Como fazer agendamento kit TV Seja Digital

Neste texto você vai poder conferir o passo a passo para agendar a retirada do kit de TV Seja Digital; saiba também quem tem direito a receber o equipamento e como fazer a instalação


Quase todos os brasileiros têm o costume de assistir TV depois de um dia exaustivo de trabalho.

A programação televisa é praticamente uma tradição cultural por aqui, e todos querem acompanhar as atrações com a melhor qualidade de imagem e som possível.

Com a novidade da TV digital sendo introduzida em terras brasileiras, ficou ainda mais fácil ter acesso a essas melhorias com o uso de equipamentos como o kit de TV Digital. Ele consiste em uma antena, um aparelho receptor de sinal e um controle remoto.

Gradativamente, os cidadãos de diversos municípios estão solicitando o kit gratuito através do programa Seja Digital.

Para ter direito a retirar o kit, no entanto, primeiro a pessoa precisa fazer um agendamento, e depois prosseguir com a solicitação.

Quer saber se você está entre os brasileiros quem pode pegar o kit gratuitamente? Então continue lendo este artigo.

Vamos mostrar todas as informações a respeito da TV digital, quem tem direito a receber o kit gratuito, além do passo a passo para fazer o agendamento.


Quem tem direito a receber o kit de TV Seja Digital gratuito?

kit de TV Seja Digital gratuito

Quem está com a situação regular no Cadastro Único tem direito a receber o kit gratuito de TV.

Sendo assim, cidadãos que recebem benefícios de programas sociais do governo, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros, podem agendar a retirada do equipamento.

Além disso, desempregados e aposentados que estiverem inscritos no CadÚnico também podem receber o aparelho para transmitir o sinal de TV digital.

Se você quiser confirmar se o seu nome está na lista dos contemplados, pode ligar na central telefônica do programa Seja Digital. O número é 147.

O programa de distribuição de kits foi a melhor maneira de manter a TV aberta gratuita, mesmo para quem não tem condições financeiras de adquirir um novo televisor ou aparelho para adaptar o antigo.

Ao receber o kit, a pessoa tem acesso a:

  • Conversor digital;
  • Corpo da antena;
  • Cabo RCA;
  • Fonte de alimentação;
  • Varetas e suporte com mastro;
  • Parafusos, porcas e arruelas;
  • Cabo coaxial;
  • Controle remoto.

Ou seja, é tudo que você precisa para preparar sua casa para receber o sinal digital de TV aberta.

Os kits estão sendo distribuídos desde 2016. Agora é só você descobrir se pode receber um deles para garantir sua nova experiência televisiva.

Está inscrito CadÚnico e quer receber seu kit? Confira agora como fazer o agendamento para exercer seu direito.


Passo a passo para fazer agendamento do kit de TV Seja Digital

Como fazer agendamento kit TV Seja Digital

Em breve o sinal analógico de TV deixará de ser transmitido no Brasil, então corra para conseguir seu kit.

Para começar o processo, acesse o site oficial Seja Digital. Em seguida, clique no botão “CONSULTE E AGENDE”.

Digite o número do CPF ou NIS da pessoa que está inscrita nos programas sociais ou que possui cadastro no CadÚnico.

No próximo passo, você deverá confirmar suas informações pessoais, incluindo endereço. Agora é só escolher o local mais próximo e a data para retirar.

Os pontos de entrega incluem agências dos Correios, unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), entre outros.

O que fazer se você não conseguir agendar?

Se o número de CPF ou do NIS digitado não for encontrado pelo sistema, será necessário preencher um formulário com suas informações pessoais.

Após enviar o formulário, você deverá aguardar o contato de um representante do programa Seja Digital para agendar a retirada do kit.

A disponibilidade do agendamento depende muito da região. Os kits estão sendo liberados pelo governo federal aos poucos, e em alguns locais eles ainda não estão disponíveis.

Quando você preencher o formulário de atendimento,  entrará em contato assim que o kit estiver disponível na sua localidade.


Documentos para retirar o kit de TV Digital

Quem já conseguiu agendar a retirada, precisa levar alguns documentos para conseguir seu kit de TV digital.

É preciso estar com o número NIS em mãos, um documento com foto e o comprovante de agendamento (o código é enviado para seu celular).

Tome cuidado porque documentos sem foto, como certidões de nascimento e casamento, não são aceitos.

Se o responsável familiar (pessoa inscrita nos programas sociais) não puder retirar o kit, ele só poderá ser retirado por um membro da família. Isso deve ser comprovado através do documento com foto.

Agora corre lá para agendar e garantir o seu kit!


TV digital vs. TV analógica


No início das transmissões televisivas no Brasil, os programas e canais brasileiros de TV aberta só eram exibidos em TV analógica.Quem só assistiu à versão analógica provavelmente não consegue notar a diferença, mas esse tipo de transmissão gera uma grande perda de qualidade.

Isso quer dizer que você está assistindo seus programas preferidos em uma qualidade péssima, quando poderia ter praticamente uma tela de cinema em casa.

O uso da tecnologia digital na transmissão de sinais melhora a qualidade de som e áudio, aumenta o número de canais e o acesso à programação de qualidade.

Ele também permite mais interatividade e transmissão de programas sobre demanda. Durante a transmissão não se perde nada de qualidade, e você recebe o programa da maneira que ele foi gravado.

Para conseguir reproduzir o sinal digital no seu aparelho de televisão, é preciso de um decodificador. É ele que permite que a TV leia o sinal e reproduza cada programa.

Esse decodificador sairia com um preço bastante elevado para o consumidor, mas, como explicamos neste artigo, algumas pessoas podem receber o kit completo de graça!

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o kit de TV Seja Digital, entre em contato agora mesmo pelo telefone 147.

Como fazer agendamento kit TV Seja Digital
5 (100%) 1 voto