Como fazer agendamento pelo telefone da Receita Federal

Acompanhe neste artigo as orientações para agendar atendimentos na RBF; entenda por que o agendamento pelo telefone da Receita fica indisponível e veja como marcar um serviço pela internet


A Receita Federal é o órgão ao qual o cidadão deve recorrer para resolver quaisquer problemas fiscais que tenha.

Ela é principalmente importante para investidores e empresários. Pessoas que tenham problemas com o Imposto de Renda também podem procurar a Receita para resolver suas dificuldades.

Quem precisa um atendimento, talvez queira fazer um agendamento pelo telefone da Receita Federal. Se esse é o seu caso, lamentamos dar uma má notícia: é impossível realizar agendamentos na Receita por telefone.

O órgão só permita agendar atendimentos pela internet. Isso quer dizer que você precisa aprender a acessar o site para conseguir realizar o agendamento. Mas fique tranquilo (a), pois explicaremos como fazer isso num passo a passo bem simples.

Continue lendo esse artigo para aprender tudo que precisa sobre o agendamento na Receita Federal.

Serviços que podem ser agendados na Receita Federal

Antes de agendar seu atendimento, entre no site da Receita Federal para escolher o serviço necessário.

Tome cuidado, porque a Receita só realiza o atendimento para o serviço descrito na senha. Caso você agende errado, precisará retornar ao site e marcar novamente outro dia para ser atendido (a).

Além dos serviços oferecidos presencialmente nas agências da Receita, o site oferece uma variedade de serviços online.

Para evitar perder tempo indo até uma agência física, você também pode conferir o os agendamentos que podem ser feitos através da internet acessando este link.

Entre os serviços presenciais, você pode escolher opções para pagamentos e parcelamentos de tributos, receber orientações relacionadas ao CNPJ e até revisar dívidas com a União.

Também é possível realizar cadastros, emitir certidões e conseguir cópias de declarações e demonstrativos.

Ou seja, você tem acesso a uma variedade de soluções financeiras para você e até para sua empresa.

Não perca tempo e agende seu atendimento para resolver suas pendências.

Como realizar agendamento na Receita pela internet

Como realizar agendamento na Receita Federal pela internet

Como mencionamos no início do texto, não é possível realizar agendamento pelo telefone da Receita Federal. O primeiro passo para conseguir agendar é acessar a área de atendimento do site da Receita Federal.

O site te dá algumas instruções a respeito de agendamento e avisa que só serão atendidos os serviços marcados na senha emitida. Você pode aproveitar e acessar a lista completa de serviços da Receita.

Na página de atendimento, selecione a alternativa “Agendar Atendimento”. Essa é a opção que deve ser usada para serviços que só podem ser realizados por atendimento presencial.

Em seguida, você será redirecionado (a) para uma nova aba com instruções gerais para agendar.

Existe a possibilidade de agendar o atendimento para um representante da pessoa que precisa do serviço ou para a própria pessoa.

O representante deve levar seus próprios documentos e os documentos da pessoa que está representando, mas você entenderá melhor conforme prosseguir com o procedimento.

Para prosseguir, selecione a opção “LI E CONCORDO” após conferir todas as regras para agendamento. Depois clique em “avançar”.

Agendamento feito por representante

Caso o agendamento esteja sendo feito por um representante, é necessário preencher o formulário com o CPF ou CNPJ de quem precisa do serviço e também do representante.

Após preencher corretamente, informe também a data de nascimento de quem receberá o serviço e clique no captcha. Prossiga com o agendamento.

Agendamento feito pela própria pessoa

E se eu for a mesma pessoa que precisa do serviço e não precisar de um representante? É simples, basta preencher o CPF do representante com o mesmo CPF do contribuinte.

Selecionando o serviço para agendar

Na próxima página, confira se o CPF e nome do titular estão corretos. Selecione se você quer receber alertas por SMS – o recomendado é ativar o alerta. Este é um serviço gratuito que envia uma mensagem de texto pelo celular para avisar que o dia do atendimento está próximo.

Por fim, você deve escolher telefone, unidade federativa e unidade de atendimento. Agora será necessário escolher os serviços para esse atendimento.

Lembrando que as unidades da Receita realizam serviços distintos. Isso quer dizer que um atendimento disponível em um posto pode estar indisponível em outra agência. Por isso, escolha o local que disponibilize o serviço que você deseja.

Para continuar com o agendamento, clique em “AGENDAR”.

Na tela seguinte, o portal da Receita Federal exibe uma lista completa de seus serviços. Está em dúvida de qual exatamente está precisando? É só clicar no sinal de “+” ao lado do serviço para ler sua descrição.

Para selecionar um serviço, basta clicar na caixa branca posicionada ao lado de cada opção. Se for necessário, você pode selecionar mais de um atendimento.

No entanto, vale lembrar que o serviço que não for agendando com antecedência, não poderá ser realizado no dia do atendimento.

Confirmação de agendamento na Receita Federal

O último passo para realizar seu agendamento na Receita é a confirmação.

Nessa etapa o site da Receita Federal exibe os documentos necessários para o atendimento e questiona o usuário se realmente quer continuar.

Caso ainda tenha dúvidas ou queira trocar a data, clique em desistir. Se tudo estiver correto no agendamento, clique em “confirmar”.

Pronto! Você conseguiu agendar seu atendimento pelo site da Receita Federal. É simples e facilita muito seu atendimento.

Se você precisar trocar de data ou não puder comparecer no dia marcado, também é possível usar a área de atendimento do site para cancelar o agendamento.

O cancelamento é importante porque a pessoa que agendar e não comparece por duas vezes seguidas à Receita Federal em um período de 90 dias, fica impedida de reservar atendimentos presenciais por 30 dias. Por isso, cancelar é a melhor maneira de evitar essa punição.

Como fazer agendamento pelo telefone da Receita Federal
As informações foram úteis para você? Deixe a sua opinião!