Como fazer agendamento no TRE-SP

Acompanhe neste post as orientações para fazer agendamento TRE SP; veja como marcar um atendimento para fazer biometria eleitoral e outros serviços


Em anos de eleição, é natural que a procura pelo agendamento no TRE-SP seja maior. Milhares de pessoas precisam regularizar a situação do título eleitoral e, além disso, 85 cidades paulistas também estão realizando o cadastramento biométrico.

Em paralelo, o órgão também executa demandas relacionadas à segunda via do título de eleitor, revisão de dados, transferência de domicílio eleitoral, pagamento de multa, entre outros.

Os atendimentos variam de acordo com o posto do TRE, portanto, antes de agendar, é recomendável consultar se a unidade que você pretende se dirigir oferece o serviço desejado.

O processo para agendar um horário é simples, e pode ser feito pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Entenda como funciona o passo a passo.


Agendar atendimento pelo site do TRE-SP

Como fazer agendamento para o TRE-SP

Para iniciar o agendamento no TRE-SP, você vai precisar do número do seu título de eleitor. Com os dados em mãos, acesse o site pelo endereço www.tre-sp.jus.br e clique na opção “Agendar Biometria”. Em seguida, clique em “Agende Aqui”;

* Nota: embora o site direcione para a seção de agendamento da biometria, os postos realizam outros atendimentos, como você poderá conferir mais abaixo.

Na tela seguinte, você deve clicar em “Solicitar Agendamento” e escolher uma das três opções disponíveis de identificação pelo título de eleitor:

  • Tenho e sei o número
  • Não tenho
  • Tenho mas não sei o número

Para continuar, selecione se você requer acessibilidade, digite os caracteres da imagem e clique em “Avançar”.

Nos próximos passos, informe o seu endereço, telefone e e-mail de contato. Antes de concluir o agendamento, escolha um posto de sua preferência. Ao selecionar, o site avisa quais são os serviços realizados por aquela unidade. Os atendimentos mais comuns são:

  • Biometria para emissão da 1ª via do título de eleitor
  • Segundo via do título de eleitor
  • Revisão de dados
  • Transferência de domicílio eleitoral
  • Pagamento de multa por ausência às urnas
  • Emissão de quitação eleitoral

Após escolher o posto, informe uma data e um horário e clique em “Agendar”.

Realizando esses procedimentos, você terá reservado uma data para ser atendido (a). Na tela seguinte, serão exibidas as informações sobre o agendamento, o protocolo e os documentos necessários.

Anote ou imprima o número do protocolo, bem como a data e horário, pois eles deverão ser informados ao atendente do TRE-SP no dia do atendimento.


Documentos para fazer a biometria eleitoral no TRE-SP

Veja a lista dos itens necessários para fazer o cadastramento biométrico no TRE-SP:

Documento de identificação com foto (original) –RG e Passaporte. Deve estar no prazo de validade, ser legível, conter o nome atual, sem abreviaturas, inclusive com relação à filiação.  A CNH não é aceita para a emissão da 1ª via do título eleitoral.

Título de eleitor atual (se tiver) – original

Comprovante de residência – conta de água, luz, telefone ou gás, envelopes de correspondência, nota fiscal, contracheque ou cheque bancário que mostre o endereço. Caso o eleitor resida com os pais, é possível apresentar um comprovante em nome deles. O comprovante não será aceito caso tenha sido emitido há mais de 3 meses

Comprovante de quitação do serviço militar (para homens de 18 a 45 anos) – apenas se o cidadão também for fazer o 1º título de eleitor


Como cancelar o agendamento no TRE-SP

Se você agendar um atendimento e não comparecer ao posto, o agendamento é cancelado automaticamente. Aí será necessário fazer uma nova reserva.

Caso você tenha agendando, mas não vai poder se dirigir à unidade, o TRE-SP recomenda fazer o cancelamento. Assim você pode liberar a data para outra pessoa.

Para cancelar, é necessário realizar acessar o site do TRE-SP e clicar em “Agendar Biometria”. Em seguida, clique em “Agende Aqui”. Na próxima tela, você deve clicar na opção “Acompanhar ou cancelar agendamento”.

Agora é preciso informar o número do protocolo ou do título de eleitor. Digite também seu nome, a data de nascimento e o nome de sua mãe. Para continuar, informe os caracteres exibidos na imagem e clique em “Confirmar”.

Na tela seguinte, clique em “Cancelar Agendamento”. Uma caixa de mensagens será exibida como a seguinte mensagem: “Confirma o cancelamento do agendamento?”. Clique em “Ok” para confirmar.

Ao executar essa operação, o agendamento estará cancelado.

Como fazer agendamento no TRE-SP
5 (100%) 1 voto