Como funciona o agendamento de CPF na Receita Federal

Confira as orientações e saiba o passo a passo para fazer agendamento de CPF na Receita Federal


O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é solicitado em quase todas as ocasiões da vida adulta, mas as crianças e jovens também podem ter esse documento.

Inclusive, é muito importante que ele seja pedido logo, tanto que as maternidades particulares já oferecem um stand para que os pais dos bebês o emitam imediatamente depois do nascimento.

Se você está precisando de algum serviço relacionado ao CPF, saiba que é possível usar os postos da Receita Federal.

Veja neste artigo como funciona o agendamento na Receita Federal para serviços de CPF.

Como funciona o agendamento de CPF na Receita Federal

Regras de agendamento na Receita Federal para serviços de CPF

O agendamento na Receita Federal para serviços de CPF pode ser feito para pessoas de todas as idades; se você for menor de idade, todavia, será o seu responsável que terá de realizar o agendamento.

Não há quantidade máxima de agendamentos: se você tem um documento desse, mas precisa trocá-lo por alguma razão, pode usar os serviços da Receita Federal.

Se o seu CPF está restrito por alguma razão desconhecida ou precisa de outro tipo de assistência, também pode recorrer ao atendimento no site.


Por que agendamento de CPF na Receita Federal é obrigatório?

O agendamento de CPF na Receita Federal se tornou obrigatório porque, de fato, quase todos os estabelecimentos públicos adotaram essa forma de organização.

Com ela, você só tem necessidade de comparecer a um posto da Receita quando quiser retirar o seu documento ou resolver problemas que não puder solucionar virtualmente.

Tudo isso faz com que os funcionários dos postos de atendimento da Receita Federal tenham mais condições de solucionar devidamente todas as demandas dos contribuintes.


Passo a passo para agendar CPF na Receita Federal

Você pode usar o agendamento na Receita Federal para CPF da seguinte forma:

  • Vá ao site da Receita clicando aqui;
  • Selecione “Agendar atendimento”;
  • Confira todas as orientações dadas e clique em “Avançar”;
  • Selecione o CNPJ ou o CPF e forneça as informações pedidas;
  • Clique em “Avançar”.

Cabe dizer que o atendimento na Receita Federal tem de ser finalizado em um dos seus postos: é apenas lá que você efetivamente poderá retirar seu CPF ou algum outro documento relacionado a ele.


Comprovante de situação cadastral do CPF

Caso você nunca tenha precisado de um comprovante de situação cadastral, é possível que você ainda tenha necessidade dele um dia.

Esse documento é o que mostra que o seu CPF está regularizado, ou seja, que ele não sofreu cancelamentos por causa de óbito e que não dá dívidas nele devido a problemas na declaração do imposto de renda.

O comprovante de situação cadastral é necessário para compras de bens de maior valor e outros casos nos quais seja preciso dar mais garantias aos envolvidos.

Felizmente, o pedido de comprovante de situação cadastral não precisa de agendamento na Receita Federal, mesmo que se tenha de usar o site do órgão.

Você poderá pedir o comprovante de situação cadastral assim:

  • Clique aqui;
  • Coloque a data de nascimento e o número do CPF;
  • Selecione “Não sou um robô”;
  • Clique em “Consultar”.

A situação cadastral do CPF será apresentada imediatamente na tela para que você a imprima.

Geralmente, esse tipo de documento vem datado no rodapé e, sendo assim, é melhor que você o solicite de novo no site da Receita Federal toda vez que tiver de apresentá-lo.


Cancelar agendamento de CPF na Receita Federal

Cancelar agendamento de CPF na Receita Federal

Após o agendamento na Receita Federal realizado, você tem o direito de cancelá-lo caso não necessite mais.

Para fazer isso, é só usar a mesma página indicada um pouco acima. Serão solicitados os mesmos dados e, quando logar-se, bastará pedir o cancelamento.

A Receita Federal não imporá nenhum tipo de penalidade pelo agendamento ter sido desfeito.

Inclusive, o site do órgão poderá ser acessado de novo por você quando voltar a precisar de atendimento.


Os serviços de CPF na Receita Federal possuem taxas?

Mesmo tratando-se de órgãos públicos, não é raro que se tenha de pagar para conseguir determinado documento emitido por eles.

Isso é muito praticado quando o documento é uma declaração ou uma segunda via de algo, e é possível que a Receita Federal cobre alguma taxa, dependendo do tipo de serviço de CPF pedido.

O site da Receita Federal mostrará todas as eventuais taxas para os seus serviços, assim como os modos disponíveis de pagamento.

Geralmente, os órgãos públicos aceitam o pagamento em boleto e em cartão de débito, mas não em cartões de crédito.

Vale destacar que, tendo agendado algum serviço de CPF e havendo problemas para pagá-lo, você poderá retornar ao seu login para fazer uma segunda via.

Como funciona o agendamento de CPF na Receita Federal
5 (100%) 1 voto