Agendamento para 1ª via da Carteira de Trabalho

Acompanhe neste artigo, as orientações para fazer o agendamento da 1ª via da Carteira de Trabalho no Poupatempo; veja também os documentos que você precisa levar no dia do atendimento


Tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o primeiro passo que brasileiros devem tomar antes de começar a procurar um emprego. É muito importante lembrar que a carteira é um documento utilizado para diversos fins.

Alguns exemplos são: confirmar experiência anterior na área, regularizar direitos trabalhistas e da previdência, entre outros. Isso quer dizer que quem ainda não tem o documento, precisa tirar a 1ª via da Carteira de Trabalho urgente.

Existe a possibilidade de fazer a CTPS nas diversas Superintendências Regionais do Trabalho e do Emprego e suas agências espalhadas pelo país. E quem mora no Estado São Paulo possui mais uma possibilidade: os postos do Poupatempo.

O programa tem a grande vantagem de oferecer um processo mais rápido para o cidadão que deseja emitir o documento. Continue lendo esse artigo para entender como emitir a 1ª via e conseguir dar início à sua vida profissional com todos os direitos garantidos.


Quem pode emitir a 1ª via da Carteira de Trabalho?

Antes de ter direito à Carteira de Trabalho, a pessoa precisa preencher alguns pré-requisitos. Isso inclui ter pelo menos 14 anos de idade completos (a idade na qual é possível trabalhar como jovem aprendiz), ser brasileiro ou ser naturalizado. Os estrangeiros também podem emitir sua CTPS, mas precisam de condições especiais.


Agendamento para emitir a 1ª via da Carteira de Trabalho

Agendamento para 1ª via da Carteira de Trabalho

O Poupatempo foi criado para oferecer uma variedade de serviços com rapidez e agilidade. Ou seja, isso quer dizer que quem precisar realizar um serviço pelo programa, raramente precisa ficar numa fila esperando horas.

É exatamente por isso que o agendamento é uma parte tão importante do processo.

Para conseguir tirar a 1ª via (ou também a 2ª via da Carteira de Trabalho), é preciso realizar uma reserva prévia de data de horário, como você verá a seguir.

Cadastro no site do Poupatempo

Quem está prestes a tirar sua Carteira de Trabalho precisa se cadastrar no site do Poupatempo para conseguir fazer o agendamento.

Comece acessando o site oficial do órgão através do endereço www.poupatempo.sp.gov.br. Na página inicial, localize a área de login e clique em “entre ou cadastre-se”. Na nova janela aberta, escolha a opção de cadastro, ignorando as opções de login existentes.

Você será redirecionado (a) para uma nova página onde é possível realizar o cadastro. Digite seu número de CPF na área indicada e clique em “prosseguir”.

Agora você deve completar seu cadastro com suas informações pessoais. O último passo é definir a senha que será utilizada para ter acesso a todos os serviços do Poupatempo. Você receberá um link em seu e-mail para registrar a senha e ativar o cadastro.

O Poupatempo também oferece opções de agendamento para pessoas que não têm CPF. Para isso é preciso selecionar a opção de agendamento para dependentes na hora de agendar o serviço.

Porém, essa possibilidade é mais comum para quem está agendando para fazer a 1ª via de RG. Para emitir a Carteira de Trabalho, é obrigatório que o cidadão tenha um número de CPF.

Como fazer agendamento pelo site do Poupatempo

Após finalizar seu cadastro já é possível fazer o agendamento no próprio site do Poupatempo. Acesse o portal novamente clique na opção “agendamento”, posicionada em destaque na página inicial.

Faça o login usando seu CPF cadastrado e a senha que foi definida no passo anterior. Após acessar a seção de agendamentos, a página exibe uma lista com todos seus serviços disponíveis.

Clique na opção de Carteira de Trabalho para ser direcionado (a) à página de agendamento do serviço. Escolha qual dos tipos de agendamento você deseja realizar:

  • Por local;
  • Por data.

Ao selecionar o agendamento por local, a nova janela te dá a oportunidade para digitar seu CEP.

Quem já acessou e realizou outros agendamentos no portal Poupatempo, também consegue escolher entre os postos de atendimento nos quais mais realiza serviços. Escolha seu posto de atendimento e prossiga para a próxima parte.

Agora chega a hora de selecionar a data. É daqui que começa o processo de agendamento para quem selecionou esta opção. Escolha no calendário o dia em que quer ser atendido. Depois defina um dos horários disponíveis exibidos pelo site.

A última etapa do agendamento é conferir informações pessoais. Cheque se o nome está correto e se o serviço de agendamento de Carteira de Trabalho está selecionado. É importante lembrar de um detalhe aqui: a CTPS só pode ser emitida por quem precisa do documento.

Diferentemente de outros serviços do Poupatempo, não é possível enviar um representante legal com uma procuração.

Agendamento pelo celular

A praticidade dos serviços do Poupatempo só vem aumentando com o passar dos anos. Uma das novidades mais recentes veio na forma de um aplicativo, o SP serviços.

O app deixa tudo mais fácil já que permite realizar o agendamento diretamente pelo smartphone.

Quem deseja ter acesso aos serviços do programa por essa opção também precisa realizar seu cadastro. Já fez o cadastro através dos passos anteriores? Então agora é só usar seu CPF e senha para realizar o login e começar a usar as facilidades do SP Serviços.

Antes de fazer o agendamento, você também precisa baixar o aplicativo na loja de apps do seu smartphone. Para isso digite “SP serviços” na aba de buscas e selecione a primeira opção. Após o download ser concluído, faça o login usando o mesmo CPF e senha usados no site do Poupatempo.

Selecione “novo agendamento” na página inicial do aplicativo e depois decida se quer agendar por data ou por local. Assim como no site, o app te oferece informações dos postos de atendimento mais próximos de acordo com a localização do smartphone.

Também existe a opção por data, na qual o usuário escolhe primeiro a data e depois o posto de atendimento.

Na próxima seção, defina o serviços que procura (agendamento de Carteira de Trabalho) e confirme seus dados. Agora é só confirmar o agendamento para que o aplicativo guarde sua data e horário no calendário do smartphone. Viu como é fácil?

Como realizar o agendamento pelo assistente Poupinha

Não existem motivos para deixar de realizar o agendamento no Poupatempo. Ele oferece mais uma maneira de fazer isso, através do assistente virtual Poupinha.

Essa é uma opção que ajuda quem está tendo problemas com o site a agendar de maneira rápida e simples.

Para isso, procure o ícone do chat que fica localizado na parte inferior de todas as páginas do portal Poupatempo. Digite no chat “carteira de trabalho” para dar início ao seu processo de agendamento.

Digite a data na qual você deseja ser atendido. Existem algumas maneiras de digitar, podendo ser na forma numérica (10/05, por exemplo), ou até digitando amanhã, nessa sexta, etc.

Depois, informe a cidade do atendimento. O Poupinha oferece a opção de exibir todos os postos de atendimento para você encontrar o que está mais próximo.

Para finalizar, escolha um dos horários disponíveis para atendimento e confirme seu agendamento.


Documentos para tirar a 1ª via da Carteira de Trabalho no Poupatempo

A) RG – original ou cópia autenticada

Caso você não esteja com o seu RG, é possível apresentar um dos documentos a seguir, desde que o seu nome, Estado e município de nascimento estejam atualizados.

Certidão de Nascimento

Certidão de Nascimento de Inteiro Teor, com todas as informações precisas

Certidão de Naturalizado

Certidão de Casamento

Certificado de Reservista

Carta Patente (no caso de militares)

Carteira de Identidade Militar: para oficiais aposentados ou atuantes na área da saúde e/ou veterinária. Os demais necessitam apresentar junto ao documento uma Autorização do Respectivo Comandante Original

Certificado de Dispensa de Incorporação

Documentos de identidade de Conselhos ou Órgão de Classe (OAB, CRM, CREA, etc)

B) Fotografia – original

Regras para a fotografia ser aceita:

a) Tamanho: 3×4;

b) Recente com fundo claro;

c) Sem data;

d) Não são aceitas fotos escaneadas.


Taxas para CTPS no Poupatempo

O serviço de Carteira de Trabalho não é cobrado.


Prazo de entrega da Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho nos postos do Poupatempo é entrega no mesmo dia.

 

Agendamento para 1ª via da Carteira de Trabalho
5 (100%) 2 votos