Agendamento da 1ª via do RG no Poupatempo

Confira as opções para agendar a 1ª via do RG no Poupatempo. Veja como fazer o agendamento pelo site oficial, pelo assistente Poupinha e pelo celular. Consulte também a relação de documentos que você deve levar para emitir a Carteira de Identidade.


No Brasil, a pessoa que não tem um RG (registro geral) praticamente não existe. Esse documento representa a identidade de um indivíduo e é usado para cadastros, carteira de trabalho, título de eleitor, concursos públicos, entre outros.

Além de ser válido em todo o país, a carteira de identidade também serve como passaporte para viajar para países do Mercosul, como Argentina e Paraguai. Quem mora no Estado de São Paulo e ainda não tem o documento, precisa emitir a 1ª via de RG no Poupatempo assim que possível.

O Poupatempo é um local onde o cidadão consegue realizar diversos serviços relacionados a documentos. Entre eles, há a possibilidade de emitir a 1ª via do RG para menores de idade e para maiores de idade.

Felizmente, a produção da carteira de identidade é um processo simples e rápido quando realizado em um dos postos do órgão. Ou seja, você pode agendar seu atendimento hoje mesmo e logo estará com seu documento em mãos.

Nesse artigo você aprenderá tudo que precisa saber sobre a 1ª via do RG, desde agendamento do atendimento até documentos necessários. Continue lendo para saber tudo sobre esse documento tão importante.


Quem pode emitir a 1ª via de RG no Poupatempo?

Agendamento 1ª via RG Poupatempo

Qualquer pessoa que ainda não tenha o RG pode emitir sua 1ª via. Não existe idade mínima, então mesmo crianças muito novas que precisam apresentar documentos para algum cadastro ou registro, podem fazer o documento.

Para conseguir emitir o documento, só é necessário ser brasileiro ou filho de brasileiros que tenham “brasileiro nato” na certidão. Além disso, cidadãos nascidos em outros estados que precisem fazer a carteira de identidade em São Paulo, devem solicitar a 1ª via em uma das unidades do Poupatempo.

Está na hora de tirar sua primeira via do RG ou de alguém que você conhece? Nós vamos explicar como fazer a solicitação.


Agendamento para emitir a 1ª via de RG

Cuidado! Não adianta apenas chegar ao Poupatempo com os documentos exigidos em mãos para emitir o RG. Sem agendamento, você não será atendido de maneira alguma.

Então, lembre-se de realizar o agendamento prévio sempre que precisar de algum serviço no Poupatempo. É útil para economizar o seu tempo e garantir um atendimento rápido e eficiente.

Como fazer o cadastro no site do Poupatempo

Para fazer o agendamento no site do Poupatempo é primeiro preciso fazer um cadastro. Para isso acesse o site oficial do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e clique em “entre ou cadastre-se”.

Após clicar no botão surge uma janela no meio da tela para inserir as informações de login, escolha a opção “cadastre-se”.

Na nova página você terá a opção de se cadastrar usando seu número de CPF, insira o número e clique em prosseguir. Depois é só preencher seus dados pessoais para concluir o cadastro.

Após finalizar o preenchimento dos dados, será enviado um link para o seu e-mail. Você deverá clicar no link para confirmar o cadastro e registrar uma senha de acesso.

Quem precisar agendar o atendimento para um terceiro, como uma criança ou um idoso, pode fazer o agendamento com a própria conta. Nesse caso será preciso selecionar a opção de dependentes na hora do agendamento.

Como fazer o agendamento pelo site do Poupatempo

Com seu cadastro realizado, chega a hora de realizar o agendamento no site. Entre no portal do Poupatempo e selecione a opção “agendamento” que fica na página inicial. Faça o login usando suas informações de cadastro criadas anteriormente. Procure “RG – carteira de identidade” na lista de serviços oferecidos.

É possível realizar o agendamento por local ou data, escolha a opção que preferir. Se escolher local, digite seu CEP e o portal indicará o Poupatempo mais próximo de você.

Escolha um dos postos de atendimento indicados pelo portal. Defina a data para o atendimento. Escolha o horário para atendimento entre os horários definidos (se você deixar para agendar de última hora, é possível que tenha poucos horários para escolher).

Na próxima aba, será necessário escolher para quem é o atendimento. Se você fez o cadastro no próprio CPF e só você receberá atendimento, escolha “somente você”.

Se também vai levar alguém que não tenha CPF e também será atendido, escolha “você + dependentes”.

Quando for agendar o atendimento para outra pessoa que não tenha o CPF, escolha “somente dependentes”.

Confira os dados apresentados no site, complete quando for necessário e clique em “prosseguir o agendamento”. Lembre-se de selecionar “RG 1ª via” nos serviços solicitados.

Confirme a data e horário do seu atendimento.

Agora é só comparecer ao local escolhido, na data marcada para conseguir emitir a 1ª via de RG. É fácil, simples e rápido.

Obs: quem escolher a opção “data e horário” no início do processo, só precisa definir primeiro a data que deseja ser atendido. Depois disso, o Poupatempo sugere os postos que têm disponibilidade para te atender na data desejada. O restante do processo permanece o mesmo.

Como fazer agendamento no Poupatempo pelo celular

O governo do estado de São Paulo está constantemente em busca de maneiras de facilitar e modernizar a vida de seus cidadãos. Por isso outra, opção para realizar o agendamento para emitir a primeira via do RG é pelo celular, através do aplicativo SP Serviços.

Cadastro no app SP Serviços

Existem diversos aplicativos SP Serviços, um para cada setor que o cidadão pode precisar. O app de agendamento do Poupatempo é extremamente útil e te permite realizar o agendamento da maneira mais prática possível.

Faça o download do app SP Serviços na Apple Store ou Google Play e abra o aplicativo. Selecione a opção de “agendamento” para prosseguir.

Você já fez o cadastro no portal do Poupatempo? Nesse caso, basta usar o login e senha já criados para acessar todas as funcionalidades do aplicativo.

Se ainda não se registrou, faça o cadastro seguindo as instruções dadas pelo aplicativo. Você precisará confirmar informações pessoais e seu CPF para finalizar o cadastro. Defina sua senha e guarde para usar para todos os serviços do Poupatempo.

Agendar pelo app SP Serviços

Para agendar pelo app, clique em “novo agendamento” e selecione se quer agendar por local ou data. Se clicar em local, o aplicativo utiliza as informações de localização do seu smartphone para mostrar os locais de atendimento mais próximos.

Quem escolher agendar por data terá uma lista de datas para escolher. Depois de definir onde e quando quer ser atendido, basta confirmar o agendamento.

O aplicativo adiciona a data selecionada à sua agenda para garantir que não se esquecerá do comprmoisso.

Como realizar o agendamento pelo assistente Poupinha

Quem tem dificuldades para fazer o agendamento pela internet tem mais uma opção. O Poupatempo disponibiliza o Poupinha, um assistente virtual do site que auxilia nos agendamentos.

Ao abrir a página inicial do site, procure o ícone do Poupinha no canto inferior direito da tela.

No chat digite “RG”. Informe ao assistente a data e o local que deseja realizar o agendamento. É possível consultar a lista de postos para ver qual está mais próximo de você.

Depois, é só informar o horário do atendimento e nome completo. Essa opção pode ser realizada por pessoas que não têm número de CPF e não são dependentes de alguém para realizar seu agendamento.


Documentos para fazer a 1ª via do RG no Poupatempo

Quem deseja emitir a 1ª via de RG precisa comparecer ao Poupatempo com todos os documentos em mãos. O cidadão vai precisar de:

  • Certidão de nascimento original e uma cópia ou certidão de casamento original e uma cópia;
  • RG (se tiver)

Itens opcionais como CPF, Cartão do Cidadão e Comprovante de Tipagem Sanguínea devem ser apresentados somente se a pessoa quiser incluir as informações desses documentos na Identidade.

Quando um menor de idade for tirar a 1ª via do RG, ele precisa estar acompanhado do representante legal. O representante precisa estar com o próprio documento de identificação original.

Taxas para emitir a 1ª via do RG no Poupatempo

Preparamos uma página especial sobre as taxas para fazer o RG. Nela você pode consultar o valor atualizado e as possibilidades de pedir a isenção do pagamento. Clique aqui para visualizar.

Agora que você já sabe como funciona o agendamento do RG, é só escolher a opção que mais te agrada e reservar uma data para ser atendido (a) no Poupatempo. Vale lembrar que a opção de fazer agendamento do RG pelo telefone não está mais disponível.

Agendamento da 1ª via do RG no Poupatempo
5 (100%) 1 voto