Como fazer agendamento para tirar o visto americano

Saiba como fazer agendamento para tirar visto americano no consulado; veja os documentos para levar ao CASV e à entrevista


Muitas pessoas ainda têm o sonho de conhecer a América. Seja para diversão, a trabalho ou para estudo, os Estados Unidos ainda é um destino muito procurado.

Porém, para entrar legalmente no país, é necessária a aquisição de um visto, mas para conseguir essa permissão, existem algumas etapas a serem cumpridas.

Nesse artigo você vai poder conferir o passo a passo para fazer o agendamento para tirar o visto americano. Confira!


Agendamento da entrevista no consulado americano

Agendamento para tirar visto americano

O primeiro passo para conseguir o visto americano é fazer uma entrevista, mediante agendamento no Consulado Americano.

Para isso, é preciso preencher o formulário DS 160 e pagar uma taxa média de US$160.

Após realizar este procedimento, já é possível fazer o agendamento da entrevista para tirar o visto.

Agora é o momento de acessar a página de Informações e Agendamento de Visto. Nela você irá encontrar tudo que precisa para entrar de maneira legal em território americano.

O sistema é intuitivo e de fácil compreensão, tem tira-dúvidas e todas as informações necessárias para o processo. Veja como funciona.

Crie a sua conta

Na página de agendamento do consulado, preencha o formulário de solicitação para não imigrantes. O sistema não aceita acentuação, fique atento (a)!

Continue inserindo os dados pessoais e, finalmente, escolha a opção “Criar conta’.

Siga o preenchimento, digite o número do seu passaporte e do DS-160 e vá em ‘Criar solicitante’.

Revise os dados e, se for o caso, inclua mais solicitantes.

Escolha a forma de pagamento

Acesse a opção ‘Resumo do Solicitante’ e defina o meio de pagamento da taxa. De preferência utilize o cartão de crédito com bandeira internacional, assim o pagamento é compensado com mais rapidez, o que facilita o agendamento. Se a sua forma de pagamento for em espécie, será gerado um boleto aceito em toda a rede bancária.

Faça o agendamento

Caso opte por pagar a sua taxa em cartão de crédito, você será redirecionado para a página de agendamento automaticamente. Mas, se o acerto foi por boleto, será preciso aguardar dois dias úteis para a efetivação do pagamento.

Somente depois desse prazo você poderá agendar a entrevista. Para saber os detalhes, entre no site, com seu login e senha, verifique o status do atendimento e continue.

Na página de agendamento, primeiro aparece a opção para marcar no Consulado Americano e depois, a do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

Porém, é preciso fazer o agendamento no CASV e depois no Consulado, com uma diferença mínima de 24 horas entre eles.

Mesmo em localidades como Recife, Brasília e Rio de Janeiro, onde é possível agendar os dois atendimentos para o mesmo dia, é importante ficar atento ao agendamento no Consulado.

Escolha a data e o horário de sua preferência e selecione a opção ‘Realizar Agendamento’.

Uma mensagem de confirmação chegará por e-mail; ela deve ser impressa e entregue, juntamente com o formulário DS-160 e o passaporte na hora da entrevista. Todos esses documentos são essenciais.


Atendimento no CASV

Como tirar visto americano

No CASV são colhidas as impressões digitais e é feita a fotografia digital.

Os centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 da manhã às 18 horas e no domingo, das 13 às 18 horas.

Para o atendimento, compareça com o seu passaporte atualizado, a página de confirmação do DS-160 imprensa e a confirmação de instruções do agendamento.

No Brasil, os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto podem ser encontrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

Com uma rápida busca na Internet, você já tem acesso a todos os endereços.

Envio de documentação – CASV

Após realizar os procedimentos, é possível retirar os documentos pessoalmente no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), ou solicitar que a entrega seja feita em um endereço específico.

No valor a ser pago no DS-160, já estão inclusas as taxas de envio, então, se você fizer uso desse serviço, informe o local para onde devem ser enviados os documentos após a entrevista.

Ao concluir o lançamento dos dados, acione a opção ‘Fornecer endereço’.

Vale lembrar que, nesta etapa do processo, o seu passaporte fica sob responsabilidade do CASV.


Entrevista no Consulado Americano

Após o processo no CASV, compareça ao Consulado Americano na data agendada.

Leve a confirmação do formulário DS-160, passaporte e os seus documentos pessoais.

É importante ressaltar que não é permitida a entrada no consulado com bolsas grandes, aparelhos eletrônicos, relógios nem objetos metálicos e/ou cortantes; todos os visitantes passam por detectores de metais.

Após acessar o consulado, basta entrar na fila dos solicitantes e aguardar a sua vez.

Como se sabe, a aprovação do visto americano não é garantida, e a entrevista é o instrumento utilizado para determinar se o solicitante está apto ou não a ingressar nos Estados Unidos.

Durante a conversa, o cônsul faz perguntas baseado nas informações que você preencheu no DS-160.

Portanto, lembre-se de responder exatamente como você informou no formulário.

Qualquer inconsistência pode levantar suspeitas, e mesmo que você tenha cometido um engano por distração ou nervosismo, o cônsul pode julgar que os dados não são verdadeiros.

Como resultado, o visto pode ser sumariamente negado sem maiores justificativas.

Caso isso aconteça, o seu passaporte é devolvido na hora. Por outro lado, se o visto for concedido, o passaporte fica retido e você deve retornar ao consulado após alguns dias para retirá-lo.

Agora que você já sabe como agendar o atendimento para providenciar o visto americano, providencie os documentos e prepare o seu roteiro de viagem pelos Estados Unidos!

Como fazer agendamento para tirar o visto americano
5 (100%) 1 voto