Como fazer agendamento de RG no Ceará

Confira o passo a passo e veja os procedimentos para fazer agendamento RG Ceará

O agendamento para emissão de 1ª ou 2ª via de carteira de identidade (RG) sempre foi uma só complicação burocrática desnecessária.

Felizmente,o estado do Ceará passou a implementar um novo sistema de agendamento e emissão desse documento, que é o Vapt Vupt.

Esse novo sistema permite uma nova facilidade e celeridade no processo de agendar esse tipo de compromisso burocrático.

Instaladas desde o dia 5 de março de 2018, as unidades do Vapt Vupt trazem a nova disponibilidade de agendamento eletrônico, via internet, para a emissão do documento de identidade.

Entre as unidades atualmente disponíveis para esse serviço, temos duas em Fortaleza (nos bairros de Antônio Bezerra e Messejana), e duas em cidades do interior, quais sejam, Juazeiro do Norte e Sobral.

Nas palavras de Tadeu Lustosa, o Coordenador de Cidadania da Secretaria de Justiçado Estado (Sejus), a nova modalidade digital de atendimento aumentará a celeridade do atendimento.

Segundo ele, a Sejus pretende trazer tranquilidade e comodidade para o cidadão na procura dos serviços, além de diminuir as filas das unidades do Vapt Vupt, uma vez que o cidadão chega por lá com um horário marcado e definido de atendimento.

Por fim,Lustosa sinaliza ainda que o agendamento online do atendimento para emissão doRG é apenas o começo, e a Sejus tem estudado a expansão dos agendamentosdigitais para outros serviços burocráticos.


Como agendar RG no Ceará pelo Vapt Vupt?           

Como agendar RG no Ceará pelo Vapt Vupt?

O agendamento de emissão de RG nas mencionadas cidades do estado do Ceará poderá ser feita pela internet, através do site oficial do sistema Vapt Vupt, sob domínio eletrônico da Sejus.

O cidadão pode, seguindo o passo a passo constante no site, marcar um atendimento em unidade do Vapt Vupt pela via online, quer pelo site, quer pelo aplicativo para smartphone.


Cadastro no Vapt Vupt

Em primeiro lugar, a pessoa precisa ter um cadastro no site. Caso não tenha esse login, pode se cadastrar rapidamente na aba “Faça seu Cadastro”, fornecendo dados pessoais como nome, nome da mãe, data de nascimento e CPF, além de uma senha de acesso à conta.

Se for ocaso de 2ª via de RG, o número do documento deve ser informado, bem como o órgão emissor e o estado.

Para concluir o cadastro, o cidadão deve fornecer um e-mail para servir de login à sua conta, além de outras informações opcionais como telefone, endereço e CEP.


Agendamento no Vapt Vupt

O próximo passo é, munido de um login e senha de acesso, entrar no serviço de agendamento.

Em seguida, o cidadão deve escolher a unidade e o horário de atendimento, conforme disponibilidade, e qual o serviço desejado, seja emissão da 1ª ou 2ª via do RG.Já no momento do agendamento online, será informado ao usuário os documentos necessários para a emissão escolhida.

Depois de confirmar as informações oferecidas, o usuário confirma o agendamento e conclui o procedimento.

É importante o cidadão anotar a senha alfanumérica que aparece no final do agendamento na internet, comparecendo na no local e na data informados.


Agendamento presencial para tirar RG no Ceará

O sistema Vapt Vupt da Sejus ainda não se encontra devidamente implementado namaioria das cidades do estado de Ceará.

A bem da verdade, boa parte dos municípios do estado ainda dependem do agendamento físico do procedimento.

A demais,alguns municípios próximos à capital Fortaleza, incluindo as cidades da região metropolitana, e cidades vizinhas aos municípios de Juazeiro do Norte e Sobral,podem se valer dos serviços de agendamento online e de emissão do RG nas unidades do Vapt Vupt, tendo que arcar com os custos do deslocamento, caso queiram contar com a celeridade do novo sistema.

De resto, o agendamento da emissão do RG, tanto a 1ª quanto a 2ª via do documento,no restante das cidades não cobertas pela nova política burocrática da Sejus ainda é feito da maneira antiga e analógica, devendo o cidadão se informar quanto ao procedimento antigo caso viva em algum dos municípios que ainda não se integraram ao sistema digital e que não contam com as unidades de pronto-atendimento do Vapt Vupt.


Onde tirar 2ª via do RG no Ceará?

Sendo assim, os habitantes da cidade de Fortaleza podem contar com as duas unidades do Vapt Vupt até agora instaladas nos bairros de Antônio Bezerra e Messejana para tirar a 2ª via de seu RG.

Quem vive nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte também gozam dessa nova facilidade. O horário de funcionamento dessas unidades é padrão, e vai das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O sistema Vapt Vupt conta hoje com a oferta de atendimento relativos a Cagece e Detran, consultas ao SPC, Cadastro Único (que trata da inclusão no Programa Bolsa Família), emissão de carteira de estudante, solicitação de seguro-desemprego e, é claro, a emissão do documento de identidade em sua 1ª ou2ª vias, além de outros serviços prestados.

Como fazer agendamento de RG no Ceará
5 (100%) 1 voto