Como Fazer Agendamento para 2ª via do RG no Poupatempo

Veja as opções para fazer agendar a 2ª via do RG no Poupatempo pelo portal oficial do programa, pelo celular e Poupinha; confira também quais são os documentos necessários para fazer a Identidade


Quem já perdeu documentos sabe como é desesperador precisar emitir todos novamente. O RG é uma dessas documentações importantes que precisam de uma 2ª via assim que são perdidas ou danificadas.

Felizmente, para você que foi assaltado, perdeu o documento ou até o danificou, é muito fácil emitir a 2ª via de RG no Poupatempo.

Lembre-se que a Carteira de Identidade é um documento brasileiro essencial, e que é recomendado não ficar muito tempo sem ele. Através do seu número de registro, é possível retirar outros documentos como carteira de trabalho, título de eleitor e CNH.

Ele também é aceito para viagens a outros países do Mercosul. Considerando que é tão simples emitir a 2ª via, não perca tempo.

No Poupatempo você consegue emitir a 2ª via de RG e também ter acesso a vários serviços. A 2ª via está disponível para maiores de idade e menores de idade. Para conseguir realizar a emissão não basta aparecer na unidade mais próxima de casa.


Agendar um horário no Poupatempo

Para organizar suas atividades e melhorar o atendimento, o Poupatempo exige um agendamento prévio para emitir documentos. Após realizar a reserva, é só comparecer na data e horário marcados com todos os documentos necessários.

Aqui te ensinaremos tudo que você deve saber para realizar a emissão da 2ª via do RG da maneira mais prática. Você também aprenderá todas as formas de realizar o agendamento do seu atendimento no Poupatempo.


Quando é preciso emitir a 2ª via do RG?

Qualquer evento que leve à perda, roubo ou extravio do RG exige a emissão da sua segunda via. No caso de roubo do documento, também é necessário abrir um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Apesar de não ter validade oficial, o RG precisa estar em perfeitas condições para ser aceito. Portanto, quem danificar seu RG, rasgar ou amassar também pode pedir a renovação.

Outro motivo comum para emitir a 2ª via do RG é para atualizar informações como mudanças no nome ou sobrenome, atualizar assinatura e até foto, já que alguns órgãos não aceitam fotos de RG com muitas diferenças da aparência atual do indivíduo.

Está numa dessas situações que exige a 2ª via do RG? Fique tranquilo (a), te explicaremos tudo que precisa saber.


Agendamento para emitir a 2ª via de RG

O Poupatempo não atende quem chega lá para realizar o atendimento sem agendamento. Mesmo que você esteja com todos os documentos necessários e o local esteja vazio, precisará voltar para casa para agendar.

A melhor opção é evitar transtornos e sempre realizar um agendamento com antecedência para qualquer serviço do Poupatempo. O agendamento também te permite economizar bastante tempo e garante o atendimento rápido.

Como fazer o cadastro no site do Poupatempo

Quem precisou emitir o RG recentemente provavelmente já tem cadastro no site do Poupatempo. Já pessoas com documento de identidade mais antigo ou que realizaram a emissão fora do estado de São Paulo, precisam realizar o cadastro para conseguir acessar o portal.

Comece acessando o portal oficial do Poupatempo pelo endereço www.poupatempo.sp.gov.br e clique no botão “entre ou cadastre-se”. Uma janela se abrirá na tela para que você insira suas informações de login.

Quem já tem cadastro pode simplesmente fazer o login ou recuperar sua senha nessa tela.

Quem ainda não tem cadastro, precisa escolher a opção “cadastre-se” que está logo abaixo das áreas para login. Aguarde o carregamento da nova página e escolha a opção de cadastro usando o CPF.

Insira o número do documento e prossiga com o cadastro. O site ainda solicitará suas informações pessoais como nome, data de nascimento e endereço.

Após concluir o cadastro, uma mensagem será enviada para seu e-mail com um link. Você deve clicar no link para definir uma senha e ativar sua conta.

Como realizar o agendamento pelo site do Poupatempo

Como Fazer Agendamento da 2ª via do RG no Poupatempo

Após realizar seu cadastro no site, já é possível realizar o agendamento. Para isso, entre no portal do Poupatempo novamente.

Faça login com as informações usadas para se cadastrar no site e a senha que foi criada. Depois selecione a opção “agendamento” que está na homepage do site.

O site do programa oferece uma lista de serviços; encontre RG – carteira de identidade e clique nessa opção.

Você terá duas opções de agendamento na próxima página: agendamento por data ou por local. Clique na escolha de sua preferência.

Ao escolher a opção de agendamento por local, você precisará digitar seu CEP para que o portal indique o posto de atendimento mais próximo.

Se estiver em dúvida sobre seu CEP, é possível encontrá-lo na ferramenta de furto ou roubo.

Escolha o posto de atendimento que prefere entre as indicações do portal ou altere o CEP para conseguir postos em outro lugar.

Depois é só escolher a data para o atendimento e o horário. O site mostra quais são os horários disponíveis para aquela data no posto de atendimento.

Se deixar para agendar muito em cima da hora, é possível que não existam mais horários para aquele dia.

Depois desse processo você deve escolher qual pessoa será atendida. É possível escolher:

  • Somente você: atendimento somente para quem fez o cadastro com o CPF;
  • Você + dependentes: atendimento para quem fez o cadastro e para dependentes que não têm CPF;
  • Somente dependentes: atendimento somente para dependentes que não têm CPF.

A última etapa é conferir os dados do cadastro presentes no site e fazer alterações se necessário. Depois é só clicar em “prosseguir o agendamento”.

Nessa etapa também é preciso selecionar “RG 2ª via” entre os serviços solicitados e confirmar a data e horário escolhidos.

Opção de agendamento por data e horário

Existe uma pequena diferença para quem escolher “data e horário” no início do processo. Neste caso, o Poupatempo pede para escolher o dia e a hora que você quer ser atendido (a), depois mostra os postos de atendimento com aquela data e horário disponíveis. O resto do agendamento permanece igual após essa primeira parte.


Agendamento Poupatempo pelo celular

Quem está em busca de praticidade pode agendar o atendimento no Poupatempo para emitir a segunda via de RG diretamente no celular.

Isso é possível através do aplicativo SP serviços, que permite agendar diversos serviços para o cidadão.

Quem já se cadastrou no portal do Poupatempo pode usar as mesmas informações de cadastro para fazer o login.

Baixe o app SP serviços na Google Play ou Apple Store e rode o aplicativo. Depois é só selecionar a opção de agendamento e fazer login.

Clique em “novo agendamento” e selecione agendamento por data ou local.

Ao escolher “agendar por data”, você deve selecionar uma data e horário da lista oferecida e depois escolher o local.

O app também coloca a data na sua agenda para você não se esquecer do compromisso.


Agendamento pelo assistente Poupinha

Existe uma terceira opção para agendar e emitir 2ª via de RG no Poupatempo. O portal do programa oferece um assistente virtual chamado Poupinha. Ele ajuda a realizar agendamentos e tirar todas as dúvidas.

Na página inicial do site oficial, localize o ícone do assistente virtual no canto inferior da tela. Abra o chat e digite “RG”.

Responda com a data para realizar o agendamento e em qual posto de atendimento isso deve acontecer. Além disso, o Poupinha também oferece a opção de exibir a lista de postos de atendimento.

O agendamento pelo Poupinha é realizado através das informações de atendimento e do nome completo da pessoa.

Pessoas que não possuem CPF, ou que não têm uma pessoa disponível para realizar o cadastro como dependente, podem optar por essa opção de agendamento.


Taxas para fazer o RG no Poupatempo

Veja o valor atualizado da taxa para fazer o RG no Poupatempo aqui. É necessário levar o comprovante do pagamento para ser entregue no dia do atendimento.

Quem optar por pagar depois, pode quitar a taxa no próprio posto com dinheiro cartão de débito de qualquer banco.

Isenção da taxa

Veja quem pode solicitar a 2ª via do RG sem precisar pagar pelo serviço:

1. Cidadãos que se declararem pobres nos termos da lei 7115/83.

2. Homens acima de 65 anos.

3. Mulheres acima de 60 anos.

4. Desempregados há mais de 3 meses: é preciso apresentar Carteira de Trabalho e Previdência Social com registros atualizados.

5. Quando há erro na digitação do RG, desde que seja constatado no prazo de 90 dias.


Documentação para fazer a 2ª via do RG no Poupatempo

Os documentos são os mesmos para casos de 2ª via do RG por perda, furto ou roubo, mau estado de conservação ou Identidade desatualizada.

Se o último RG da pessoa foi emitido antes do dia 01/07/1987, ou se ela teve alteração de nome, estado civil ou outra informação, é preciso levar Certidão de Nascimento ou de Casamento original e cópia simples, com as averbações.

⇒ Certidão de Nascimento – original e cópia simples OU cópia autenticada e cópia autenticada e cópia simples.

⇒ Certidão de Casamento – original e cópia simples (caso não tenha a original pode ser substituída por uma cópia autenticada).

⇒ CPF – original (caso queira incluir o número do CPF no RG)

⇒ Comprovante de pagamento original ou impresso da internet

⇒ RG original e cópia simples (somente se ainda tiver o documento; a apresentação auxilio na liberação do novo RG)

⇒ Cartão do Cidadão original (caso queira incluir o número no RG; pode ser substituído por Cartão do PIS ou Pasep)

⇒ Comprovante de tipagem sanguínea – original e cópia simples (caso queira incluir a informação no RG) 

2ª via para menor de 18 anos

Se a segunda via do RG para menor de idade for solicitada pelo titular, é possível apresentar os mesmos documentos listados acima. Por outro lado, se ela for emitida pelo Responsável Legal, este deve levar os itens a seguir:

⇒ Documento de identificação do Responsável Legal – original OU cópia (simples ou autenticada). Nos postos móveis é necessário apresentar original ou cópia autenticada E cópia simples.

⇒ Termo de Guarda ou Tutela – original e cópia simples.

⇒ Autorização – original (pode ser obtida no Poupatempo).

Agora que você já sabe como funciona o agendamento, é só escolher a opção que mais te agrada e reservar uma data para ser atendido (a) no Poupatempo.

Como Fazer Agendamento para 2ª via do RG no Poupatempo
5 (100%) 2 votos