Início das aulas de 2024: Mais de 5 mil escolas estaduais de São Paulo abrem as portas

No Estado de São Paulo, 3,2 milhões de estudantes estão matriculados em 5 mil unidades de ensino; na Grande São Paulo, 1,6 milhão de alunos frequentam mais de 2 mil escolas. As escolas estaduais abriram as portas para os alunos nesta quinta-feira (15), com atividades especiais de recepção e autonomia para organizar eventos de boas-vindas.

Recepção calorosa na Grande São Paulo

Na capital e na região metropolitana de São Paulo, estudantes e professores se reuniram para receber a comunidade escolar. A Escola Estadual Professor Alberto Salotti, na Vila São José, zona sul da capital, iniciou o ano com uma apresentação especial do corpo docente e estrutura da escola, além de um incentivo para os alunos do ensino médio.

Estudantes participam de festa de Carnaval

Na Escola Estadual Deputado Cantídio Sampaio, em Guarulhos, os estudantes foram recepcionados com uma festa de Carnaval, com o objetivo de proporcionar motivação para o início do ano letivo e trazer os ensinamentos da festividade para a sala de aula. O Carnaval entrou em sala de aula em uma mistura de aprendizado e diversão, com oficinas de máscaras, adereços, pinturas faciais e um desfile de fantasias.

Atividades lúdicas e motivacionais

Na Escola Estadual Heckel Tavares, na zona leste de São Paulo, o acolhimento aos estudantes contou com apresentações musicais, acesso a salas temáticas de cinema, karaokê, jogos, videogame, clube do livro e um laboratório de imersão na escola. Já em Itapevi, a Escola Estadual Nacif Amin Chalupe recebeu seus alunos com tapete vermelho, entrega de uma xícara motivacional, apresentação dos professores e outros trabalhadores da unidade e um café da manhã especial.

Matrículas abertas para todos

Aqueles que não estão matriculados ou vieram de outros estados durante as férias ainda podem se matricular nas escolas estaduais de São Paulo, incluindo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para se matricular na rede estadual para este ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência.