Onde fazer documentos essenciais em SP

Confira as dicas do post e veja os locais que você pode se dirigir para fazer documentos em SP


Nada é mais importante e indispensável do que nossos documentos. As diversas combinações de números que temos que decorar nos acompanham onde quer que estivermos – e para o resto da vida.

Seja pra preencher um formulário pessoalmente ou pra fazer uma compra na internet, os campos pedindo o número do CPF ou do RG darão as caras. É inevitável.

Tem gente que gosta de andar com vários documentos já pra garantir que nada possa dar errado. Assim já dispensa a necessidade de gravar todas as sequências dos números na cabeça.

Já eu faço o contrário: prefiro memorizar os mais importantes pra sair com a menor quantidade de documentos possível. E como a minha CNH já tem CPF e RG, deixo ela na carteira e vou embora.

Eu faço isso pra evitar maiores transtornos, afinal, só quem já perdeu um documento sabe como é incômodo ir atrás de tudo novamente.

Mas sendo justo, quem é de São Paulo pode contar com os serviços do Poupatempo pra fazer a 2ª via da maioria dos documentos em um único local.

Na capital paulista, os cidadãos podem contar com esses postos de atendimento:


Onde fazer RG em SP

Não sei exatamente quando foi feita há mudança, mas acredito que já faz uns 20 anos que o RG é emitido pelo Poupatempo.

Quando fiz a minha primeira via, me lembro de ter ido a uma unidade de atendimento da Polícia Civil.

Mas hoje em dia, se você precisar de qualquer serviço relacionado ao RG, seja 1ª via ou 2ª via, faça um agendamento para o posto do Poupatempo mais próximo da sua casa ou do seu trabalho.

Somente lá será possível receber atendimento para a Carteira de Identidade.


Onde fazer carteira de trabalho em SP

A emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) fica por conta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Quem precisa fazer a 1ª ou a 2ª via desse documento, pode se dirigir a uma agência do órgão, que mantém unidades de atendimento em todo o estado.

Além do MTE, também é possível fazer agendamento para carteira de trabalho no Poupatempo. A instituição também oferece atendimento para 1ª e 2ª da CTPS.


Onde fazer CNH em SP

O Detran-SP também mantém postos em todo o território paulista para atender aos cidadãos. Além dos atendimentos referentes a veículos, a instituição oferece uma série de serviços para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em complemento, o Poupatempo é outro órgão que realiza pendências da Carteira de Motorista. Quem precisa tirar 2ª via, fazer transferência, alterar dados, renovar a Habilitação, entre outras demandas, basta fazer um agendamento para CNH no Poupatempo e se dirigir ao posto escolhido.


Onde fazer CPF em SP

O CPF mudou muito de alguns anos pra cá. Aquele cartãozinho azul ainda é válido, porém, o sistema foi se atualizando ao longo do tempo.

Atualmente você pode dar entrada no CPF online, através do site da Receita Federal. Depois que ele for aprovado, é possível imprimir o cartão no seu computador.

Além da opção pela internet, você pode solicitar o CPF nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Ao contrário do que muita gente pensa, o serviço de emissão do CPF não é feito pelo Poupatempo.


Onde fazer passaporte em SP

Chegando ao final da nossa lista de documentos essenciais, temos o passaporte. Este serviço é mais restrito, portanto, é realizado somente pela Polícia Federal Brasileira.

Para emitir seu 1º passaporte, solicitar a 2ª via ou tirar um documento novo, é preciso fazer o agendamento de passaporte na Polícia Federal. Somente com a reserva antecipada você garante o atendimento.

Uma dica importante para quem precisa de um passaporte é: faça o agendamento o quanto antes.

Muitas pessoas utilizam este serviço diariamente, portanto, pode ser difícil encontrar uma data mais próxima do que você precisa.

Onde fazer documentos essenciais em SP
5 (100%) 1 voto