Como funciona o agendamento TRE RJ

Confiras as regras e veja os passos para fazer agendamento no TRE RJ


Se você não quer ter nenhum débito com a justiça eleitoral, é importante providenciar a segunda via do seu título de eleitor ou mesmo a sua primeira emissão obrigatória, caso seja maior de idade.

Inclusive porque a cada dois anos são realizadas novas eleições, e é primordial a participação de todos os que têm entre 18 e 60 anos.

Entenda neste artigo como funciona o agendamento para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE RJ) e saiba quais assuntos podem ser resolvidos através deste serviço.


Agendamento TRE RJ Título

Agendamento TRE RJ Título

O agendamento para o TRE RJ deve ser feito por você caso precise emitir a segunda via do título eleitoral ou tirar o seu primeiro título.

Sobre a segunda via, o Tribunal Regional Eleitoral a fornece quando o documento está deteriorado (já que é feito em um papel consideravelmente delicado), quando é perdido ou furtado/roubado.


Agendamento TRE RJ biometria

Você também poderá utilizar o TRE RJ para fazer o cadastro da sua biometria, ou seja, das suas digitais.

O governo federal está implantando gradativamente o reconhecimento biométrico para garantir mais segurança às eleições.

A inacessibilidade à Internet por meio das urnas continuará, e a biometria será recolhida fora da cabine, por meio de um leitor pequeno que ficará com os mesários.


Agendamento TRE RJ Justificativa Eleitoral

Os agendamentos para o TRE RJ são indicados também se você não votou nas últimas eleições e está precisando fazer a sua justificativa eleitoral ou pagar a multa correspondente à ausência em algum dos turnos de votação.


Como fazer agendamento para o TRE RJ

Seu agendamento para o TRE RJ deve ser feito assim:

  • Acesse aqui;
  • Escolha entre as opções de identificação do eleitor;
  • Insira os dados pessoais, de acordo com o tipo de identificação escolhido;
  • Clique em “Prosseguir”;
  • Selecione a zona eleitoral e o dia de atendimento

O agendamento para o TRE RJ pode ser realizado quando o eleitor quiser, mas é recomendado ter bastante antecedência em relação ao período de votação, já que o órgão pode ficar abarrotado de atendimentos.

Como as próximas eleições acontecem sempre em outubro, é importante se dirigir ao órgão a partir de janeiro.

Vale lembrar que, mesmo agendando com antecedência, algumas zonas eleitorais cariocas são mais movimentadas.

Sendo assim, você pode ter um pouco de dificuldade para escolher o dia desejado de atendimento.


Agendamento para o TRE RJ: Documentos

Quando você fizer o agendamento para o TRE RJ, será informado a respeito da documentação obrigatória, de acordo com o serviço de que precisa.

Se os documentos em questão não forem exibidos, você deve ligar para o posto escolhido e pedir essa informação.

Cabe dizer que a falta de documentos adequados impedirá que o TRE RJ renove títulos de eleitor, emita primeira via, aceite justificativa ou multa, etc.

Por isso, você teria de retornar à sua casa e fazer um agendamento novo, provavelmente para outra data.


Agendamento TRE RJ Título cancelado

Agendamento TRE RJ Título cancelado

O agendamento TRE RJ é primordial para que você possa desfrutar de vários benefícios.

Você pode não estar ciente, mas nem mesmo se matricular na escola ou faculdade será possível caso não tenha um título de eleitor (se maior de idade) ou esteja com pendências.

Muito brasileiros deixam de comparecer às eleições como meio de protesto ou porque, simplesmente, não se interessam pelo processo de votação.

Independentemente do motivo pelo qual você deixe de votar, terá de comparecer ao TRE para que seu título não seja cancelado.


O que acontece se o título for cancelado?

A participação em concursos públicos também é vetada para a pessoa tem problemas com o TRE RJ (na verdade, com qualquer TRE).

Caso você seja aprovado em algum vestibular ou concurso público e tenha pendências no seu título de eleitor, será impedido de se matricular e de tomar posse no cargo conquistado.

Não é apenas no serviço público que você ficará impedido de trabalhar, mas na iniciativa privada também.

Afinal, o título de eleitor é um dos documentos admissionais que toda empresa pede e, descobrindo que esse título está cancelado ou que há problemas quaisquer, o empregador poderá exigir que você faça a regularização antes de assinar a carteira.

Caso você não tenha faltado em nenhuma eleição ou já tenha justificado/pago a multa, também poderá ter seu título de eleitor restrito se não realizar a biometria.

Em diversas cidades do país já é obrigatória a realização da biometria e, se você chegar à sua seção eleitoral sem ela no próximo ano, não poderá votar.


Agendamento TRE RJ Telefone

O agendamento para o TRE RJ leva poucos minutos e o atendimento no posto correspondente à zona eleitoral também.

Inclusive, quase todos os serviços (justificativa, emissão de título, biometria, pagamento de multa, etc.) são imediatos.

Caso queira esclarecer dúvidas sobre o agendamento, o telefone da central da sede do TRE no Rio de Janeiro é (21) 3436-9000.

Como funciona o agendamento TRE RJ
5 (100%) 2 votos