Como funciona o agendamento de visto americano para criança

Neste artigo você pode conferir as regras sobre o visto americano para crianças e também consulta o passo a passo para fazer o agendamento

Sempre que alguém planeja uma viagem aos Estados Unidos, é preciso se preocupar com a obtenção do visto e isso não é diferente quando o turista é uma criança.

Seja para ela morar no país, seja para passar uma temporada, é obrigatório ter a devida autorização, que tem custo, validade e deve ser emitida na embaixada. 

Se você tem a intenção de levar uma criança aos Estados Unidos, aprenda como agendar o visto necessário.


O que acontece com a criança que entra nos EUA sem visto?

Há diversas histórias de imigrantes que tentam adentrar o solo norte-americano sem visto e com crianças.

As consequências, no caso de serem abordados pela imigração, incluem a deportação dessas pessoas, ou seja, elas são enviadas novamente ao seu país de origem e ficam por um longo tempo proibidas de entrar nos EUA, ainda que legalmente.

Na teoria, a deportação seria um processo desagradável, mas sem maiores problemas.

Contudo, a política imigratória atual dos Estados Unidos tem sido bastante criticada devido a sua falta de humanidade.

Os jornais veicularam várias notícias sobre crianças ficando em abrigos, totalmente separadas de suas famílias, durante várias semanas, e isso pode acontecer com qualquer menor que entre no país sem visto.

Cabe destacar que as crianças que entram de forma legal no país, mas não se retiram quando o visto expira, também podem ser mandadas para abrigos e, em seguida, deportadas.

Como funciona o agendamento de visto americano para criança

Como fazer agendamento de visto americano para crianças

Quem já tirou um visto americano perceberá que o processo é o mesmo para os pequenos:

  • Primeiro, o responsável legal pela criança tem de preencher o DS 160, que é uma espécie de ficha preparada pela embaixada dos Estados Unidos e que é obrigatória para quem deseja um visto. Para encontrar o formulário, é só clicar aqui;
  • Em seguida, será necessário escolher uma das unidades do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), além de emitir o boleto para pagar pelo visto, que gira em torno de R$ 420,00. Essas duas coisas podem ser feitas acessando aqui;
  • O próximo passo será o responsável pela criança marcar o comparecimento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. Para agendar o visto, clica-se aqui.

Depois que os responsáveis vão ao CASV, é só aguardar o prazo dado por ele para que o visto seja entregue.


Documentos para fazer agendamento de visto americano para crianças

No dia de comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto – CASV, os responsáveis têm de levar os seguintes documentos originais:

  • Foto 5×7 ou 5×5, seguindo as orientações específicas sobre não usar acessórios de cabeça e utilizar fundo totalmente branco;
  • Confirmação do DS 160 – essa é uma página na qual o sistema da embaixada norte-americana confirma que esse formulário está preenchido e foi recebido;
  • Passaporte do menor de idade com validade de mais de 180 dias: é essencial conferir quando o passaporte vai expirar porque, mesmo com o DS 160 preenchido e a taxa paga, o visto americano não é liberado se o passaporte expirar em menos de seis meses;
  • Confirmação do agendamento no CASV.
Como funciona o agendamento de visto americano para criança

Dicas úteis para conseguir o visto americano para crianças

Conseguir o visto norte-americano para os menores de idade é simples, mas algumas dicas fazem com que esse documento seja ainda mais facilmente obtido:

1 – Se um dos responsáveis já tem visto americano, é recomendado levar uma xerox.

2 – Para iniciar a solicitação de visto, a criança tem de possuir um passaporte válido.

Há famílias que tentam obter os dois documentos de uma vez só, ou seja, enquanto esperam que o passaporte fique pronto, já começam o processo de visto americano, mas não se deve fazer isso.

3 – As crianças para as quais se solicita o visto só têm de comparecer ao CASV se tiverem 15 anos ou mais. No caso de idade inferior aos 15 anos, a presença é facultativa.

4 – A foto apresentada à embaixada deve ter alta qualidade e o rosto da criança precisa estar completamente visível.

Obrigatoriamente, o fundo precisa ser branco e é recomendado que essas crianças estejam com uma cor de roupa contrastante.

Não é permitido estar de boné na foto para o visto americano, nem mesmo de touca.

5 – O preenchimento do DS 160 pode desgastar um pouco o responsável porque se trata de um documento bastante longo.

Aliás, outro dificultador é que ele está redigido em Inglês. Para evitar que o solicitante tenha problemas ao preenchê-lo, é fundamental salvar cada etapa;

6 – Ainda a respeito do DS 160, existem alguns macetes para que ele seja traduzido.

O primeiro é manter o tradutor do Google aberto em outra aba e ir colando as perguntas para ver a sua tradução e responder de forma apropriada.

Também se deve procurar por tradutor automático na página: quem usa o Google Chrome pode ter essa extensão no navegador.

Como funciona o agendamento de visto americano para criança
5 (100%) 1 voto