Como fazer RG no Piauí

Veja como funciona o passo a passo para tirar RG Piauí e consulte informações sobretaxas e documentos necessários.


emissão da carteira de identidade no Piauí é feita pelo seu Instituto de Identificação e pode ser para qualquer cidadão, inclusive em casos de segunda via.

Os menores de idade que precisarem tirar o documento têm de estar com seu responsável legal e este com o documento de tutela ou com a certidão de nascimento do menor.

Se for a primeira via da carteira de identidade, o governo solicita duas fotos 3×4, certidão de nascimento, CPF (opcional) e comprovante de residência.

Para segunda via, a pessoa precisará levar todos os documentos supracitados e também um boletim de ocorrência, quando a carteira de identidade anterior foi furtada,roubada ou perdida.

A Polícia Civil do Piauí tem um site para registro de ocorrências: http://dv.pc.pi.gov.br/index.php. O cidadão o precisará imprimir o B.O e levá-lo no diada emissão do novo documento.


É necessário agendamento para tirar carteira de identidade no Piauí?

Muitos postos de identificação do país exigem que o cidadão faça um agendamento para emitir o RG.

Entretanto, não há necessidade disso no posto de identificação do Piauí: basta a pessoa se dirigir a uma unidade com os documentos e requisitar uma senha.

É muito importante ir o mais cedo possível, já que as senhas para emissão de RGpodem acabar.


Documentos necessários para fazer RG no Piauí

Para a primeira vez que o documento é feito, a pessoa precisará mostrar:

  • Cópia do CPF (se tiver);
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento.

Para os menores de dezoito anos, o responsável legal deve estar junto e mostrar os seus documentos, inclusive o de guarda (para casos de adoção, por exemplo).

Na segunda via, o posto de identificação do Piauí vai solicitar:

  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • CPF (se tiver);
  • Comprovante de residência;
  • Boletim de ocorrência.

Os cidadãos têm de lembrar de levar uma cópia dos documentos e a original; quem não possuir mais os documentos originais ou não quiser leva-los pode usar uma cópia autenticada.

Todos os comprovantes de residência devem ter sido emitidos em até três meses.

Nos casos de mudança de estado civil, basta levar o comprovante de residência, o comprovante de situação civil (certidão de casamento ou averbação de divórcio).

Em qualquer circunstância, duas fotos 3×4 deverão ser fornecidas pelo cidadão, coma observância de que elas sejam atuais.

Para que o posto de identificação aceite essas fotos, as pessoas retratadas não podem usar adereços de cabeça, maquiagem muito forte, óculos de sol, colares ou brincos extravagantes, regata ou tomara que caia.

Sabe-se que há condições médicas que fazem com que a pessoa tenha de utilizar um chapéu, uma máscara de oxigênio ou coisas parecidas. Se for o caso, será obrigatório ter o laudo médico para justificar.


Taxas para fazer a carteira de identidade no Piauí

taxa é cobrada apenas quando se trata da segunda via da carteira de identidade e a guia de pagamento pode ser gerada diretamente no posto de identificação.

Além disso, dá para o cidadão usar o site da Secretaria da Fazenda para emiti-la:

  • Acessa-se http://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb/;
  • Localiza-se a parte“Emissão de DAR – outros órgãos” e clica-se em “taxas”;
  • Em seguida, é necessário colocar o código da Secretaria de Segurança Pública, que é 121037;
  • Clica-se em“Avançar”;
  • Uma lista aparecerá e o cidadão tem de clicar no que se referir a “não inscrito”. É possível que não se veja essa opção “de cara”, sendo importante ler toda a lista;
  • Colocam-se os dados pessoais;
  • O site da Sefaz fará a conta da taxa, cujo preço básico é R$ 16,00. Para contabilizar os impostos, é só a pessoa colocar o mês e o ano no qual está pedindo o documento;
  • Clica-se em“Avançar”.

Quando a guia de recolhimento para a carteira de identidade estiver paga, a pessoa tem de apresentar o comprovante para então começar os trâmites para o RG ser confeccionado.

É um pouco complicado encontrar a opção correta na lista da Sefaz e também há cidadãos que não conseguem usar a calculadora de impostos para saber o valor da segunda via.

Quem tiver essa dificuldade ou qualquer outra pode se dirigir à Secretaria da Fazenda para ser ajudado.


Quem paga a guia de recolhimento tem prazo para fazer o RG no Piauí?

Ofato de não haver agendamento no Piauí deixa os cidadãos mais livres para ir ao posto de identificação quando puderem e sem o risco de ficarem “suspensos”:isso acontece em outros Estados, quando a pessoa agenda a carteira de identidade, falta e não dá justificativa.

Tratando-se do Piauí, a pessoa pode emitir a guia de recolhimento e ir ao posto de identificação quando quiser para pagá-la e fazer o RG.

A observação é que essa guia tem prazo de validade, como qualquer boleto: se ela vencer, será preciso usar o site da Sefaz novamente.

Como fazer RG no Piauí
5 (100%) 1 voto