Como fazer agendamento de RG em Alagoas

Confira todos os procedimentos para fazer o agendamento RG Alagoas; veja também as informações sobre taxas e documentos


É sabido que a carteira de identidade é um documento básico para as pessoas em qualquer lugar do país, inclusive se elas são de Alagoas.

Ter um documento de identidade é uma das condições para marcar consultas no Sistema Único de Saúde, para pedir benefícios sociais e previdenciários, para fazer crediários e outros.

Ao mesmo tempo, esse é um dos documentos que os brasileiros mais perdem, mas é muito fácil de ter outra via: em Alagoas, por exemplo, basta procurar pela Secretaria de Segurança.

Ninguém paga a emissão da primeira via, ainda que seja emitido por uma pessoa já adulta.

Entretanto, a segunda via é paga e só há isenção para quem é idoso ou assinar documento que confirme situação de incapacidade financeira.

Os alagoanos são atendidos pela Secretaria de Segurança durante o ano todo e o documento é aprontado rapidamente.

Mesmo assim, as pessoas que precisam dele para registro em concurso, tratamento médico e outras situações urgentes podem ter o RG ainda mais rapidamente.


Passo a passo para fazer RG em Alagoas

Agendamento RG Alagoas

Os alagoanos que precisarem de outra via da carteira de identidade têm de acessar o site da Secretaria de Segurança Pública do Estado e informar seu CPF.

Caso ainda não seja cadastrado, o usuário deve fazer um rápido cadastro informando nome completo, e-mail, telefone, celular e senha de acesso ao sistema.

Após se cadastrar e selecionar o agendamento RG Alagoas, o cidadão deve selecionar na tabela de agendamentos o dia, horário e local para emitir o documento.

É necessário prosseguir até o final dos procedimentos para que o agendamento seja confirmado.


Regras para fazer RG em Alagoas

Com isso, a tabela de agendamentos da Secretaria de Segurança será mostrada e a pessoa terá a possibilidade de escolher quando fazer o RG.

A foto 3×4 é indispensável e o cidadão não pode estar usando blusa “tomara que caia”, bonés ou regatas. Se for necessário o uso de lenço ou qualquer outro adereço por questões médicas, vai ser preciso ter um documento do especialista em questão.

Ainda sobre a foto para a carteira de identidade, ela tem de ser colorida, não pode haver data e é importante que ela seja digital.

Quem estiver fazendo a segunda via porque foi roubado, furtado ou perdeu o documento terá de possuir um Boletim de Ocorrências, sendo essa uma obrigatoriedade.

Se o motivo da segunda via é má conservação do RG ou a sua desatualização, é recomendado que esse documento seja mostrado ao atendente.

Além dos documentos referentes a essas condições especiais, os alagoanos terão de levar comprovante de residência, CPF, certidão de casamento ou nascimento e comprovante de pagamento da taxa. No caso de o alagoano que pede a segunda via ser menor de idade, o seu responsável legal também terá de ir à Secretaria de Segurança com os documentos pessoais.


Taxas para fazer RG em Alagoas

Quem emite a primeira via do RG não tem nenhuma taxa cobrada.

Já o valor para a segunda via da carteira de identidade é R$ 25,00, reforçando-se que as pessoas já idosas não precisam pagar, assim como têm isenção aquelas que atestam à Secretaria de Segurança que estão em condição de pobreza.

Os alagoanos que fizeram uma nova carteira de identidade e perceberam que algo foi digitado errado também podem pedir mais um documento sem pagar nada, desde que essa requisição seja em até três meses.


Fazer RG em Alagoas no Instituto de Identificação

O Instituto de Identificação de Alagoas é mais um lugar no qual os cidadãos podem fazer documento de identidade.

O contato telefônico é o 3315 3109 e ele está na Rua Cincinato Pinto, no número 143, no Centro da capital; ele funciona entre as 7h e as 16h.

Alagoas também tem outros postos do Instituto de Identificação na capital. Um deles é o Já Shopping Farol, cujo contato telefônico é 3315 1425; ele fica na Avenida Fernandes Lima, no número 2.251, no bairro Farol.

Outra unidade disponível para os alagoanos é a Já Maceió Shopping, que se pode contatar pelo 3315 2773. Ele se localiza na Avenida Gustavo Paiva, no número 2.990, no bairro Mangabeiras.


É possível tirar RG em Alagoas pela internet?

Muitas pessoas, não somente em Alagoas, questionam se não é possível fazer a emissão do documento de identidade pela Internet.

A ideia seria que os formulários do Instituto de Identificação fossem preenchidos virtualmente e o documento chegasse via Correios.

Esse tipo de procedimento ainda não existe em nenhuma parte do Brasil.

Isso significa que todos, dentre os quais os alagoanos, precisam comparecer aos postos pessoalmente e fazer a documentação, retornando para busca-la.

Vale dizer que a carteira de identidade que não é procurada em três meses tende a ser descartada.

Como fazer agendamento de RG em Alagoas
5 (100%) 1 voto