Agendamento para 2ª via do RG pelo celular

Acompanhe o guia para agendar a 2ª via do RG no Poupatempo pelo celular; saiba como instalar o aplicativo SP Serviços e veja como fazer o cadastro


Você estava no trabalho quando percebeu que algo horrível aconteceu: perdeu sua carteira!

Lá estavam todos seus documentos e cartões, incluindo carteira de motorista, CPF e RG. A não ser que você a encontrasse de novo, seria impossível seguir uma vida normal.

Considerando que você é uma pessoa precavida, certamente já pensou em fazer o agendamento da 2ª via do RG no Poupatempo.

Nesse momento, no entanto, você percebeu que não era possível agendar um horário pelo site do programa, já que a sua empresa tem uma política rígida de uso de internet.

Mas você sabia que existe uma solução prática para esse problema?

O governo do estado de São Paulo já está adaptado à era moderna em que quase todo mundo acessa a internet através de dispositivos móveis.

Por isso, os agendamentos também podem ser feitos pelo celular, através do app SP Serviços.

Continue lendo e acompanhe o nosso guia que te explicará tudo o que você precisa saber para marcar um atendimento pelo aplicativo.


Como instalar o aplicativo SP Serviços

Aplicativo SP Serviços

É claro que para realizar qualquer agendamento no Poupatempo, você precisa fazer o download do aplicativo.

Portanto, vá até a loja de aplicativos do seu smartphone e busque por “SP Serviços”. Ele está disponível tanto na App Store (iOS), quanto na Play Store (Android).

Na primeira vez que você abre o SP Serviços, ele mostra um tutorial explicando exatamente o que é possível fazer nele.

O app também explica como funcionam as atualizações para que o usuário possa realizá-las de maneira manual quando necessário.

Após concluir a instalação e ler o tutorial corretamente, você chega à página inicial.

É nela que é possível para encontrar todos os serviços possíveis, incluindo serviços no Detran, EMTU e até Bombeiros. As opções são infinitas e vale a pena explorar direitinho o aplicativo mais tarde.

As opções relacionadas ao Poupatempo estão logo no início. Selecione o ícone de “AGENDAMENTO”.

Mas para ter acesso a partir desse ponto, a pessoa precisa ter cadastro no Poupatempo. Por isso, o próximo passo é aprender como realizá-lo.


Como fazer cadastro no app SP Serviços

Ao clicar na opção de agendamento, você será redirecionado para a aba de login do APP. Nele existe a opção de inserir as informações de login ou de se cadastrar.

Selecione “QUERO ME CADASTRAR” para prosseguir. Insira seu CPF no campo indicado e clique em “AVANÇAR”.

Agora, é só confirmar informações pessoais como nome, endereço e data de nascimento.

Também confirme seu e-mail para ter sempre uma maneira de recuperar as informações de login, caso esqueça a senha ou perca o lugar onde fez suas anotações.

Agora você está pronto (a) para ter acesso a todos os serviços do Poupatempo disponíveis no aplicativo.

Só um detalhe: essa senha é exclusiva para serviços do Poupatempo. Outras seções do app, como o EMTU para transporte, podem precisar de um cadastro separado.


Passo a passo para agendar a 2ª via do RG pelo celular

Passo a passo para agendar a 2ª via do RG pelo celular

Retorne à tela de login do agendamento para serviços do Poupatempo. Insira seu CPF e senha definidos durante o cadastro e pressione “ENTRAR”.

Nessa seção, você tem acesso a todos seus agendamentos, além de um botão na parte inferior da tela para realizar um novo agendamento; para prosseguir, clique no botão.

Procure na lista de serviços do Poupatempo a opção “RG – Carteira de Identidade” e clique sobre ela.

Depois disso é necessário escolher o agendamento por data ou por local. O procedimento não muda muito independente da opção selecionada.

Quem selecionar por local, deve escolher primeiro a unidade do Poupatempo na qual deseja atendimento. Quem escolher por data, deve selecionar o dia em que quer ser atendido.

Depois de definir data e unidade do Poupatempo, você consegue visualizar todos os horários disponíveis.

Escolha o melhor para você pressionando o horário escolhido. Lembre-se de marcar que está fazendo o agendamento para 2ª via do RG.

O app também pede para confirmar a nacionalidade do cidadão: brasileiro, naturalizado ou português.

O último passo para finalizar o agendamento é conferir todas as informações, incluindo posto de atendimento, endereço, serviço, data, hora e nacionalidade.

Clique em “CONFIRMAR AGENDAMENTO” para finalizar.

Após confirmar seu agendamento, o app também adiciona o atendimento à ferramenta de calendário padrão do smartphone. Essa é uma ótima maneira de não se esquecer do compromisso.

Você também consegue visualizar quais são os documentos exigidos pelo Poupatempo no mesmo aplicativo através da opção “GUIA DE SERVIÇOS”, que fica localizado na tela inicial.

Quem precisar remarcar a data, ou simplesmente cancelar, pode selecionar a aba de atendimento novamente, clicar sobre o atendimento e escolher se deseja reagendar ou cancelar.

Agendamento para 2ª via do RG pelo celular
5 (100%) 1 voto