Região de Campinas terá melhorias com a chegada do TIC em 2024

O governo do estado de São Paulo inicia uma série de leilões para estabelecer um recorde de 13 certames em um único ano.

Esses leilões compreendem concessões, desestatizações e parcerias, com estimativa de investimentos que ultrapassam a cifra de R$120 bilhões.

O primeiro projeto a ser leiloado pelo Estado em 2024 é o Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas. Esse trem será implementado por meio de Parceria Público-Privada (PPP) e está previsto um investimento de R$13,5 bilhões.

O projeto beneficiará cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, gerando mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.

O trem intercidades incluirá um serviço expresso com três estações entre São Paulo e Campinas, além da implantação do Trem Intermetropolitano entre Campinas e Jundiaí e a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Esse novo sistema de transporte vai melhorar e ampliar a mobilidade entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas, com um trajeto de 101 km e um serviço expresso entre a estação Barra Funda, na capital, e Campinas, com parada em Jundiaí.

O trem será o mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h.

Além do Trem Intercidades, o Governo de São Paulo tem planejados outros 12 projetos para leilão em 2024, incluindo concessões de linhas da CPTM, projetos rodoviários, desestatizações de empresas como a Sabesp e a concessão para a construção de moradias na região central da capital.