Como fazer RG em Mato Grosso

Neste artigo nós explicamos o passo a passo para fazer RG Mato Grosso; veja também os documentos necessários para emitir o documento e consulte o valor da taxa


A carteira de identidade mais conhecida como RG – Registro Geral é o principal documento de identificação usado em território nacional.

Por esta razão você descobre nesse texto como fazer carteira de identidade em Mato Grosso.


Passo a passo para fazer agendamento de RG em Mato Grosso

Como fazer RG em Mato Grosso

A emissão do RG em Mato Grosso é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso – SESP.

O órgão oferece o serviço de agendamento online para o cidadão reservar um horário de atendimento para emitir a Identidade.

Veja como agendar:

1. Acesse a página da SESP do Mato Grosso.

2. Logo ao entrar no portal, você vai visualizar diversos serviços que entidade oferece, o primeiro deles é “Documento de Identidade”.

3. Na nova página, haverá duas opções:

A primeira é “Consultar Pedido de RG”, que permite acompanhar a situação atual da confecção da sua Carteira de Identidade. Essa opção exige a digitação do número do protocolo que você recebe quando faz a solicitação do RG.

A segunda alternativa e a que deve interessar a você no momento é a de “Solicitar RG”.

Esse serviço dispõe de um pré-cadastro necessário para agilizar o seu atendimento para emitir a primeira ou a segunda via da Carteira de Identidade Mato Grosso.

4. Após clicar em “Solicitar RG”, é exibido um formulário para preencher seus dados pessoais, bem como data e horário para o atendimento da Carteira de Identidade Mato Grosso.

É imprescindível que você insira todos os dados com o máximo de cuidado possível, pois erros podem futuramente gerar algum tipo de transtorno.

5. Quando finalizar o processo, clique em “Cadastrar”.

Após essa etapa, serão apresentados os documentos que você deverá levar no dia do atendimento.


Documentos para fazer RG em Mato Grosso

Entre os documentos que você precisa apresentar para fazer o RG estão:

  • Certidão de Nascimento (se você for solteiro/solteira)
  • Certidão de Casamento (se for casado/casada no civil)
  • Uma foto 3X4 (com sua aparência atual); o fundo deve ser branco e você precisa estar vestido/vestida com roupas que não deixem a região do colo descobertas, como regatas ou blusas tomara que caia.

Os cidadãos solteiros, casados e viúvos deverão apresentar a Certidão original e legível ou uma cópia autenticada por tabelionato.

Para pessoas que são separadas judicialmente e divorciadas, será solicitado Certidão de Casamento original e legível com a respectiva averbação ou cópia autenticada por tabelionato

Quanto aos naturalizados, a Certificado de Naturalização Brasileira deve seguir os mesmos parâmetros das outras certidões, ou seja, deve ser original e legível ou cópia autenticada por tabelionato.

Como fazer RG em Mato Grosso com número do CPF

Se você quiser incluir o número do Cadastro de Pessoa Física no RG, leve seu CPF ou um documento da Receita Federal no dia do atendimento. Dessa forma, a inclusão do número será feita na sua Identidade.


Pagamento da carteira de identidade em Mato Grosso

A primeira via não exige que o cidadão faça pagamento de nenhum valor, no entanto, para a emissão da segunda via RG Mato Grosso, é necessário pagar uma taxa de R$ 68,15.

Vale lembrar que essa quantia pode passar por alterações conforme o valor vigente da UPF.

Lembre-se de levar o comprovante de pagamento no dia do atendimento para emitir a Identidade.


Locais da Politec para fazer Identidade

Fazer RG Mato Grosso

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, que é o órgão emissor do RG, tem diversas unidades espalhadas pelo estado, como os postos da Politec MT.

Quando você realiza o pré-cadastro no site da SESP, já é possível verificar em qual local deve levar a documentação.

No portal da SESP Mato Grosso você pode consultar a informação sobre as unidades que emitem a Identidade.

Neste site, você tem a possibilidade de fazer a consulta pelo nome da unidade ou pelo munícipio.

Desse modo, é possível descobrir quais são unidades mais próximas, além dos telefones para contato.


Como consultar a situação do RG MT

Para consultar se o seu RG está pronto, basta seguir as orientações:

1 Acesse a página da SESP de Mato Grosso.

2 Na página inicial do site, clique na opção “Documento de Identidade”.

3 Em seguida, clique em “Consultar Pedido de RG”.

4 Digite o número de protocolo para realizar a consulta.


Como retirar a nova via carteira do RG em Mato Grosso

O RG Mato Grosso pode ser retirado pelo próprio cidadão solicitante ou por outra pessoa. Se você mesmo for buscar o documento, basta apresentar o protocolo do atendimento.

Para que um terceiro possa pegar sua Carteira de identidade, além de portar o protocolo, ele também precisa estar com um documento de identificação civil com foto.


As informações foram úteis para você? Poderia avaliar o post com 5 estrelas ao final do texto? E se você tiver ideias, sugestões ou críticas sobre o post, deixe um comentário no final da página. Dessa forma podemos melhorar a qualidade do artigo.

Como fazer RG em Mato Grosso
5 (100%) 1 voto